TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Organização De Computadores, Questões Cap 1

Dissertações: Organização De Computadores, Questões Cap 1. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/3/2014  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  4.883 Visualizações

Página 1 de 3

12) Quais eram as características básicas da arquitetura proposta pelo Dr John von Neumann?

Ele propôs que fosse criado um computador que fosse separado por uma memória principal, uma unidade de controle, uma unidade de lógica e aritmética e componentes de entrada e saída, ele propôs ainda que as instruções lidas através de fitas perfuradas ficassem gravadas na mémoria do computador, agilizando os processos já que os dados já estavam armazenados eletronicamente, dessa forma ele criou o conceito do que seria o computador até os dias de hoje.

13) Qual a importância do computador Altair para a evolução da computação comercial?

Altair é reconhecido como a fagulha que levou à revolução do computador pessoal nos anos seguintes: os barramentos de computador desenhados para o Altair se tornariam um padrão de facto na forma de barramento S-100 e a primeira linguagem de programação para a máquina foi o Altair BASIC, que conduziu à fundação da Microsoft.

14) O que você entende por sistema digital? Qual seria a alternativa na computação se não existissem máquinas digitais?

sistema digital é um conjunto de dispositivos de transmissão, processamento ou armazenamento de sinais digitais que usam valores discretos. O seu uso é mais comum em computação e eletrónica.

15) O que conduziu o pensamento dos pesquisadores para desenvolver computadores que somente usam sistema binário e não, por exemplo, o sistema decimal?

Quando os computadores passaram a funcionar através da energia elétrica, o código binário foi a melhor forma encontrada para representar os sinais elétricos através de algarismos. Isto porque há dois estados possíveis para os componentes elétricos: com corrente elétrica ou sem corrente. Desta forma, o bit 0 é representado pela falta da corrente elétrica, e o bit 1 pela presença da corrente.

16) Cite empresas brasileiras que comercializam computadores com sua própria marca.

Amazon PC, CCE. EPCOM, Itautec, Kelow, Positivo, Semp Toshiba Info.

17) Qual foi o primeiro equipamento utilizado no mundo para realizar cálculos matemáticos?

2000 anos a.C. (antes de Cristo) - Aproximadamente nessa época surgiu um

dispositivo de cálculo chamado Ábaco que foi utilizado pelos chineses e japonês.

Foi o primeiro dispositivo de cálculo decimal que se conhece

na história

18) Considerando o formato das instruções do processador IAS (ver Fig. 1.12) indique qual deverá ser a máxima quantidade de instrução que o IAS poderia ter.

O IAS possuia 21 instruções de 20 bits cada uma, constituídas de 2 capos, um com 8 bits, denominado código de operação (C.Op), e outro com 12 bits, denominado endereço, para localizar cada uma das 1000 palavras, endereços de 000 a 999 (embora pudesse endereçar 4096 (4k) posições de memória, o IAS possuia 1000 endereços)

19) Uma das versões do processador Pentium III possui endereços de 36 bits em vez do tradicional de 32 bits. Qual deveria ser a capacidade máxima de endereçamento naqueles processadores?

A

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com