TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Materiais de Construção Mecânica II

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.494 Palavras (14 Páginas)  •  251 Visualizações

Página 1 de 14

Trabalho de Materiais de Construção Mecânica II

Tipos de Materiais

Resumo

Neste trabalho vamos falar sobre os tipos de materiais, que são: As Ligas ferrosas, são ligas que possuem como elemento principal da sua constituição o ferro (Fe), por esse motivo possuem uma tendência maior a sofrer corrosão. Dentre as ligas metálicas, as ligas ferrosas são as mais utilizadas, devido sua facilidade de obtenção e versatilidade das propriedades físicas e mecânicas; Ligas não ferrosas, São ligas metálicas nas quais o Ferro (Fe) não é o elemento principal, ou seja, ele perde o papel principal na liga para outros elementos como por exemplo para o Cobre (Cu); Polímeros, são compostos que resultam da união de várias moléculas ou unidades estruturais iguais ou semelhantes entre si chamadas de monômeros e é caracterizado por uma elevada massa molecular. Em geral, os polímeros contêm os mesmos elementos nas mesmas proporções relativas que os seus monômeros, mas em maior quantidade absoluta. Compósitos, São materiais que combinam características desejáveis em dois ou mais materiais. Separadamente, os compósitos, mantém suas características. Ao passo que, quando misturados, eles formam um composto com propriedades impossíveis de se obter com apenas um deles. Como exemplo, podemos citar a fibra de vidro em matriz polimérica.

Summary

In this paper we will talk about the types of materials that are: Ferrous alloys are alloys that have a major element of its constitution iron ( Fe ), therefore have a greater tendency to corrode. Among the alloys, ferrous alloys are the most widely used, due to its easy availability and versatility of the physical and mechanical properties; Nonferrous alloys are alloys in which iron (Fe ) is not the main element, ie, it loses the lead role in the league for other elements such as for copper (Cu ); Polymers are compounds resulting from the union of multiple identical or similar molecules or structural units called monomers with each other and is characterized by a high molecular weight. In general, the polymers contain the same elements in the same relative proportions as their monomers, but a greater absolute amount. Composites are materials that combine desirable characteristics of two or more materials. Separately, the composite maintains its characteristics. Whereas, when mixed, they form a compound with properties impossible to obtain with just one of them. As an example, the fiberglass in the polymer matrix.

Sumario

Introdução.........................................................................................................................6.

Ligas Ferrosas...................................................................................................................7.

Ligas não Ferrosas.........................................................................................................8,9.

Polímeros..................................................................................................................9 a 13.

Compósitos.............................................................................................................13 a 15.

Conclusão.......................................................................................................................16.

Bibliografia.....................................................................................................................17.

Introdução

O presente trabalho visa um estudo dos Tipos de materiais que são as ligas ferrosas extremamente versáteis, no sentido em que elas podem ser adaptadas para possuir uma ampla variedade de propriedades mecânicas e físicas; as ligas não ferrosas são mais resistentes a corrosão; os polímeros é o tamanho e a estrutura da molécula que determinam as propriedades do material plástico; os compósitos material multifásico com proporções significativas das propriedades de cada uma das fases obtendo-se uma melhor combinação de propriedades.

O principal objetivo deste trabalho é fazer um esclarecimento geral sobre os tipos de materiais.

Ligas Ferrosas

O ferro é um elemento químico de número atômico 26, abundante na natureza, um metal maleável de coloração cinza prateado apresentando propriedades magnéticas não é encontrado puro na natureza e normalmente vem associado a outros elementos formando compostos como a hematita (Fe2O3). Ele é retirado de minas de ferro em forma de minério, derretido, transformado em ferro-gusa e então refinado. Ligas ferrosas são ligas metálicas onde o ferro é o elemento majoritário. São amplamente utilizadas na engenharia, nas indústrias e no dia a dia. São as ligas produzidas em maior quantidade e sua ampla utilização se deve a abundancia do elemento na natureza, sua fácil produção e a sua versatilidade. As desvantagens são a densidade elevada, a condutividade baixa e a baixa resistência à corrosão.

As ligas ferrosas são divididas em dois grandes grupos, aços e ferros fundidos, e são classificados de acordo com o teor de carbono presente em cada uma.

*AÇOS

Aços são ligas metálicas constituídas por ferro e carbono e é atualmente a mais importante liga metálica. As suas propriedades podem variar de acordo com sua composição química e teor de carbono, mas são de ser leve, forte, durável, adaptável e resistente à corrosão. O teor de carbono é inferior a 2,11% C. O aço pode ser classificado de acordo com a quantidade de carbono em porcentagem, sua composição química e quanto à sua aplicação. Tem diversos tipos de aços como aço damasco, rápido, carbono, temperado, inoxidável e sintético e todos eles

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.9 Kb)   pdf (75 Kb)   docx (23.5 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com