TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM IV

Casos: PIM IV. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2013  •  3.173 Palavras (13 Páginas)  •  1.065 Visualizações

Página 1 de 13

UNIP INTERATIVA

Projeto Integrado Multidisciplinar

Cursos Superiores em Gestão da Tecnologia de Informação

Resumo

Este trabalho de estudo de caso teve como objetivo demonstrar o processo de consultoria realizado na empresa Software Developer . Através do levantamento de dados, análise e estratificação dos problemas chaves, e definição das ações para melhoria propostos pela Consulting, podemos evidenciar a importância que um sistema de informação bem estruturado exerce juntos as demais áreas nas empresas, não importando seu porte (micro, pequena, média ou grande) ou ramo de atividade, tornando-se uma ferramenta de apoio ao processo gerencial e de tomada de decisões, buscando o desenvolvimento de vantagens competitivas, estabilidade no mercado e perpetuação da marca. Primeiramente foi realizado um mapeamento dos problemas enfrentados pela empresa Software Developer, situação organizacional, gerencial, bens ativos e financeiros, sendo possível, através dos mesmos, analisar os aspectos desta empresa. Baseado no atual cenário em que a empresa se encontra, foi possível sugerir e implementar melhorias através do uso da metodologia e conhecimento nas diversas áreas abrangidas. Foram apontados problemas crônicos e sugeridas soluções, principalmente através da utilização do sistema de informação e tendo o mesmo como grande aliado.

1 Introdução

As constantes mudanças, turbulências e incertezas que assolam o complexo mundo competitivo dos negócios, têm um impacto gigantesco nas organizações, fazendo-as enfrentar novos desafios, tendo que adaptar-se rapidamente a esse novo contexto e mudanças do ambiente. Este novo cenário do século XXI, competitivo, agressivo, dinâmico, marcado por constantes avanços e inovações tecnológicas, globalizado e sem regulamentação, faz com que um número cada vez maior de empresas busque novas técnicas e mecanismos junto a tecnologia da informação para auxiliar no gerenciamento administrativo, comercial e financeiro, visando obter maior crescimento e desenvolvimento, tendo sua marca reconhecida e perpetuada no mercado. Diante de todo esse contexto as empresas de consultoria vêm se destacando, ganhando mercado e assumindo um papel importantíssimo junto as empresas de pequeno e médio porte, agregando valores, pois através da consultoria consegue desenvolver capacidades competitivas podendo competir em igualdade de condições com empresas de grande porte, e se tornarem destaque no setor da atividade econômica em que atuam, obtendo resultados positivos e crescimento, garantindo sua existência e permanência no mercado. Muitas das vezes as empresas não buscam o apoio das consultorias no primeiro instante, objetivam lucro imediato, fazendo-o somente quando vêem que seus investimentos se tornaram dividendos, e estão em má situação financeira, afundados em dividas ou perdas financeiras, ou em outros casos, devidos ao rápido crescimento perdem o controle da situação e mergulham em problemas internos, que provocam redução do lucro e crescimento, contratam consultores para permear a situação. A consultoria se tornou um instrumento eficaz e necessário para que as organizações possam se antecipar e estar preparadas aos desafios impostos, advindos de mudanças de cenário econômico, políticos e tecnológicos, que afetam profundamente o mundo dos negócios, direcionando e orientando na busca dos seus objetivos , otimização dos recursos financeiros, materiais e de pessoas, gerando um melhor aproveitamento das oportunidades oferecidas pelo mercado. A elaboração de um projeto de consultoria ajuda a definir futuros investimentos para manutenção ou avanço no mercado, bem como estabelece as competências necessárias e essenciais para atingir o objetivo definida em sua visão nos próximos anos.

1.1 A empresa - breve resumo:

A empresa na qual foi desenvolvida a analise, planejamento e implementadas as melhorias, Software Developer, foi criada no ano de 2008 na cidade de São Paulo – Capital, com a intenção de fornecer soluções em tecnologia de informação aos seus clientes através da comercialização de software e suporte técnico. Com a expansão dos negócios, aproveitando o nicho de mercado, iniciou também o desenvolvimento e comercialização de software para gestão comercial e gerenciamento de banco de dados. Impulsionados com a grande aceitação dos seus produtos no mercado, expandiu sua área de atuação, através do desenvolvimento de software para bancos, tendo como principais produtos: sistema de consórcio, sistema de financiamento e sistema de empréstimos.

1.2 Estrutura da empresa:

1.2.1 Estrutura Organizacional: Empresa de pequeno porte, conta com um grupo de 50 colaboradores distribuído nos diversos cargos e funções: Diretor da empresa, gestor de TI, gestor de contabilidade e RH, gestor financeiro, administrador de banco de dados, programadores, analistas de sistemas, suporte técnico, vendedores e helpdesk.

Produtos: software para gestão bancária, software para gestão comercial, suporte técnico.

1.2.2 Estrutura Física: localizada em São Paulo – Capital, sede própria, 7 notebooks (Win7, processador Intel i5, 3gb RAM, HD 500gb), 6 smartphones (BlackBerry Bold 9700), um servidor de bancos de dados ( OS UNIX, AMD Athlom64 X2, 4gb RAM, HD 320gb), PC servidor de teste de banco de dados (Win XP SP-3, Intel dualcore, 2gb RAM, HD 250gb), SGBD Firebird 1.0 da fundação FirebirdSQL, sistema antivírus Avira AntiVir Personal - Free Antivirus da empresa AVIRA. Não possui marca registrada ou produtos patenteado.

2. Desenvolvimento

2.1 Mapeando os problemas:

Durante a conversa inicial para acerto dos detalhes da consultoria, foram esplanados vários problemas, em diversos setores

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com