TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos e Importância dos Operadores Logísticos

Por:   •  12/6/2021  •  Artigo  •  875 Palavras (4 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

Universidade Federal de Pelotas

Engenharia de Produção

Os tipos e  importância dos Operadores Logísticos

Marco Antonio Fonseca da Silva

17102688

          Pelotas, 11 de Abril de 2021[pic 3]

        Do que o Operador Logístico (OL) é responsável? Porque é necessário um Operador Logístico na minha empresa? Para responder tais questionamentos é necessário entender como se formou uma das funções mais antigas do mercado, pois desde que a produção mundial tomou novos rumos e começou a realizar troca de excedentes entre produções surgiram as três principais funções da logística, a armazenagem, o transporte e o estoque.

        Justamente através desses três pontos decorre a importância da determinação das competências dos operadores logísticos. Com a evolução e a alta complexidade das cadeias de produção os Operadores Logísticos tornam-se elos fundamentais em todo o processo produtivo.

        O Operador Logístico é responsável nas empresas por todo recebimento e expedição de materiais, acompanha e garante a distribuição e armazenamento dos produtos, é o responsável pelo envio de informações para os setores de planejamento e rotas a fim de resolver problemas de roteirização.

        Por ser uma função que exige o contato direto com toda produção o Operador Logístico deve ter uma habilidade grande em lidar com as pessoas, precisa saber trabalhar sobre pressão, ter muita agilidade tanto nos pensamentos quanto nas decisões e ser extremamente organizado.

        Podemos também ter uma diferenciação entre a função de operador logístico e de uma empresa responsável pela Operação Logística. Um Operador Logístico tem as funções e responsabilidades citadas a cima já a empresa que é responsável por essa atividade. De forma integrada a empresa realiza as atividades de armazenagem, gestão de estoque e transportes.

As empresas Operadoras Logísticas possuem a expertise para desenvolver serviços complexos como organizar e otimizar a gestão de estoques, de transportes e armazenagem. Ao realizar tal otimização da cadeia logística pode-se alcançar diminuição dos custos permitindo focar em outros setores organizacionais.        

Essa é a grande diferenciação entre as empresas Operadoras Logísticas e uma simples transportadora por exemplo, as empresas operadoras logísticas agregam muito mais valores a cadeia de produção. Abaixo segue uma tabela com as principais diferenças entre uma empresa Operadora Logística e uma empresa qualquer de um segmento:

[pic 4]

Tabela1. Diferença entre um Serviço Tradicional e um Operador Logístico.

Nesse trabalho iremos detalhar as principais características das empresas OL, que são empresas contratadas para serem responsáveis pelo fluxo logístico das contratantes e deve ter competência para no mínimo realizar a gestão de estoque, gestão de armazenagem e gestão de transportes simultaneamente.

Infelizmente, apesar da importância da atividade, no Direito Brasileiro não existe uma noção de Operador Logístico, o que é algo que faça com que as atividades desenvolvidas pelas empresas fiquem sujeitas as diversas disciplinas concernentes aos modais de transportes e as formas de armazenagem previstas legalmente o que traz muita insegurança jurídica para os operadores logísticos.

[pic 5]

Figura 1. Lacuna Legal

Sobre a perspectiva da execução dos serviços os OL, por lidar com inúmeros segmentos da empresa e por não estar regulamentada em leis ou atos normativos específicos que lhes dê tratamento jurídico próprio, as empresas de OL sofrem muito com concorrências desleais. Abaixo segue uma tabela com as funções realizadas por um OL:

[pic 6]

Tabela 2. Atividades do OL

As empresas OL aglutinam serviços essenciais da logística das empresas porém sofrem concorrências desleais de empresas que, na maioria das vezes, não realizam a gama de serviços realizados pelos OL.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (315.4 Kb)   docx (347.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com