TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM - TERMINAIS DE CONSULTA PARA O PÚBLICO

Exames: PIM - TERMINAIS DE CONSULTA PARA O PÚBLICO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  6.662 Palavras (27 Páginas)  •  876 Visualizações

Página 1 de 27

UNIVERSIDADE PAULISTA

DANILO OLIVEIRA ALVES RA: C16HEB-4

JONATAS CORONADO STAMBOULI RA: C1388A-8

PAULO ROBERTO FERREIRA JÚNIOR RA: C082EI-2

RENATO PAULINO DOS SANTOS RA: C1219B-3

RUDY FERRADA SILVA RA: C24ECB-4

PROJETO INTEGRADO MULTI DISCIPLINAR: TERMINAIS DE CONSULTA PARA O PÚBLICO

SÃO PAULO

2014

DANILO OLIVEIRA ALVES RA: C16HEB-4

JONATAS CORONADO STAMBOULI RA: C1388A-8

PAULO ROBERTO FERREIRA JÚNIOR RA: C082EI-2

RENATO PAULINO DOS SANTOS RA: C1219B-3

RUDY FERRADA SILVA RA: C24ECB-4

PROJETO INTEGRADO MULTI DISCIPLINAR: TERMINAIS DE CONSULTA PARA O PÚBLICO

Projeto Integrado Multidisciplinar para obtenção do título de graduação em Gestão de Tecnologia da Informação apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: (Prof. Rogério Silva)

SÃO PAULO

2014

Guia de normalização para apresentação de trabalhos acadêmicos da Universidade Paulista. / Ana Lúcia E. Pires...[et al]. – São Paulo, 2014

42 f.: il. Color.

2. Normalização 2. Trabalhos Acadêmicos. 3 ABNT. I. Título. II. Carvalho, Fabiane E. III. Braga, Maria Aládia S. Ferreira de. IV. Eloy, Rodney Zorzo. V. Guerra, Tália Machado.

DANILO OLIVEIRA ALVES RA: C16HEB-4

JONATAS CORONADO STAMBOULI RA: C1388A-8

PAULO ROBERTO FERREIRA JÚNIOR RA: C082EI-2

RENATO PAULINO DOS SANTOS RA: C1219B-3

RUDY FERRADA SILVA RA: C24ECB-4

PROJETO INTEGRADO MULTI DISCIPLINAR: TERMINAIS DE CONSULTA PARA O PÚBLICO

Projeto Integrado Multidisciplinar para obtenção do título de graduação em Gestão de Tecnologia da Informação apresentado à Universidade Paulista – UNIP.

Orientador: (Prof. Rogério Silva)

Aprovado em:

BANCA EXAMINADORA

_______________________/__/___

Prof. Nome do Professor

Universidade Paulista – UNIP

_______________________/__/___

Prof. Nome do Professor

Universidade Paulista – UNIP

_______________________/__/___

Prof. Nome do Professor

Universidade Paulista – UNIP

AGRADECIMENTOS

Agradecemos em primeiro lugar a DEUS por ser à base das nossas conquistas;

Aos nossos entes queridos por acreditarem e terem interesse em nossas escolhas, apoiando-nos para que nós supríssemos todas elas;

Ao professor Rogério Silva, pela dedicação em suas orientações prestadas na elaboração deste trabalho, nos incentivando e colaborando com o desenvolvimento de nossas ideias;

RESUMO

Nos últimos 10 anos o Brasil vem sendo destacado mundialmente pelo desenvolvimento econômico e pelos pontos turísticos que cada vez mais atraem os visitantes. Com o efeito destes dois fatores esta pesquisa tem o objetivo de apresentar uma solução para mexer com o segmento do turismo, por conta do evento elaborado pela entidade FIFA de uma forma onde aplicaremos a tecnologia provendo entretenimento ao público. Nesta pesquisa mostraremos como um totem pode facilitar o dia a dia do público que utilizar este serviço. A pesquisa teve abrangência nas cidades sedes do evento, abordagem as especificações técnicas de hardware e software deste totem, focando no seu público alvo que é o turista.

Palavras-chave: Pontos Turísticos, Entretenimento.

ABSTRACT

Over the past 10 years Brazil has been highlighted by the world economic development and the sights that is increasing becoming a site visit. With the effect of these two factors this research aims to present a solution to tinker with the tourism industry due to the event prepared by the entity FIFA in a way where we apply technology providing entertainment to the public. This research show as a totem can facilitate daily lives of the public who use this service. The research had coverage in cities hosting the event, approach the technical specifications for hardware and software of this totem, focusing on your target audience is tourists.

Key-words: Sightseeing, Entertainment.

