TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ondas terrestres ou de superfície

Artigo: Ondas terrestres ou de superfície. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/4/2014  •  Artigo  •  361 Palavras (2 Páginas)  •  315 Visualizações

Página 1 de 2

Questionário Respondido

Ondas terrestres ou de superfície.

Suja propagação se dá por ondas aproveitam a condutividade da superfície terrestre (solo) ou mar, por meio da difração ou visibilidade ou, ainda, tropodifusão.

A Tropodifusão é um fenômeno relacionado a transmissões em radiofrequência, na qual o sinal é refletido ou refratado por irregularidades na troposfera (bolhas) atinge o receptor além do horizonte do transmissor (Wikipedia, 2014).

Utiliza-se esse modo de propagação para comunicações com alcance médio de 1.000 km, empregando-se transmissores de alta potência. A atenuação desse sinal é baixa, permitindo uma transmissão confiável. Deve-se entender por atenuação como o grau de degradação ou ainda a perda de intensidade que qualquer sinal de RF sofre ao longo de sua propagação. Esse é o modo de propagação utilizado na transmissão da faixa de AM comercial que compreende um intervalo de frequência entre 525 a 1705 kHz. Ou seja, encontra-se abaixo de 3 MHz, por isso, a radiofrequência (RF) nessa faixa se propaga através de ondas terrestres.

Como são constituídas as ondas terrestres?

• São consideradas ondas terrestres aquelas cuja propagação se dá por onda de superfície ou difração ou visibilidade ou, ainda, tropo difusão.

• Somente as transmissões em baixas frequências se curvam o suficiente para seguir o “desenho” da Terra em grandes distâncias. Os campos eletromagnéticos de frequências mais altas se curvam apenas ligeiramente. Não o bastante para proporcionar sinais capazes de atingir grandes distâncias.

• Além do fator curvatura, as ondas terrestres dependem das características do solo (condutividade e relevo). Quanto maior a absorção, pior é a condução. O mar, como já exposto, é um excelente condutor. Há registros de transmissões extremamente extensas quando a mesma é feita pelo oceano.

Em que faixa de frequência é importante a transmissão por meio de ondas de superfície?

• São ondas que possuem baixas/médias frequências (10 kHz até 3 MHz) e sua propagação ocorre sobre a superfície terrestre, quanto menor a frequência, maior a profundidade de penetração da onda no solo.

Qual a principal forma de propagação nas frequências utilizadas em redes WiFi? Justifique.

• Utiliza ondas de rádio nas frequências de 2,4 MHz ou 5 MHz, o sinal propaga-se pelo ar em todas as direções e pode ser captado a distâncias de até 300 metros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com