TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PANORAMA DE ENERGIA ELÉTRICA DAS OITO MAIORES POTENCIAS MUNDIAIS

Por:   •  9/6/2016  •  Relatório de pesquisa  •  5.066 Palavras (21 Páginas)  •  304 Visualizações

Página 1 de 21

INTRODUÇÃO

Atualmente, com a necessidade de crescimento e desenvolvimento econômico, um fator que se tornou indispensável é a necessidade de energia elétrica, com isso, a cada dia cresce o interesse por estudos de novas fontes de energia elétrica buscando um melhor aproveitamento dos recursos disponíveis.

Entretanto, obteve a necessidade de uma nova abordagem, em fatores como sustentabilidade, poluição ambiental, custo social e segurança energética, sendo uma oferta de energia capaz de atender a demanda.

Com a necessidade de reduzir os índices de emissão de gases que levam ao efeito estufa, países vêm realizando estudos para definir a matriz energética, e a que vem se destacando é a produção de energias renováveis, instalando parques eólicos e sistemas fotovoltaicos para geração de energia elétrica. Assim, diminuirão a dependência da utilização de combustíveis fosseis como petróleo, o gás natural e o carvão, consequentemente, reduzindo a emissão de gases na atmosfera.

O PANORAMA ENERGÉTICO MUNDIAL

O documento “International Energy Outlook (IEO)”, elaborado pela Energy International Administration (EIA), estima que a geração de energia elétrica no mundo aumentará 77% entre 2006 e 2030. No entanto, atualmente com a crise econômica mundial, a demanda de energia elétrica no setor industrial sofre redução devido à diminuição dos produtos manufaturados. A variação positiva da renda nos países emergentes torna-os responsáveis pelo maior crescimento da demanda por energia em todas as classes. Já os países membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) têm um crescimento de demanda mais lento, por terem padrões de consumo mais regulares e mercados de energia elétrica bem estabelecidos. Em contra partida, os países que não são membros da OCDE tem grande quantidade de pessoas ainda sem acesso à energia elétrica. Um exemplo é a África subsaariana, onde mais de 75% da população continua sem acesso à eletricidade.

A energia hidrelétrica é a principal fonte geradora de energia elétrica para mais de 30 países e representa por volta de 20% de toda eletricidade gerada no mundo, no entanto, os países desenvolvidos praticamente já exploraram todos os seus recursos hidrelétricos, com exceção do Canadá e da Turquia, portanto são poucos os projetos de hidrelétricas para o futuro, ou seja, o crescimento da utilização de outras fontes renováveis deverá ocorrer particularmente à eólica, a solar e a biomassa. Esses países, sobretudo os europeus, possuem políticas governamentais que incentivam a exploração de energias renováveis. Com relação às fontes de energias não renováveis, as de mais destaque na matriz energética mundial são: o petróleo, o gás natural, o carvão e a energia nuclear. Mesmo com a diminuição da utilização do petróleo, o mesmo deverá permanecer nos próximos anos como a principal fonte de energia no mundo, já o gás natural é o combustível fóssil que mais vem crescendo sua participação na matriz energética mundial, tanto em termos da oferta quanto de consumo. Isso se deve a substituição de outros combustíveis fósseis por gás natural.

No caso do carvão, a participação na oferta de energia mundial cresceu acentuadamente entre os anos de 1973 e 2009. Isso ocorreu por consequência da necessidade energética da China, que tem sua matriz energética baseada no carvão, até mesmo por possuir grandes reservas desse insumo no país.

As reservas de petróleo, o consumo e a produção são desiguais no cenário mundial, à China juntamente com os países do Oriente Médio tem provocado um aumento do consumo mundial desse insumo. A Tabela 1.1 mostra os principais exportadores e importadores de petróleo no mundo em milhões de toneladas (Mt).

[pic 1]

A utilização do gás natural em termelétricas é responsável por 22% da matriz elétrica mundial. O Oriente Médio (34%) e a Rússia (33%) destacam-se nas reservas comprovadas do insumo. O relatório da BP Statiscal Review 2011 estima que as reservas comprovadas até 2010 sejam suficientes para atender a demanda por aproximadamente 59 anos. Para atender o aumento da demanda mundial por gás natural, a produção vem crescendo em todas as regiões do mundo, com a possibilidade de comercializar o gás sob a forma de gás natural liquefeito ocorre um aumento na produção mundial.

A produção de carvão vem crescendo acentuadamente desde 1999, com um percentual em 2011 de 61% superior a este ano, aumento provocado principalmente pela produção de carvão na Ásia.

A demanda crescente de carvão vem sendo amparada pelo aumento da produção, que garante a oferta do insumo por um longo período. Isso faz com que a opção pela utilização do carvão, apesar do alto nível de agressão ao meio ambiente, seja superior a outros insumos como o petróleo e o gás natural, pois o mesmo é o mais abundante combustível fóssil existente no mundo, com reservas da ordem de um trilhão de toneladas. Quantidade essa suficiente para atender a demanda por mais de 200 anos. Os destaques mundiais de minas de carvão são: Estados 30 Unidos (25%), Rússia (16%), China (12%) e Austrália (9%). Atualmente o carvão mineral é responsável por 41% da energia elétrica gerada no mundo.

Em relação à energia nuclear, após um acentuado crescimento entre os anos 70 e 80, a geração ficou praticamente estagnada no cenário mundial, principalmente devido à preocupação com a segurança. Até recentemente o crescimento da produção de energia nuclear apresentava um crescimento muito lento. A capacidade instalada em 2005 era de 370 (GW) e em 2010 de 375 (GW). No mundo, a energia nuclear corresponde a 14% de toda energia elétrica produzida, sendo que em aproximadamente 50 países ela representa mais de 25% do total produzido.

PRINCIPAL MATRIZ ENERGETICA DAS OITO MAIORES POTÊNCIAS

EUA

O maior desafio do estado da Califórnia é assegurar o fornecimento adequado de eletricidade reduzindo, simultaneamente, as emissões de gases do efeito estufa, como estabelecem as diretrizes do Assembly Bill 32, que preveem a redução de 33% das emissões até 2020. Desde 2003, a política energética prioriza eficiência, demanda responsável, renováveis e a geração distribuída para suprir as necessidades elétricas dos consumidores. O objetivo é que 33% da geração para 2020 sejam de fontes renováveis.

[pic 2]

A geração de energia elétrica na Califórnia foi de 199,5TWh em 2012. Do total, conforme a Tabela 202, as fontes térmicas foram responsáveis por 61,6%. As fontes hídricas representaram 13,7% da geração e as nucleares, 9,3%. As geotérmicas aportaram 6,3%, praticamente estável durante todo o período analisado, de 2008 a 2012.

Observa-se um forte incremento da participação solar na geração, bem como das eólicas, graças a incentivos governamentais de fomento às renováveis.

[pic 3]

China

Desde 2011 a China é o maior consumidor de energia do planeta. Na estrutura da matriz energética chinesa, observa-se ainda a predominância da utilização do carvão mineral, no entanto o país é o maior produtor de energia hidrelétrica, eólica e solar térmica para o aquecimento de água no mundo, sendo esta 27 vezes superior à capacidade instalada brasileira. Recentemente, a China passou a ser o maior fabricante de painéis fotovoltaicos, alcançando uma participação de 47% do mercado mundial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.5 Kb)   pdf (580 Kb)   docx (527.4 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com