TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oque é MRP

Pesquisas Acadêmicas: Oque é MRP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/5/2014  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

MRP E MRPII

Introdução

As empresas até os anos 60 tinham que calcular tudo manualmente que materiais necessitavam tudo de modo a garantir que teriam esses materiais disponíveis quando fossem produzidos. Mas a evolução trouxe o MRP (Material Requirements Planning) com isto estes cálculos passaram a ser feitos de forma mais fácil e detalhados. Mas tarde lá pelos anos 80, surgiu o MRP II que é uma evolução do MRP ele possui um significado mais abrangente.

Estes sistema tem funções de planejamento empresarial, previsão de vendas, planejamento dos recursos produtivos, planejamento da produção, planejamento das necessidades de produção, controle e acompanhamento da fabricação, compras e contabilização dos custos, e criação e manutenção da infra-estrutura de informação industrial.

MRP

A criação e manutenção da infra-estrutura de informação industrial passa pelo cadastro de materiais, estrutura de informação industrial, estrutura do produto (lista de materiais), saldo de estoques, ordens em aberto, rotinas de processo, capacidade do centro de trabalho, entre outras.

A grande vantagem da implantação de um sistema de planejamento das necessidades de materiais é a de permitir ver, “rapidamente”, o impacto de qualquer replanejamento. Assim pode-se tomar medidas corretivas, sobre o estoque planejado em excesso, para cancelar ou reprogramar pedidos e manter os estoques em níveis razoáveis.

A implementação de um sistema de MRP, visa controlar e diminuir o seguinte:

• Diminuir custos de estocagem e movimentação

• Tempo de vida e controle de validade em casos de produtos perecíveis. Além disto, o produto pode sofrer alterações de modelo, por exemplo.

• Atendimento ao cliente.

• Diminuir a improdutividade. A produtividade pode ser atingida e afetada por falta de materiais, tempo de preparação, quebra de máquina, hora extra, variação na equipe, etc.

• Previsibilidade, incluindo a manutenção dos equipamentos, a previsão de compras e produção.

• Capacidade da instalação para o atendimento, ou seja, a capacidade de atendimento ao cliente.

• Diminuir o custo de materiais e transporte.

• Diminuição do custo de obtenção.

Características do MRP e MRP II

As principais característica do MRP na área de produção é de melhorar o serviço ao cliente, melhorar a eficiência operacional da fábrica, reduzir os investimento em estoque. O MRP ajuda a controlar melhor a quantidade e os tempos de entrega das matérias primas. Outras características é a diminuição de falta de materiais, redução de incidência de submontagens, aumento da capacidade da área de produção e etc..

Exemplos de MRP

Conforme vai abaixando as reservas eletrônicas o sistema gerar uma ordem planejada para criar uma requisição de MRP que vira um pedido de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com