TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Materiais de Construção Mecânica

Por:   •  21/12/2020  •  Pesquisas Acadêmicas  •  984 Palavras (4 Páginas)  •  91 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Curso Superior Engenharia Mecânica

Disc.: Materiais de Construção Mecânica

Prof.: Mauricio Rodrigues Policena

Aluno: Weslley A. Hennig

Data: 21/12/2020

Ferro Fundido e Aços

O ferro teve seus primeiros registros na idade do bronze, mas para criar o ferro fundido levou mais alguns anos, com técnicas de imersão de carbono nas estruturas, no final da Idade dos Metais. Essas técnicas fazem, até hoje, com que a dureza aumente, para o processo utiliza-se fornos que necessitam alcançar elevadas temperaturas. O ferro fundido é obtido a partir do ferro-gusa. O ferro-gusa é uma liga de ferro e carbono, contendo de 3,5 a 4,5% de carbono e outros elementos (silício, manganês, fósforo, enxofre). A produção do ferro-gusa é a partir do minério de ferro, esse minério de ferro é tratado de forma correta para a entrada no alto-forno (tamanho, forma de compactação, concentração do minério de ferro e etc.).

Após a entrada no alto-forno, o minério de ferro é elevado a grandes temperaturas e elevada quantidade de ar dando início a queima, e consequentemente a inicialização das reações químicas que acarretarão na redução do minério e sua transformação em ferro gusa.        Os combustíveis necessários para alimentação do alto-forno são muito importantes na fabricação do ferro-gusa, pois precisam ter um alto poder calorífico e não deve contaminar o ferro-gusa (normalmente utiliza-se o carvão vegetal e o carvão mineral).

Com base em registro da Abifa (associação brasileira de fundição) teve um aumento na produção de ferro correlacionando o período de janeiro á julho (2019/2018) em 2,7%, no primeiro semestre de 2018 foram produzidas 1.070.175 toneladas e em 2019 foi produzido 1.099.390 toneladas, deste total cerca de 82,3% foi destinado ao mercado interno e 220.643 toneladas de fundidos foram exportadas.

O Brasil é o segundo maior produtor de minério de ferro do mundo, sendo que a china produz cerda de 21% e o Brasil 19%. As maiores jazidas brasileira localizam-se em Minas Gerais (61,2%), Mato Grosso do Sul (28,1%) e no Pará (10,4%). Considerada a maior reserva de minério do mundo, com 78 bilhões de Toneladas a CEI-Comunidade dos Estados Independentes, após temos a Austrália com 28 bilhões de toneladas, depois Canadá, EUA, Brasil com 17 bilhões de toneladas.

Seu teor de carbono se comparado ao aço é muito maior conferindo um valor de dureza mais elevado ao material. Existem 4 tipos de ferros fundidos: Cinzento, Branco, Maleável e Nodular. O primeiro é aplicado na área automobilística, agrícola e máquinas de grande porte. O Ferro fundido branco geralmente é aplicado em pastilhas e discos de alto grau de dureza. O Maleável se separa em núcleo preto e branco, o primeiro usado em suporte de molas, caixas de direção, Conexões hidráulica, o outro em barras de torção, tubos de escapamento. O Ferro fundido Nodular utiliza-se em Cubos de rodas, virabrequins e peças de transmissão, basicamente.

Em vez de carvão vegetal, os altos fornos passaram a trabalhar com carvão mineral processado denominado coque metalúrgico. A Primeira Revolução Industrial (1760 a 1840) aumentou muito a demanda por ferro trabalhado, que era o único material disponível com combinação de resistência mecânica e maleabilidade suficientes para fabricação de máquinas e equipamentos.

Para obtenção do aço com boas propriedades foram desenvolvidos processos de fabricação, nos quais o ferro-gusa líquido (ferro fundido de alto carbono obtido por gotejamento no alto forno) passa por operações de refino metalúrgico (oxidação) para diminuição do teor de carbono e de impurezas prejudiciais como o silício, o manganês o fósforo e o enxofre. O aço liga é um produto bastante utilizado na construção civil e na indústria. É um material composto por ligas de ferro e carbono e é utilizado na fabricação dos mais diferentes produtos, dentre eles eletrodomésticos, veículos, materiais de construção, entre outros. A produção brasileira de aço bruto foi de 22,3 milhões de toneladas nos primeiros nove meses de 2020, o que representa uma queda de 9,7% frente ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram divulgados ontem pelo Instituto Aço Brasil (Aço Brasil).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)   pdf (136 Kb)   docx (31.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com