TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Movimentação De Materiais NR 11

Dissertações: Movimentação De Materiais NR 11. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  1.161 Palavras (5 Páginas)  •  1.091 Visualizações

Página 1 de 5

A Norma Regulamentadora 11 (Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais) é constituida por requisitos de segurança que devem ser observados nos locais de trabalho, no que se diz respeito ao transporte, à movimentação, à armazenagem e ao manuseio de materiais, tanto de forma mecânica quanto manual, tendo como objetivo, a prevenção tanto de desconfortos laborais até acidentes de trabalho. A fundamentação legal, ordinária e específica, que dá embasamento jurídico à existência desta NR, são os artigos 182 e 183 da CLT (Consolidação das leis do trabalho).

Os veículos industriais estão presentes em boa parte dos locais de trabalho. Mas também são bastante perigosos principalmente quando usados em condições inadequadas e/ou de forma incorreta. A movimentação de materiais é responsável por aproximadamente 22% das lesões ocorridas na indústria. Em muitos casos, providências só vão ser tomadas após a ocorrência de um acidente, quase sempre muito grave. Prensagem, entorse, fraturas e contusões são os danos costumeiros. São causados primariamente por práticas inseguras de trabalho como: elevação inadequada, transporte de cargas além do limite permissível, falta de uso de equipamentos adequados.

A movimentação de materiais refere-se há uma grande variedade de máquinas e equipamentos, desde pontes rolantes, empilhadeiras, rebocadores elétricos, paleteiras elétricas, entre outros, sejam de pequeno como também de grande porte.

Veículos industriais propiciam uma série de riscos, ligada a acidentes por colisão, que tanto podem atingir diretamente as pessoas quanto de forma indireta, quando resvalam ou batem contra estruturas ou empilhamentos, fazendo com que partes das instalações ou objetos venha a atingir uma pessoa.

Uma das preocupações básicas quando o assunto é movimentação de materiais por meio de veículos industriais, é gerenciar a prevenção de acidentes com esses equipamentos, cuidados que devem ser planejados e mantidos de forma integrada ao sistema de gestão da empresa.

A movimentação de carga sobre locais onde circulam pessoas implica em riscos adicionais, que devem ser evitados isolando-se a área onde esteja ocorrendo a operação.

O item 11.1.3 da NR 11, deixa definido que os equipamentos utilizados na movimentação de materiais serão calculados e construídos de maneira que ofereçam as necessárias garantias de resistência e segurança e conservados em perfeitas condições de trabalho.

As inspeções frequentes devem ser realizadas por pessoa qualificada e consistem na avaliação antes do início de cada trabalho, de modo a detectar possíveis danos no equipamento, que possam causar riscos durante o uso.

Quanto a armazenagem, sabemos que todo armazenamento deve obedecer aos requisitos de segurança especiais a cada tipo de material. Deve-se verificar e avaliar qual tipo de produto será estocado, para assim saber quais são os cuidados específicos e necessários de cada material. Dependendo das características dos materiais, a armazenagem pode ser simples ou complexa.

“A armazenagem quando efetuada de uma forma racional se traduz diretamente em reduções de custos”.

Ao se otimizar a armazenagem, obtém-se:

- Máxima utilização e aproveitamento do espaço;

- Efetiva utilização dos recursos disponíveis;

- Maior proteção aos itens estocados reduzindo perdas;

- Boa organização e pronto acesso a todos os itens, facilitando a fiscalização do processo e consequentemente diminuindo erros;

- Redução de riscos de acidentes;

- Satisfação e aumento da motivação dos trabalhadores;

- Satisfação das necessidades dos clientes.

Os tipos de armazenagem são:

Armazenagem especial - onde a mercadoria necessita de ambientes climatizados ou isolados, projetados sob rígidas normas de segurança, ou ser armazenada segundo o método FIFO, ou seja, primeira que entra primeira que sai.

Armazenagem por agrupamento e tamanho -facilita as tarefas de arrumação e busca de materiais e permite bom aproveitamento do espaço.

Armazenagem homogênea - armazenagem de grandes quantidades de um único material em uma posição no depósito.

Armazenagem mista - onde é possível armazenar quantidades pequenas de diversas espécies de materiais na mesma área de depósito.

Armazenagem por frequência - armazenagem de acordo com a frequência com que o material é movimentado.

Armazenagem com separação entre lote de reserva e lote diário - constituída por um segundo armazém de pequenos lotes o qual se destina a cobrir as necessidades do dia-a-dia.

Armazenagem por setores de montagem - as peças de série são englobadas num só grupo, de forma a constituir uma base de uma produção por família de peças.

Armazenagem em área externa - diminui os custos e amplia o espaço interno para materiais que necessitam de proteção em área coberta. Podem ser colocados nos pátios externos do almoxarifado, além dos materiais a granel, tambores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com