TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fundamentos da Programação

Por:   •  4/11/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  351 Palavras (2 Páginas)  •  103 Visualizações

Página 1 de 2

Universidade Estadual de Umuarama- Campus Umuarama

Docente: Carlos Fransley Scatambulo Costa

Discente: Bárbara Darienço do Carmo

RA: 122629

Disciplina: 6565- Fundamentos da Programação

Licença Copyright e Copyleft

Primordialmente, vale lembrar que tanto o copyright quanto o copyleft são licenças adquiridas para proteção de materiais de autoria próprias. No entanto, não é à toa que os termos são o exato oposto: enquanto o Copyleft garante o livre uso de uma obra, o Copyright assegura que o autor detenha os direitos sobre uma propriedade intelectual, que ela esteja protegida de cópias e que a modificação e a distribuição sem autorização sejam proibidas. No entanto, uma licença não exclui a outra; para registrar uma obra como Copyleft é necessário, primeiro, protegê-lo com o Copyright. O próximo passo é incluir os termos de distribuição, para garantir a liberdade de uso por terceiros. Dessa maneira, podemos dizer que o Copyleft depende do Copyright para existir.

Se procurarmos “Copyleft” no Google Imagens, podemos ver o exato símbolo do Copyleft espelhado, mas se trata de algo informal. O símbolo aceito juridicamente para representar essa licença é o mesmo © da licença tradicional. Em suma, Copyright é uma licença fechada que assegura seus direitos apenas ao autor - que, se quiser, pode acrescentar termos de distribuição para torná-la Copyleft. Enquanto, Copyleft é uma licença aberta, passível de alteração e reprodução por qualquer pessoa, desde que seus direitos livres sejam mantidos.

Portanto, os dois possuem vantagens e desvantagens para o autor, sendo assim, no copyrigh ele é assegurado de seus direitos, no entanto ele será mais visível e terá um alcance melhor de sua potencialidade, podemos dizer que seria um markenting, porém para as pessoas que utilizaram de seu material pode ser algo um pouco ruim, visto que não se pode fazer alterações para atingir seu objetivo. Por outro lado, o copyleft é o oposto, enquanto permite uma maior flexibilidade para o seu público, o autor por sua vez não leva os créditos do material disponibilizado, o que pode deixar este esquecido por seus trabalhos.

Referencias:

SAIBA O QUE É COPYLEFT E COMO DIFERENCIAR DE COPYRIGHT. Disponível em: https://www.atlaspi.com.br/saiba-o-que-e-copyleft-como-diferenciar-de-copyright/. Acesso em: 08 de set de 2020.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (43.2 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com