TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREVENÇÃO DE RISCOS DE ACIDENTE NA MARCENÁRIA

Por:   •  16/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.386 Palavras (6 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

ERENILDO DE AZEVEDO COSTA

PREVENÇÃO DE RISCOS DE ACIDENTE NA MARCENÁRIA

SANTO ANTÔNIO DE JESUS -BA

2019

ERENILDO DE AZEVEDO COSTA

PREVENÇÃO DE RISCOS DE ACIDENTE NA MARCENÁRIA

Trabalho do curso de segurança do trabalho, 2MA, apresentado à disciplina MTC, Professora Maria Lúcia como requisito de avaliação para obtenção de nota na II Unidade.

SANTO ANTONIO DE JESUS–BA

2019

 SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        4

2.        PROBLEMA        5

3.        HIPÓTESES        6

4.        OBJETIVO GERAL        7

5.        OBJETIVOS ESPECÍFICOS        7

6.        METODOLOGIA        8

7.        JUSTIFICATIVA        9

8.        REVISÃO DE LITERATURA        10

9.        CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO        11

10.        REFERÊNCIAS        12

  1. INTRODUÇÃO

O número elevado de acidentes com maquinas no Brasil é uma verdade inegável. A indústria da madeira em especial o segmento das marcenarias não foge à regra. Seguramente um dos fatores que contribui para a manutenção de tal fato é a inexistência de literatura técnica facilmente disponível. Na marcenaria existe vários tipos de riscos que devem ser neutralizados imediatamente assim que diagnosticado pelo técnico em segurança do trabalho local assim diminuindo os riscos e dando uma segurança aos colaboradores que trabalham na área.

  1. PROBLEMA

Na marcenaria apresenta vários riscos para a saúde do trabalhador que são comuns à indústria em geral, mas numa proporção muito maior devido à realização de operações e a utilização de equipamentos que oferecem perigo elevado. É frequente a presença de trabalhadores jovens utilizando maquinas com elevado risco na operação, como também, trabalhadores laborando dentro de uma mesma jornada em diversas máquinas.

Como a maioria dos projetos a serem executados na marcenaria envolve um número limitado de peças a serem confeccionadas e são realizadas por profissionais com formação eminentemente pratica, há dificuldade na implantação de um sistema de trabalho voltado para a segurança. Para garantir o trabalho em condições seguras, há necessidade de proteções diversificadas e adequadas a cada máquina utilizada no processo produtivo, e de trabalhadores orientados para utiliza-las corretamente a cada operação a ser executada. Deve ser definido claramente que trabalhos podem ser realizados em cada tipo de máquina e quais trabalhadores estão qualificados para operá-la.

  1. HIPÓTESES

A profissão de marceneiro, assim como as demais profissões, também está exposta a diversos riscos, necessitando fazer o uso correto dos EPIs (Equipamentos de proteção individual). Os EPIs são equipamentos que devem ser usados pelos colaboradores da empresa a fim de lhes proteger dos riscos de acidentes de trabalho.

Os equipamentos de proteção individual são obrigatórios por lei e são exigidos em todos os estabelecimentos onde há pratica de atividades de marceneiro, tanto pelos Sindicatos quanto pelo Ministério do Trabalho, e representam uma ótima forma de proteção dos trabalhadores.

Os EPIs devem ser entregues pelos empregadores em ótimo estado de conservação e funcionamento, sem nenhum custo adicional aos empregados.

Cabe aos empregadores ministra palestras e cursos de orientação aos empregados para que possam melhor entender o uso correto dos equipamentos de proteção, assim como os riscos a que estão expostos durante o exercício de sua profissão.

  1. OBJETIVO GERAL

Identificar riscos de acidentes com serra e as condições de trabalho que envolvem as funções e atividades na empresa, bem como implantar medidas preventivas com a finalidade de eliminar os riscos que impliquem a saúde dos trabalhadores.

Preservar a saúde e a integridade física dos colaboradores com um técnico em segurança do trabalho que poderá neutralizar os riscos da empresa e assim melhorando as condições de trabalho dentro dos padrões de segurança.

  1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Neutralizar os riscos de acidentes existentes no local de trabalho com adoção de medidas e ações efetivas.
  • Monitorar a exposição dos trabalhadores aos riscos de acidentes existentes no local de trabalho.
  • Planejar as ações e as medidas de controle a serem implementadas.

  1. METODOLOGIA

Este trabalho foi feito com objetivo de exploração no assunto sobre riscos em marcenarias pois um dos meus familiares teve um acidente envolvendo esse tipo de trabalho. Logo no começo do trabalho fiz um questionário perguntando como era trabalhar em uma marcenaria ele me relatou que não tinha uma boa estrutura na localidade causando desconforto físico , na outra pergunta perguntei quais riscos ele era mais predominante na área em que ele trabalhava ele me relatou que por conta de ser um trabalho com serras ele corria o risco de acidente por conta que poderia cortar sua mão, em outra pergunta perguntei se existia algum técnico em segurança do trabalho na empresa ele me contou que na empresa havia sim um técnico e por fim perguntei como ocorreu o acidente ele me respondeu que seu acidente foi ocasionado por conta que uma falta de atenção na hora do manuseio com a serra a mão dele foi puxada pela máquina assim fraturando um de seus dedos e assim ele foi me respondendo todas minhas perguntas e por fim consegui as informações adequadas para meu trabalho.

  1. JUSTIFICATIVA

A escolha desse assunto para este trabalho foi por conta da preocupação com o bem-esta, a saúde e a segurança do ser humano no trabalho de marceneiro , pois em minha família existe um marceneiro  que já se acidentou no trabalho e hoje não trabalha mais e que ainda sim conhece os riscos que era exposto a ele . Na atualidade o trabalho seja ele pesado ou leve, vem se acentuando no decorrer dos últimos anos, pois quando o trabalho representa apenas uma obrigação ou uma necessidade, a situação é desfavorável tanto para o empregado quanto para o empregador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.8 Kb)   pdf (174.2 Kb)   docx (116.2 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com