TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Oque é cientifico?

Por:   •  19/4/2015  •  Resenha  •  1.184 Palavras (5 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 5

 Conteúdo para prova

        Conhecimento é visto como uma produção humana que relaciona sujeito e objeto, no qual o sujeito sai de si em busca de um saber exterior e nesse meio se estabelece uma relação entre a pessoa que conhece e o objeto a ser conhecido. Ele é baseado no ato ou efeito de conhecer, modo de agir ou de adaptar-se. O seu valor reside na solução, na explicação e na promoção.

        O conhecimento constitui-se através dos seguintes itens:

→ Racionalismo: a razão é a fonte principal do conhecimento, as representações da razão são as mais certas, e as únicas que podem conduzir ao conhecimento logicamente necessário e universalmente válido. A ordenação lógica do mundo permite compreender a sua estrutura de forma dedutiva.

→ Empirismo: o conhecimento vem dos sentidos. Os empiristas reservam para a razão a função de uma mera organização de dados da experiência sensível, sendo as ideias ou conceitos da razão, simples cópias ou combinações de dados provenientes da experiência.

→ Intuicionismo: fenômeno psíquico natural do ser humano e funciona como função especial da mente humana.

→ Criticismo: segundo Kant o conhecimento é a síntese do dado na nossa sensibilidade e daquilo que o nosso entendimento produz por si, ou seja o conhecimento nunca é das coisas em si, mas sim das coisas em nós.

        Existem níveis de conhecimento, que dentre eles estão:

→ Empírico, popular ou de senso comum: tem uma forma espontânea de compreensão do mundo sendo baseado no bom senso, na tradição e na intuição. São pré-conceitos, não desprezados pelo conhecimento cientifico mas olhado de outra forma.

→ Religioso ou teológico: Baseado na fé e na crença, ou seja, na aceitação de princípios dogmáticos ligados à existência de entidades supra-humanas.

→ Filosófico: marcado pelo esforço da razão para questionar os problemas humanos, podendo discernir entre o certo e o errado em si mesmo, usando ideias, relações conceituais e exigências lógicas.

→ Cientifico: resultado da investigação metódica e sistemática da realidade, sendo real pois lida com fatos ou ocorrências e é verificável na pratica por demonstração ou experimentação.

Função da ciência: Aperfeiçoar o conhecimento em todas as áreas para tornar a existência humana mais significativa. Tendo em vista dois aspectos principais: Ciências formais ou puras: contêm como objeto os ideais, usa como método a dedução e a consistência ou não de seus enunciados como critério de verdade.

→ Ciências factuais ou aplicadas: tem como objeto os materiais e usa como métodos a observação e a experimentação.

Possui dentro dela, fundamentos científicos, dentre os quais estão, utilizar métodos objetivos e confiáveis para se chegar a verdade, sendo que a verdade em ciência nunca é absoluta, sempre poderá ser modificada ou trocada, e descrever a natureza através de modelos que podem ser quantitativos ou qualitativos.

Níveis de pesquisa

        Existem diferentes níveis de pesquisa.

→ Pesquisa Exploratória: constitui o primeiro passo de todo trabalho cientifico. Tem seu planejamento bem flexível e envolve levantamento bibliográfico, entrevista com pessoas que tiveram experiências práticas com problema pesquisado e estudo do caso.

→ Pesquisa Explicativa: além de registrar, analisar e interpretar os fenômenos estudados, procura identificar seus fatores determinantes, ou seja, suas causas. É utilizado o método experimental, o qual é caracterizado pela manipulação e controle das variáveis.

→ Pesquisa Descritiva: tem como objetivo primordial à descrição das características de determinada população ou fenômeno ou no estabelecimento de relações entre as variáveis. Importantíssima na pesquisa qualitativa.

Pesquisa Cientifica

        Pesquisa cientifica é um conjunto de procedimentos sistemáticos, baseados no raciocínio lógico, que tem por objetivo encontrar soluções para os problemas propostos mediante o emprego de métodos científicos, um conjunto de técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objetiva do conhecimento de maneira sistemática.

Dentre os métodos utilizados são eles:

Indutivo: processo mental que, partindo de dados particulares, suficientemente constatados, infere-se uma verdade geral ou universal. Para isso são feitas três etapas: observação dos fenômenos, descoberta da relação entre eles e generalização da relação.

Dedutivo: ao contrário da indução, busca transformar enunciados universais em partes particulares, tendo como ponto de partida um princípio tido como verdadeiro. Sua conclusão sempre será uma ou mais premissas, fundamentadas no raciocínio dedutivo envolvendo a lógica e a matemática.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (78.5 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com