TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Mrp E Suas Definições

Monografias: Mrp E Suas Definições. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/4/2013  •  843 Palavras (4 Páginas)  •  637 Visualizações

Página 1 de 4

MRP e MRP I

O objetivo do conteúdo dessas aulas é enfocar os sistemas MRP e MRPII no processo de evolução dos sistemas integrados de gestão

1. MRP(MATERIAL REQUERIMENT PLANNING) – PLANEJAMENTO DAS NECESSIDADES DE MATERIAS

São sistemas de planejamento baseados na explosão da estrutura dos produtos, visando controlar as necessidades de materiais com o uso do computador (Simcsik,

As representações de estruturas de produtos auxiliam a responder: o que (componentes necessários à produção do produto); quanto produzir e comprar; quando devemos comprar ou produzir. Daí a lógica do MRP éprogramar as atividades para o momento mais tarde possível de modo a minimizar os estoques carregados.

1.1 Parâmetros do MRP

dos lotes de compra, estoques

Parametrização é uma atividade que permite que possíveis restrições e características da realidade sejam informadas e, portanto, consideradas pelo sistema. Ou seja, é a forma de adaptarmos o cálculo do MRP às necessidades específicas da organização. Como essas necessidades e características da organização estão sempre mudando, é também necessário revisar periodicamente a parametrização para que a realidade seja refletida o mais fielmente possível no sistema Ex: tamanho

Principais parâmetros do MRP: a)Definição do lead times (tempo de espera): consiste no tempo decorrente entre a liberação de uma ordem de compra ou de produção e o momento a partirdo qual o material referente à ordem está pronto e disponível para uso.

Componentes dos lead times de produção: tempo de emissão física da ordem; tempo de tramitação da ordem até responsável no chão-da-fábrica; tempo de formação do kit de componentes no almoxarifado; tempos de transporte de materiais durante o tempo em que a ordem está aberta; tempos de fila, aguardando processamento nos setores produtivos; tempos de preparação de equipamentos; tempo de processamento propriamente ditos; tempos gastos com possíveis inspeções de qualidade.

Vale ressaltar que é comum encontrar erros na definição de lead times de produção, principalmente quando se considera os tempos de processamento e preparação de máquina e desconsidera os tempos de fila (é complexo devido ao nível de congestionamento local no setor da fábrica). Assim como um superdimensionamento, ou seja, registro maior que a realidade.

Componentes dos lead times de compras: tempo de emissão da ordem física; tempo de transformação da ordem de compra em pedido; tempo de envio do pedido até o fornecedor; tempo de entrega do fornecedor; tempos de recebimento e liberação; tempos gastos com possíveis inspeções de recebimento e armazenagem.

Vale ressaltar que alguns tempos são difíceis de calcular principalmente quando fala do fornecedor, utilizando-se como critérios: dados históricos, médias e desvios padrão. b)Definição dos tamanhos dos lotes de compra e produção (lotes mínimos, máximos e períodos fixos) c)Definição de estoques de segurança: objetivam fazer frente a incertezas em processo de transformação. As razões para uso desses estoques podem ser incertezas quanto à fase de fornecimento do item analisado, quanto ao processo que o produz ou quanto a sua demanda.

Além desses parâmetros é válido ressaltar que para um bom desempenho do MRP também deve ser observado: o sistema previsão de vendas (decisões ruins são baseadas em previsões ruins) e a acurácia dos dados em estoque para garantir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com