TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Assistir à Entrevista Do Sr. Fernando Martinelli, Professor Do Programa Estudante Nota 10, E Anotar Os Pontos Principais Da Entrevista Sobre Gestão Da Qualidade.  MARTINELLI, Fernando. Qualidade: Fundamentos E Processos (Entrevista). 2010. Produzido

Trabalho Escolar: Assistir à Entrevista Do Sr. Fernando Martinelli, Professor Do Programa Estudante Nota 10, E Anotar Os Pontos Principais Da Entrevista Sobre Gestão Da Qualidade.  MARTINELLI, Fernando. Qualidade: Fundamentos E Processos (Entrevista). 2010. Produzido . Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/9/2014  •  1.111 Palavras (5 Páginas)  •  1.363 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 1 (tempo para realização: 05 horas)

 Aula-tema: Auditoria de Sistemas de Gestão. Contextualização dos conceitos de Gestão da Qualidade.

Esta atividade é relevante para que você identifique a importância da norma ISO 9000 e os princípios de Gestão da Qualidade, como o foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas e melhoria contínua.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

1 Pesquisar, nos livros disponíveis no acervo da biblioteca de sua unidade, os principais conceitos sobre Qualidade e as recentes alterações na série ISO 9000, e a família dessa norma.

Bibliografia sugerida

Os conceitos também estão disponíveis no Livro-Texto da disciplina e nas seguintes publicações:

 PEARSON, E. do B. Gestão da Qualidade. São Paulo: Pearson Education, 2010.

 CARVALHO, Marly Monteiro de (Org.). Gestão da qualidade: teoria e casos. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

2 Elaborar uma síntese, com aproximadamente 500 palavras, que apresente esses conceitos e a importância das aplicações da norma ISO 9001:2008.

CST em Gestão da Qualidade – 4ª Série - Auditoria de Sistemas

Alessa Berretini

Pág. 4 de 8

Passo 2 (Aluno)

Assistir à entrevista do Sr. Fernando Martinelli, professor do programa estudante nota 10, e anotar os pontos principais da entrevista sobre Gestão da Qualidade.

 MARTINELLI, Fernando. Qualidade: Fundamentos e Processos (Entrevista). 2010. Produzido pelo programa estudante nota 10. Disponível em: <https://docs.google.com/leaf?id=0B4KJIlejzlLlNzY2ODA3NjctN2NhNy00ZGIzLTg0NjMtN2EyMTU3OGUxNGE3&hl=en_US>. Acesso em: 25 abr. 2013.

Passo 3 (Aluno)

Ler o material indicado a seguir e anotar os pontos importantes relacionados à Gestão da Qualidade.

 NADAE, J.; OLIVEIRA, J.; OLIVEIRA, O. Um estudo de caso sobre a adoção dos programas e ferramentas da qualidade em empresas com certificação ISO 9001: estudos de casos múltiplos. Revista Gepros. Disponível em: <https://docs.google.com/open?id=0B4KJIlejzlLlZ3dPNlZoVnlsQ3M>. Acesso em: 25 abr. 2013.

Passo 4 (Equipe)

1 Discutir entre os colegas do grupo os assuntos tratados nos passos anteriores.

2 Elaborar um relatório parcial, contendo no mínimo duas páginas e no máximo cinco páginas, abordando os seguintes questionamentos:

 Quais foram as principais alterações na série ISO 9000.

 De acordo com a entrevista assistida, quais são as origens da Gestão da Qualidade e como ela está consolidada hoje nas empresas.

 Comentar sobre os princípios da Gestão da Qualidade (foco no cliente, liderança, envolvimento das pessoas e melhoria contínua).

3 Entregar o relatório para o professor da disciplina, contendo nomes, RAs, série, disciplina, data e nome do professor, em data predeterminada pelo mesmo e formatado de acordo com o indicado no item Padronização desta ATPS.

ETAPA 2 (tempo para realização: 05 horas)

 Aula-tema: Dinâmica de Fixação do conceito do Sistema de Gestão da Qualidade. Abordagem do Processo - PDCA.

Esta atividade é importante para que você compreenda os principais conceitos relacionados à melhoria contínua, tais como os requisitos de qualidade, incorporação da qualidade, processo de aprendizagem organizacional e excelência organizacional. O principal propósito desta etapa é fazer com que o aluno pense de forma estratégica sobre os fatores que implicam a melhoria contínua.

Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos.

CST em Gestão da Qualidade – 4ª Série - Auditoria de Sistemas

Alessa Berretini

Pág. 5 de 8

PASSOS

Passo 1 (Aluno)

Pesquisar, no livro da bibliografia básica padrão e em outras bibliografias disponíveis na biblioteca, os principais conceitos sobre Melhoria Contínua.

Passo 2 (Aluno)

Assistir à entrevista do Sr. Leandro Venturi, analista de negócios EQM, sobre busca de melhoria contínua da qualidade, e anotar seus pontos principais.

• VENTURI, Leandro. A busca de melhoria contínua através da gestão da qualidade empresarial. Entrevista. 2010. Produzido pela empresa Soft Expert. Disponível em: <https://docs.google.com/leaf?id=0B4KJIlejzlLlZWM2NjYyOWUtNmVlMS00N2MzLWIzZTUtYzRiNDczMjc4ZDU4&hl=en_US>. Acesso em: 25 abr. 2013.

Passo 3 (Equipe)

1 Analisar as Figuras 1 e 2 a seguir e identificar os níveis do ciclo PDCA.

2 Discutir, entre o grupo, as fases do ciclo PDCA e a melhoria contínua no decorrer do tempo.

Figura 1 - Ciclo PDCA

Fonte: ZUNBACH; MORETTI, 2011, p. 1.

Figura 2 – Melhoria Contínua

Fonte: ZUNBACH; MORETTI, 2011, p. 2.

CST em Gestão da Qualidade – 4ª Série - Auditoria de Sistemas

Alessa Berretini

Pág. 6 de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com