TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERCEPÇÃO SOCIOECONÔMICA, SUSTENTABILIDADE E QUESTÕES AMBIENTAIS, DOS PRODUTORES QUE ADERIRAM O PROGRAMA REFLORESTAR NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Por:   •  26/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  480 Palavras (2 Páginas)  •  218 Visualizações

Página 1 de 2

PERCEPÇÃO SOCIOECONÔMICA, SUSTENTABILIDADE E QUESTÕES AMBIENTAIS, DOS PRODUTORES QUE ADERIRAM O PROGRAMA REFLORESTAR NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO.

        

Dayane Guedes de Morais

Instituto Federal do Espírito Santo

dayanegueds@hotmail.com

Co autor 1

Instituição

E-mail

Co autor 2

Instituição

E-mail

UFES - universidade federal do espírito santo

Centro de ciências agrárias

Departamento de ciências florestais e da madeira

INCAPER - Instituto capixaba de pesquisa, assistência técnica e extensão rural

Resumo:

No Brasil, restam cerca de 15,3% de Mata Atlântica que é um bioma de importância extrema, no que diz respeito a sua biodiversidade. Entretanto, nos últimos anos vem sofrendo uma intensa degradação, o que a leva a ser considerada, como o bioma mais ameaçado do país. No Espírito Santo, desde o início de sua dominação, vem sofrendo alteração em suas riquezas naturais, o que vem se intensificando expressivamente nas três últimas décadas. Esse e muitos outros ecossistemas, apesar de serem para o bem estar coletivo, são utilizados de forma não sustentável. Após essa decadência em nosso bioma, fora criado, mecanismos de pagamento por serviços ambientais – PSA, que atuam como uma forma de pacificação entre conflitos de interesse, permitindo o desenvolvimento no campo, associado ao uso sustentável dos serviços dos ecossistemas através do equilíbrio ambiental. O programa “Reflorestar” é uma iniciativa governamental gerido pela Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – SEAMA, que objetiva ampliar a área de cobertura florestal do estado do Espírito Santo em 230 mil hectares até o ano de 2025. O presente estudo objetivou, mediante estudos de casos múltiplos, avaliar este programa a partir da concepção dos favorecidos e da caracterização das propriedades rurais participantes no estado Espírito Santo, por meio de entrevistas estruturadas e análise documental. A análise de dados foi realizada de forma qualitativa, sendo agrupada em dois tópicos para facilitar sua interpretação: percepção socioeconômica dos entrevistados, sustentabilidade e questões ambientais. Observou-se que os mecanismos de PSA podem favorecer a aplicação da legislação ambiental de forma mais eficaz; que apesar da concordância do aumento da renda anual pelos PSA de longo prazo, a maioria dos entrevistados acreditam na autenticidade da remuneração e mostrou-se favorável ao aumento dos valores pagos; o programa colabora para o fortalecimento da conscientização ambiental dos figurantes do meio rural, mas não é a principal ferramenta para tal, em todos os casos avaliados dada a constatação da pré-existência da conscientização ambiental; que o programa consolida a organização social dos produtores rurais e a integração entre os projetos e com isso possibilita o fortalecimento dos laços entre tais projetos e os produtores participantes. De forma complementar, é importante que os favorecidos percebam que estão sendo pagos pelo uso da terra e principalmente pelo fornecimento de serviços ambientais que beneficiam a todos em diferentes escalas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (116.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com