TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos de levantamentos Topográficos

Por:   •  15/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  808 Palavras (4 Páginas)  •  162 Visualizações

Página 1 de 4

MATHEUS CELESTIANO LOURENÇO

Tipos de levantamentos

Disciplina de topografia

2019-1

Campos dos Goytacazes

Abril/2019

  1. Levantamento geodésico

Geodésia vem do grego e significa dividir terra, é o levantamento que leva em consideração a curvatura da terra, é usada para representação mais fidedigna da porção terrestre a ser representada topograficamente. É uma pratica que anda junto com o levantamento topográfico, e utiliza do que é chamado de rede geodésica, que são dotadas de coordenadas especificas, cartesianas geocêntricas tridimensionais, tríade geodésica, rede altimétrica e outras informações como gravidade etc... Utiliza de marcos geodésicos para referenciação, que tem como o regra serem pontos fixos, e de fácil acesso.

Todas essas especificidades tem como objetivo representar cartograficamente de forma mais próxima do real a terra ou porções de terra, levando em consideração o relevo, suas feições naturais e artificiais juntamente com o campo gravitacional da terra.

  1. Levantamento planimétrico

O levantamento planimétrico é aquele que representa o plano horizontal de determinada área a ser topograficamente detalhada, para determinação da posição de feições naturais ou artificiais na superfície terrestre, para isso o levantamento planimétrico utiliza o levantamento de campo com medidas de direção, de ângulo e de distância que depois passam por cálculos e desenho para enfim chegar na representação do perímetro desejado com todos as suas feições.

Seu objetivo é pontuar detalhes existentes no terreno, como suas dimensões, ângulos, áreas e limites, além de conferencia de formato e localização de imóveis.

  1. Levantamento altimétrico

O levantamento altimétrico ou nivelamento é aquele que representa através das curvas de nível a declividade do terreno a ser detalhado, as curvas de nível representam pontos que estão na mesma altitude, tendo como referência o nível do mar representado numa carta topográfica como nível 0 (altitude) , ou qualquer outro ponto (cota), a distância vertical entre uma curva de nível e outra é o que vai caracterizar a declividade do terreno, quanto menor essa distância menor também é a declividade do terreno.

  1. Levantamento planialtimétrico

E a junção dos levantamentos planimétricos e altimétricos, por sua vez não representa o perímetro plano, mas sim o plano e a declividade em uma única representação, o que o torna mais completa.

  1. Levantamento Planialtimétrico Cadastral Topografia

É a junção da palavra plani + altimetria. Plani- Mapa que representa toda superfície terrestre em um plano retangular. Altimetria - é a operação que mede as altitudes de pontos em um terreno.

O levantamento planialtimétrico cadastral topografia é um documento que descreve o terreno com exatidão e nele são anotadas as medidas planas, ângulos e diferenças de nível (inclinação) de uma determinada área visa obter com precisão, usando-se métodos e instrumentos adequados, os elementos que permitam a elaboração das plantas topográficas com um número suficiente de coordenadas de pontos da superfície do terreno. Sempre partindo de uma origem pré-definida e algumas vezes com auxílio de equipamentos como o GNSS (Global Navigation Satellite Systems), os levantamentos planialtimétricos de topografia são executados com equipamento topográfico de extrema precisão como a Estação Total.

  1. Levantamento batimétrico

É o levantamento de áreas submersas, usualmente utilizados para elaboração de mapas utilizados pra travessias de rios, lagos, barragens, etc. Representa a declividade do solo submerso, assim estima a profundidade das áreas a serem cartografadas, para a elaboração de mapas mais completos, essas estimativas são geradas por equipamentos que utilizam o sistema de ondas de som, com isso podem calcular o tempo em que o som emitido por um equipamento chega no solo, com esses dados aplica-se correções que levam em consideração a resistência e estado da agua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (78.8 Kb)   docx (10.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com