TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Riscos Elétricos NR10

Por:   •  6/3/2018  •  Resenha  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 3

        Durante um tempo relativamente longo, as patologias e acidentes gerados no ambiente de trabalho, muitas das vezes eram considerados como castigo divino. Entretanto, nos dias atuais a realidade é totalmente diferente, entende-se que todas as pessoas envolvidas em algum labor, devem necessariamente tomar medidas que estão dispostas pelas normativas implantadas pelo Ministério do trabalho. No caso de acidentes provocados por correntes elétricas também não se excluem dessas listas. O profissional habilitado para lhe dar com essas situações que aparecem e colocam a saúde e integridade física do trabalhador em cheque, é o Engenheiro de Segurança do Trabalho, que tem capacidade e atribuições para gerenciar e evitar que riscos e acidentes aconteçam.

        A Eletricidade é algo muito comum utilizado no cotidiano da população mundial, e tem suas fontes provindas de diversas formas e meios. Na indústria em geral é algo que esta ligado diretamente com a produção de um bem ou serviço; para a construção civil principalmente, segundo a FUNDACENTRO (...), as maiores causas de acidentes considerados graves ou fatais está relacionado com o choque elétrico, que se desenvolve devido vários fatores como projetos inadequados, dificuldades de execução e manutenção das instalações elétricas temporárias do canteiros de obras, profissionais não qualificados entre outras. Logo, as principais medidas para concretizar segurança nesse ambiente é o certo gerenciamento de diversos fatores, como: proteções contra choques elétricos, quadros de distribuição, equipamentos de proteção coletiva e individual e prevenção e combate a incêndio.

        Para a proteção contra choques elétricos, o Engenheiro de Segurança do trabalho necessariamente precisa trabalhar junto de um profissional habilitado responsável pelas instalações, este conhece todo o projeto do local, e a partir disto, tomar medidas decisivas para proteger o trabalhador de contato direto e indireto com as principais fontes geradoras de descarga elétrica, isolando partes vivas que possam acontecer, criando barreiras e obstáculos entre a central de distribuição e outras áreas, e fazer o máximo possível para instalar os condutores energizados à uma altura e distancia que fique fora do trabalhador. Com relação à quadros de distribuição é necessário que os mesmo sejam instalados com fins de distribuir a energia elétrica no canteiro de obras de acordo com cada especificidade, no entanto, alguns cuidados para que o mesmo se mantenha em funcionamento devem ser aplicados como proteção contra poeira, umidade e impactos. Uma das importâncias do quadro, é a questão da desenergização de um local dentro da obra que esteja acontecendo algum sinistro e noutro não; outra características destes quadros é que devem ser incombustíveis e resistentes a corrosão. Os equipamentos de proteção individual e coletivo devem ser levados sempre em consideração, muito embora o trabalhador se sinta desconfortável em utilizá-lo, é necessário que o profissional de segurança do trabalho, inclua politicas de conscientização e diálogo diário para que o mesmo use a todo momento que esteja no ambiente propícios a acidentes. A eletricidade possui a capacidade de se transformas em diversas formas de energia, mas, principalmente em térmica, o que pode ocasionar em casos de acidentes grandes incêndios. Uma das alternativas para diminuir esses riscos além de um bom projeto de instalações provisórias, é necessário outro projeto relacionado à combate de incêndios, que deve ser levado em consideração principalmente qual o tipo de extintor usar para esse tipo de ambiente, lembrando que os agentes extintores indicados para esse tipo de ação, são o pó químico de gás carbônico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (39.7 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com