TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância Da Previsão De Demanda Para O Bom Funcionamento Do MRP II

Casos: A Importância Da Previsão De Demanda Para O Bom Funcionamento Do MRP II. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/4/2013  •  658 Palavras (3 Páginas)  •  1.073 Visualizações

Página 1 de 3

1. INTRODUÇÃO

Com a internacionalização da produção, novas metas vêm surgindo nos sistemas produtivos. Observa-se que a globalização da economia é uma realidade cada vez mais freqüente. As empresas estão buscando cada vez mais técnicas inovadoras no intuito de prever o futuro de suas demandas. Neste sentido, as organizações investem pesadas quantias em sistemas de controle e gestão da produção.

Assim, a competitividade entre as empresas tende a aumentar cada vez mais. Empresas precisam ser competitivas e, para tanto, buscam gerar novos produtos com altos padrões de qualidade, que atendam às necessidades dos seus clientes. Para controle destes sistemas de produção, as organizações desafiam suas limitações de capacidade produtiva e financeira buscando soluções em softwares de gestão como alternativa para seu desenvolvimento. Além disso, estes sistemas de produção devem ser flexíveis, com capacidade para se adaptar rapidamente às mudanças impostas pelas necessidades do mercado.

Segundo Correa (2006), embora seja uma importante área de decisão gerencial, a empresa não existe para fazer bem o seu planejamento e controle de produção ou logística. A empresa, tomando emprestados alguns conceitos econômicos, existe para reproduzir seu capital. Isto é, em situações de competitividade acirrada, se traduz em ser competitiva.

As variações da demanda apresentam-se como um dos principais fatores que determinam esta competitividade e provocam mudanças no planejamento das indústrias em geral. A demanda de produtos industrializados e de serviços especializados cresce à medida que expande a informação. No intuito de antever a essas variações da demanda as empresas buscam alternativas, como estudos do comportamento do consumidor, aumento da capacidade de produção, locais adequados para instalações, processos de produção enxuta, previsões de demanda, e outros.

Conforme Slack (2008), o MRP é uma ferramenta que permite às empresas calcularem suas reais necessidades de materiais em determinados momentos. Para isso, utilizam-se os pedidos em carteira, assim como previsões de pedidos que a empresa julga receber. O MRP verifica as necessidades de materiais para garantir que estejam disponíveis a tempo. Já o MRP II, ajuda as empresas a planejarem essas decisões com antecedência. O planejamento de necessidades de materiais continua a ser o coração de qualquer sistema MRP.

Os sistemas MRP II apresentam-se como soluções para o desenvolvimento dessas empresas, auxiliando na gestão de estoques, compras, financeira, produção, logística e sua flexibilidade e robustez dependem diretamente da manutenção contínua das informações imputadas e requeridas por esses sistemas.

1.1. OBJETIVO GERAL

O presente projeto visa descrever a importância das precisões de demanda e seu impacto no sistema MRP II e como as organizações podem planejar seus processos produtivos no sentido de antever essas demandas.

1.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conceituar planejamento produtivo.

- Conceituar gestão de demanda.

- Apresentar o impacto da previsão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com