TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERGUNTAS DE ALGORITMO

Tese: PERGUNTAS DE ALGORITMO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Tese  •  799 Palavras (4 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 4

QUESTÕES DE ALGORITMO

1 – Considerando o que foi estudado neste capítulo explique:

a) Por que o Ábaco tem sido considerado o precursor dos computadores?

Atualmente, o computador está presente em praticamente todas nossas atividades de forma direta ou indireta. A origem da computação como a conhecemos remete aos primórdios da sociedade humana, pois o homem sempre teve a necessidade de construir equipamentos e máquinas que realizassem cálculos. A primeira máquina construída com o objetivo de auxiliar nas operações matemáticas surgiu por volta de 3.500 a.C., na região da Mesopotâmia e foi batizada de Ábaco.

Sendo assim podemos dizer que o Ábaco foi o início da evolução para os computadores que temos hoje.

b) A importância do matemático George Boole para a computação.

Nascido na cidade de Lincoln, Inglaterra, em 02 de Novembro de 1815, George Simon Boole foi o matemático e filósofo criador da Álgebra de Boole (ou Álgebra Booleana), fundamental para o desenvolvimento da informática e da eletrônica digital.

2 – Apresente as principais recomendações estudadas para a construção de algoritmos em computação.

Níveis - Divida os diagramas de blocos em vários níveis. Os primeiros devem conter apenas as ideias principais e não os detalhes. Deixe o refinamento para as etapas seguintes.

De cima para baixo - uma boa pratica é sempre construir os blocos de cima para baixo.

Não cruzar linhas – evite e, se possível, nunca cruze as linhas de fluxo de dados nos diagramas de bloco.

Português estruturado – assim que os diagramas de blocos forem concluídos, transcreva para o português estruturado.

3 – Explique em poucas palavras a diferença entre algoritmo e programa. Todo algoritmo poderia se tornar um programa? Por que?

Tecnicamente, existe uma diferença entre Algoritmo e programa (software). O algoritmo trata do processo de elaboração de instruções da automação, já o software é o conjunto de instruções ordenadas lógica a racionalmente destinado a realizar o mesmo processo de automação, porém escrito numa linguagem de programação apropriada: baixo, médio, alto ou altíssimo nível, escolha esta determinada pelo usuário e programador.

PESQUISA

O que houve de interessante na área de computação em 1961, no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Realize uma pesquisa e fale com suas palavras.

1961 - (Zezinho) - Como trabalho de fim de curso de engenharia eletrônica no ITA e auxílio financeiro do CNPq de 350 dólares, quatro alunos, José Ellis Ripper, Fernando Vieira de Souza, Alfred Wolkmer e Andras Vásárhelyi auxiliados pelo chefe da Divisão de Eletrônica do ITA e professor Richard Wallauschek construíram o "Zezinho". Com os recursos disponíveis não foi possível construir um computador com grande capacidade de memória, o painel tinha dois metros de largura por um metro e meio de altura, foram utilizados cerca de 1500 transistores e diodos de fabricação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com