TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Meios de Calor

Por:   •  30/9/2020  •  Projeto de pesquisa  •  542 Palavras (3 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 3

Os meios de propagação de calor

- Calor: é energia térmica em trânsito de um corpo para outro devido a diferença de temperatura; vai de um corpo com maior temperatura para um com menor temperatura.

- Temperatura: é a medida do grau de agitação das moléculas que compõem um corpo, quanto maior a agitação molecular, maior a temperatura do corpo e vice-versa; ela caracteriza o estado térmico de um corpo ou sistema.

A propagação do calor de molécula à molécula, sem deslocamento de matéria: esse tipo de propagação é realizada através da condução, que se dá por transferência de energia entre as partículas, ela necessita de um meio para ocorrer. As moléculas, no meio de propagação, mais próximas da fonte de aquecimento recebem energia e agitam-se com maior intensidade, provocando colisões com outras moléculas, resultando na transferência de energia e na agitação dessas outras moléculas. Exemplos desse tipo de propagação é o que ocorre com a xícara que fica aquecida quando contém um líquido quente ou o cabo da panela que esquenta quando ela é colocada no fogão ligado.

● A propagação de calor de molécula à molécula, com deslocamento de matéria: esse tipo de propagação ocorre através da convecção, que também precisa de um meio de propagação para ocorrer, geralmente é um fluido. Ela é realizado devido ao surgimento de correntes de convecção nos fluidos, que surgem pela diferença de densidade das partículas presentes no fluido. As partículas mais aquecidas são menos densas e tendem a subir, já as mais frias são mais densas e tendem a descer. Um exemplo disso é o aquecimento da água no fogão ou o motivo de os aparelhos de ar-condicionado serem instalados em partes mais altas das parede e os aquecedores em regiões mais baixas.

A propagação do calor por onda eletromagnética, sem necessidade de um meio material: esse tipo de propagação ocorre através da radiação, ela não precisa de meio para ocorrer pois a energia térmica no processo é transferida por ondas eletromagnéticas que se propagam no vácuo. Os corpos emitem energia por radiação a todo momento mas em temperaturas próximas à ambiente ela não pode ser percebido por nós, mas pode ser visualizado quando o corpo encontra-se em temperaturas muito alta. Exemplos disso são a localização da Terra e do Sol que estão situados no vácuo, permitindo assim que a Terra receba energia solar através da radiação ou na utilização de uma lareira ou de uma fogueira para fins de aquecimento.

● A influência da cor e da substância em isolamentos térmicos, o corpo negro: a irradiação térmica é um processo de transferência de calor, ela ocorre por meio da emissão de ondas eletromagnéticas, uma vez que todos os corpos que se encontrem em temperaturas acima do zero absoluto emitem radiação térmica. Assim, parte da energia térmica dos corpos é convertida em energia eletromagnética e vice-versa. Em relação a absorção dessa energia, existem corpos que conseguem absorvê-la com maior facilidade e fatores como a cor, por exemplo, afetam diretamente a capacidade de absorção de calor. Um exemplo disso são as roupas escuras, que se aquecem de maneira mais rápida do que as roupas claras, pois apresenta maior capacidade de absorver calor quando irradiadas. O corpo negro é um corpo ideal que absorve toda a radiação térmica incidente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (32 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com