TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Despoluição Do Meio Ambiente E Reciclagem

Pesquisas Acadêmicas: Despoluição Do Meio Ambiente E Reciclagem. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/9/2012  •  736 Palavras (3 Páginas)  •  2.203 Visualizações

Página 1 de 3

Projeto de destino do lixo da nossa cidade de forma a limpar o rio, melhorar a qualidade de vida da população ribeirinha e de catadores.

A ideia principal é “lixo movimentando produção, arte e renda”.

Reciclagem é o reaproveitamento de materiais utilizados cujo destino final seria o lixo. A maioria dos materiais utilizados em nosso dia-a-dia é reciclável e poderia voltar à sociedade na forma de novos produtos. É um processo trabalhoso e relativamente caro, porém viável. A reciclagem é um processo fundamental e que ganhará cada vez mais importância com o decorrer dos anos e a consequente degradação ambiental. A tecnologia e o estilo de vida moderno trouxeram uma série de benefícios para o ser humano e o uso de diversos bens, como eletrodomésticos, eletroeletrônicos, alimentos industrializados, veículos automotores, embalagens e tantos outros objetos

de nosso dia a dia. Esses, invariavelmente, com o passar do tempo, acabam sendo descartados para o lixo. Estima-se que, em São Paulo, por exemplo, cada habitante produza em média um quilo de lixo por dia!

Todo esse lixo acaba tendo por destino, geralmente, um lixão ou aterro sanitário. Isso acarreta vários desequilíbrios ecológicos, como a poluição do ar e da água, gastos desnecessários de energia, desmatamento, erosão, proliferação de insetos e roedores, etc. A implementação de um sistema de reciclagem minimizaria ou atenuaria alguns desses problemas, já que parte desses resíduos seriam reutilizados na forma de novos produtos.

Um fator fundamental para que a reciclagem seja bem sucedida é a implementação do sistema de coleta seletiva. Através desse sistema, a população recolhe em suas casas o lixo de acordo com quatro categorias principais:

O material recolhido então seria depositado em postos de coleta seletiva, espalhados em diversos pontos da cidade, e a prefeitura deveria recolhê-lo e encaminhá-lo à reciclagem. Um fator importante na coleta seletiva é o da conscientização da população, pois muitos a vêem como um processo trabalhoso e desnecessário, sem se incomodar com os problemas gerados pelo lixo e com a falta de locais para seu descarte. Deve-se, portanto, estimular a consciência de que conter o desperdício e reciclar é uma maneira educada de cuidar do ambiente e das gerações futuras que habitarão o planeta.

Que tipos de poluição são causadas pelo lixo? -------------

Além da poluição física de extensas áreas de solo destinadas a aterros sanitários, existem muitas áreas tomadas por lixões, onde o depósito contínuo de lixo sem tratamento algum pode levar à contaminação de lençóis freáticos, rios e lagos, pelo escoamento do chorume e outras substâncias tóxicas provenientes da degradação do lixo.

O uso de incineradores com filtros desajustados pode levar à liberação de grandes quantidades de poluentes no ar.

A observação do trabalho indica a viabilidade da articulação entre geração de renda, reciclagem e educação ambiental. A separação e coleta de lixo, no entanto, encontra várias dificuldades, uma vez que os moradores não percebem que o lixo é responsabilidade de quem o produz. O processo de ocupação urbana do solo caracteriza-se pela ocupação desordenada, que se agrava nas áreas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com