TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM IV

Ensaios: PIM IV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/4/2013  •  5.158 Palavras (21 Páginas)  •  1.336 Visualizações

Página 1 de 21

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV – PIM IV

Florianópolis

2012

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores de Tecnologia

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR IV – PIM IV

Gestão da Tecnologia da Informação

2º Semestre

Florianópolis

2012

“As oportunidades multiplicam-se

à medida que são agarradas”

(Sun Tzu)

Resumo

Uma nova onda na rede esta se formando sem que seja percebida por seus usuários, esta onda inovadora promete mudar a maneira de como as pessoas se relacionam hoje com a internet, esta inovação vem sendo chamada de Web Semântica ou simplesmente Web 3.0. Apesar de ainda estar no seu princípio, a Web 3.0 já dá traços do que será daqui algum tempo e de todo o seu potencial, pensando nisso a pesquisa contida neste documento, solicitada pela UniPIM e realizada pela empresa WEB3.PIM, tenta preparar um ambiente computacional universitário, onde se possa ter uma experiência real dessa inovação. Fechado em uma intranet, este ambiente propiciará a todos os campis da Universidade, uma preparação dos seus usuários para esta inovação tecnológica, de maneira que possam conhecer a fundo as tecnologias, as linguagens empregadas e suas tendências, com isso as ferramentas terão sido dadas para que se formem opiniões do que pode vir a ser a Web Semântica e como podemos usá-la.

Palavras-chave: Web 3.0. Web Semântica. Intranet. WEB 3.0 Experience Room. VPN. LAN.

Abstract

A new wave in forming this network without being perceived by its users, this innovative wave promises to change the way how people interact with the internet today, this innovation has been called the Semantic Web, or simply Web 3.0. Though still in its beginning, the Web 3.0 already gives traces of what will be here a while and its full potential, thinking that the research contained in this document, requested by UniPIM and performed by WEB3.PIM, try to prepare an environment computational university where they can have a real experience of this innovation. Closed on an intranet, this environment will provide all units University, a preparation of its users to this technological innovation, so that they may know the background technologies, languages used and trends, with the tools that have been given to from forming opinions of what might be the Semantic Web and how we use it.

Key-words: Web 3.0. Semantic Web. Intranet. Web 3.0 Experience Room. VPN. LAN.

Sumário

1. INTRODUÇÃO 6

2. WEB 3.0 7

2.1. Conceito 8

2.2. Aplicação 9

2.3. Tecnologia 9

2.4. Data Mining e Web Mining 10

3. WEB 3.0 EXPERIENCE ROOM 11

3.1. Rede da UnipPIM por campi 11

3.2. Conteúdo 12

3.3. Servidor de Banco de Dados 12

3.4. Sala Web 3.0 Experience Room 16

3.5. Rede LAN (Local Area Network) 16

3.6. WAN (Wide Area Network) E VPN (Virtual Private Network) 17

3.7. Switch Nível 2 18

4. METODOLOGIA DE TESTE 18

5. PREVISÃO DE CUSTO 19

6. CONCLUSÃO 20

REFERÊNCIAS 21

1. INTRODUÇÃO

Com o crescente debate sobre a Web Semântica no meio acadêmico, a Universidade UniPIM, preocupada em estar atualizada com as novas tendências, se interessou em procurar a empresa de tecnologia WEB3.PIM para orientá-la em um projeto de introdução dessa inovação. Fruto dessa preocupação, a WEB3.PIM elaborou um projeto chamado Web 3.0 Experience Room, que consiste em uma sala com computadores interconectados e conectados ao conteúdo de tecnologia Web 3.0 que será disponibilizado em forma de um motor de busca hospedado no Data Center da própria Universidade. O objetivo desse projeto é dar os usuários do ambiente Web 3.0 uma experiência real do que será a internet no futuro e também despertar interesse de novos futuros desenvolvedores para essa tecnologia. O projeto objetiva também o sigilo do que será desenvolvido neste ambiente, requerendo por parte da WEB3.PIM uma solução viável usando a própria internet como rede privada para conectar todos os campi da Universidade UniPIM ao conteúdo Web3.0.

2. WEB 3.0

A Web semântica ou Web 3.0 é o que todos se perguntam, mais o que é isto, qual sua tendência, para muitos é a inovação. Mais o que está vindo por ai é uma web inteligente como vários recursos para seus usuários, dando mais riqueza em seu conteúdo e interação ao navegador. Vários estudiosos dizem que esta web nada mais é do uma web com todas as informações organizadas de forma, que não somente seres humanos possam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.9 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com