TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Atuadores Hidráulicos

Por:   •  19/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.085 Palavras (9 Páginas)  •  403 Visualizações

Página 1 de 9

ESCOLA SENAI “ANTÔNIO ADOLPHO LOBBE”

Ana Carolina Rodrigues Rocha n° 04

Andreza Aparecida Cruz Balduino n° 05

Flávia Fortuna dos Santos n° 08

ATUADORES

São Carlos

2015


Ana Carolina Rodrigues Rocha n° 04

Andreza Aparecida Cruz Balduino n° 05

Flávia Fortuna dos Santos n° 08

ATUADORES

Relatório técnico apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Hidráulica e Pneumática, no Curso Técnico de Fabricação Mecânica, no SENAI “Antônio Adolpho Lobbe”.

Prof. Messias

São Carlos

 2015


Resumo

Este trabalho apresenta as funções dos Atuadores Hidráulicos que podem ser divididos entre: lineares e rotativos, conforme pesquisas e estudos. O objetivo é apresentar as principais funções e aplicações na Hidráulica.

Palavra-chave: Atuadores Hidráulicos.


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 ATUADORES LINEARES (CILINDROS)        

2.1 A Haste do Pistão........        

2.2 Vedação do êmbolo e da haste......        

2.3 Força do Cilindro......        

2.4 Curso do Cilindro.....        

2.5 Volume do Cilindro.....        

2.6 Velocidade da Haste......        

2.7 Amortecimentos......        

2.9  Cilindro de dupla ação.....        

3 ATUADORES ROTATIVOS (Motores e Osciladores)        

3.1 Campo de Aplicação......        

3.2  Osciladores Hidráulicos....        

3.3 Oscilador de Palheta: Tipos....        

3.4    Motores Hidráulicos.....        

3.5 Motores de engrenagem....        

3.6 Motor Tipo Gerotor.....        

3.7 Motores de Pistão......        

3.8 Motores Hidráulicos x Motores Elétricos......        

4. CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


1 INTRODUÇÃO

De um modo geral, o termo atuador pode ser definido como um dispositivo que converte energia fluída em energia mecânica. Eles constituem os pontos onde toda a atividade visível ocorre, e são uma das principais coisas a serem consideradas no projeto da máquina.

Os atuadores apresentam várias características entre elas estão: suporta altas pressões, ocupa pouco espaço e ainda não possui um símbolo normalizado. Os atuadores hidráulicos podem ser divididos basicamente em dois tipos: lineares e rotativos.

2 ATUADORES LINEARES (CILINDROS)

Cilindros hidráulicos transformam trabalho hidráulico em energia mecânica linear, a qual é aplicada a um objeto resistivo para realizar trabalho.

O cilindro consiste de uma camisa de cilindro, de um pistão móvel e de uma haste ligada ao pistão. Os cabeçotes são presos ao cilindro por meio de roscas, prendedores, tirantes ou solda (a maioria dos cilindros industriais usa tirantes). Conforme a haste se move para dentro ou para fora, ela é guiada por embuchamentos removíveis chamados de guarnições. O lado para o qual a haste opera é chamado de lado dianteiro ou “cabeça do cilindro”. O lado oposto sem haste é o lado traseiro. Os orifícios de entrada e saída estão localizados nos lados dianteiro e traseiro.

2.1 A Haste do Pistão

A Haste do Pistão é de aço de alta resistência, retificada, cromada e polida para assegurar uma superfície lisa, resistente a entalhes para uma vedação efetiva e longa vida.

2.2 Vedação do êmbolo e da haste

Além das vedações estáticas entre as partes firmemente ligadas, necessita-se no cilindro hidráulico, gaxetas dinâmicas entre as peças móveis, que devem ter boa vedação entre as partes, boa resistência ao desgaste e pouco atrito. São utilizados com maior frequência os seguintes tipos de vedação para o êmbolo: Anel de vedação tipo O, Anel de vedação tipo O com anel suporte, Anel de vedação tipo O com anel externo, Gaxeta e Gaxeta tipo Chevron.

2.3 Força do Cilindro

Através do curso do cilindro, a energia de trabalho hidráulica é aplicada à área do seu pistão. O componente da pressão da energia de trabalho aplicada ao pistão será não mais do que a resistência que a carga oferece. Muitas vezes, é preciso conhecer qual é a pressão que deve ser aplicada no cilindro de certo tamanho para se desenvolver uma dada força na saída. Para determina a pressão, a fórmula usada é:

[pic 1]

2.4 Curso do Cilindro

A distância através da qual a energia de trabalho é aplicada determina quanto trabalho será realizado. Essa distância é o curso do cilindro. Quando se multiplica uma força, hidraulicamente tem-se a impressão de que se está recebendo alguma coisa de graça. Parece que uma pequena força pode gerar uma força grande sob circunstâncias certas, e que nada foi sacrificado. Isto é relativamente válido em um sistema estático. Mas, se a força deve ser multiplicada e deslocada ao mesmo tempo, alguma coisa deve ser sacrificada – a distância.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (203.2 Kb)   docx (25.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com