TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Riscos Laborais nas Marcenarias e Carpintarias

Por:   •  12/4/2018  •  Artigo  •  1.238 Palavras (5 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 5

OHSAS 18001 DE UMA SERRALHERIA

Recebido em:

Aceito em:  

____________________________________________________________________________________________________________

RESUMO 

A OHSAS 18001 é uma norma britânica, que tem objetivo de proporcionar um ambiente saudável e seguro para o trabalhador. A pesquisa foi baseada em uma marcenaria e teve como objetivo a implementação da norma OHSAS 18001 através das NR6 e NR12, buscando verificar se essa está de acordo com as normas selecionadas. Por meio da análise do local, levantamento dos pontos críticos relacionados com EPIs e máquinas foi observado que a marcenaria realiza suas atividades de maneira artesanal, com utilização mínima de EPIs. Além disso, os equipamentos geram ruídos altos e lançam pó, oferecendo muitos riscos à segurança do trabalhador.

Palavras-chave: Marcenaria, Riscos, Segurança do Trabalho.

____________________________________________________________________________________________________________

1 Introdução

A OHSAS 18001 é uma norma de Sistema de Gestão de Segurança e Saúde ocupacional (SGSSO), de origem britânica, desenvolvidas pelo BSI Group, que tem em vista proporcionar aos colaboradores de uma determinada empresa um ambiente de trabalho saudável e seguro. Essa traz benefícios, como por exemplo, redução de acidentes e doenças de trabalho, limitando custos e inatividade.

Essa pesquisa foi fundamentada na visitação a uma Escola- Marcenaria localizada RS, que possui sua utilização voltada somente para fim pedagógicos, no reparo de móveis de uso exclusivo de sua instituição mantenedora, a ¿¿, onde se procurou verificar a concordância com as normas NR6 (Equipamento de Proteção Individual – EPI) e NR12 (Máquinas e Equipamentos).  

Através dessas prerrogativas o presente artigo tem como objetivo a implementação da norma OHSAS 18001, através das NR6 e NR12 na empresa visitada, buscando verificar se essa está de acordo com as normas abordadas.  

2 Metodologia

Essa pesquisa foi composta pelas seguintes etapas: Reconhecimento e análise do lugar, levantamento dos dados para pontos críticos relacionados com EPIs, máquinas e equipamentos, comparação do cenário encontrado em relação ao exigidos em normas regulamentadoras e em ambientes similares, sugestão de melhorias e conclusão.

Figura 1 – Vista parcial da marcenaria

3 Resultados e discussões

        As marcenarias podem apresentar grandes riscos para a saúde do trabalhador, sendo estes comuns à indústria em geral, mas em uma proporção muito maior devido à realização de operações e a utilização de equipamentos que oferecem perigo elevado.

        Para garantir o trabalho em condições seguras, há necessidade de proteções diversificadas e adequadas à cada máquina utilizada no processo produtivo, e de trabalhadores orientados para utilizá-las corretamente a cada operação a ser executada.

3.1 EPIs

Após a coleta inicial de dados observou-se que todo o trabalho realizado dentro desta marcenaria é realizado de forma extremamente artesanal, considerando a escassez de EPIs encontradas, utilizando-se somente em casos de necessidade, como em uso de máquina de solda.

Conforme Figura 2, alguns EPIs encontram-se no final de ciclo de vida útil, como as luvas de proteção e a máscara de solda. Esta última, inclusive, oferecendo sérios riscos ao operador, uma vez que a máscara já não possui mais o suporte para que seja fixada junto à cabeça do operador, assim devendo ele sustentar a proteção com uma das mãos e com a outra manusear o eletrodo da solda, gerando grande perigo caso o local que recebe a solda não seja fixo.

[pic 2]

  Figura 2- EPIs encontrados

 

Com a utilização de variados tipos de serras para dar forma à madeira, bem como equipamentos de lixa e perfuração, máquinas estas que geram alto ruído em funcionamento e lançam também o pó resultado da serragem no ambiente, observou-se a ausência de óculos de proteção adequado e protetor auricular.

3.2 Máquinas e equipamentos

 

        Com finalidade somente pedagógica, e com muitos anos de funcionamento já, observou-se que as máquinas e equipamentos não acompanharam a evolução tecnológica. Porém, estão em condições de uso, vistos que ainda são realizadas manutenções necessárias ao ambiente escolar, mas estas não receberam melhorias que garantam a segurança do operador.

        

                        

       Figura 3- Serra circular de bancada

        Na figura 3 observou-se que a serra circular de bancada esta desprovida de qualquer proteção que visa a segurança do operador. No manuseio desta máquina o operador está sujeito aos riscos de:

  1. Contato direto com os dentes do disco;

Contato pode ser tanto superior como inferior. O inferior se deve ao proceder a eliminação das aparas e serragem que se acumulam na parte inferior, e o contato superior se deve pela ausência de capas de proteção.

  1. Retrocesso da peça a cortar;

Acontece quando o entalhe, aberto na madeira por ação do disco, se fecha permitindo que a madeira bloqueie o disco de corte, propiciando o rechaço da madeira pelo disco, projetando-a contra o operário.

  1. Projeção do disco ou parte dele;

Ocorre por problema defeituoso do próprio disco, ou decorrente de fixação incorreta do eixo, utilização de disco desgastado, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)   pdf (207.3 Kb)   docx (846.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com