Sumário

1- INTRODUÇÃO 10

1.1. Objetivos Gerais 10

1.2. Metodologia 11

2- DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE TURÍSTICA NO BRASIL 11

2.1. Plano Nacional de Turismo 11

2.2. Política Pública de Turismo 12

2.2.1. Vertente Social 13

2.2.2. Vertente Cultural 15

2.2.3. Vertente Econômica 16

2.2.4. Vertente Ambiental e Sustentabilidade 17

3 - O SISTEMA 19

3.1 Cliente 19

3.1.1. Ferramentas auxiliares 19

3.1.1.1. PhoneGap 19

3.1.1.2. Google Maps 20

3.1.2. Estrutura em módulos 20

3.1.2.1. Principal 20

3.1.2.2. Inicialização 21

3.1.2.3. Opções administrativas 22

3.1.2.4. Rede Metro-ferroviária 24

3.1.2.5. Opções auxiliares 26

3.1.2.6. Eventos do Dia 28

3.1.2.7. Mapa da Região 28

3.1.2.8. Pontos de Interesse 29

3.1.2.9. Buscar endereço 31

3.1.2.10. Conveniência 32

3.2. Servidor 32

3.1.2. A carga 33

3.3. Software e Configuração 34

3.3.1. Custo de Software 35

4- HARDWARE 37

4.1. Cliente 37

4.1.1. Samsung Galaxy S4 Mini 37

4.1.2 HUB para celular 37

4.1.3 Kit de touch screen 37

4.1.4 Cabo conversor de USB para HDMI 38

4.1.5 Monitor de 18,5 widescreen 38

4.1.6 No break 1200Va 38

4.1.7 Fonte de alimentação para hub 38

4.1.8 Gabinete 38

4.1.9 Extensão 38

4.1.10 Esquema completo 39

4.2 Servidores 39

4.3 Manutenção 40

4.3.1 Índice de RMA dos componentes utilizados na fabricação do totem 40

4.3.2 Mão de obra para manutenção 40

4.4. Suporte 41

5. CONCLUSÃO 43

1- INTRODUÇÃO

O projeto irá promover um terminal gratuito, de fácil acesso e ágil como uma central de informações e serviços para o público alvo no evento Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014. A solução possibilita o usuário de pesquisar informações dos jogos, atrações turísticas e eventos culturais. Além de oferecer dados como hospedagem, transporte, alimentação, saúde, segurança, bancos e embaixadas.

As informações para os usuários serão disponibilizadas nos idiomas - português (Brasil), inglês, espanhol, alemão, italiano e francês. Assim, será realizada uma comunicação eficaz tanto para o usuário local, como para os estrangeiros.

A solução irá fornecer os serviços por meio de terminais instalados em locais públicos de grande movimentação, como: estações de Metrô, terminais de ônibus, aeroportos, shoppings e no interior dos estádios das cidades sedes e seus arredores.

O acesso aos terminais será totalmente gratuito, pois não será necessário reconhecer ou realizar o cadastro do usuário. Os terminais serão desligados da rede elétrica nos horários de pico, aproveitando a energia acumulada nas baterias internas do dispositivo e evitando o consumo de energia mais cara produzida nesses horários. Assim, será um bem de consumo sustentável.

O projeto irá desenhar como desenvolver esta solução abordando as disciplinas: Comunicação Aplicada, Estatística, Desenvolvimento Sustentável, Fundamento de Sistemas Operacionais, Organização de Computadores, Princípios de Sistemas de Informação e Lógica - do Curso de Gestão de Tecnologia da Informação.

1.1. Objetivos Gerais

O Objetivo desta pesquisa tem como prover um meio de comunicação entre o turista e as cidades sedes por conta do evento Copa do Mundo FIFA Brasil 2014, oferecendo uma interação tecnológica com muito entretenimento, serviços e auxilio para o turista que estiver disponível para usufruir de informações sobre o país e a cidade sede deste evento.

A solução apresenta informações sobre o que esta acontecendo na Copa como também o auxilio a locomoção, lazer, diversão e cultura, fazendo com que a cidade não seja somente vista no momento de um jogo de futebol, mas sim que há também lugares interessantes, por exemplo, a gastronomia da localidade, a cultura do país, as festas regionais que estão acontecendo na época da copa e mostrar que o Brasil não e somente praia e futebol, mas que é um pais muito rico em cultura e lazer.

1.2. Metodologia

Aplicaremos um método de mostrar como um ponto de atendimento eletrônico (totem) em lugares específicos, selecionados através de estudos estatísticos e geográficos, levando em consideração as abrangentes disciplinas do curso deste semestre como pode influenciar e ajudar o turista nacional e internacional a se locomover entre as sedes com informações sobre os jogos e divulgação de placares nos principais idiomas para que nossos convidados tenham a melhor recepção que um país de norte a sul e muito simpático tem a oferecer, também levando a possibilidade de utilização desse totem em vários eventos ajudando o turismo em eventos futuros como as Olimpíadas que serão realizadas no Rio de Janeiro, shows assim como de uso diário da população sem fins lucrativos.

2- DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE TURÍSTICA NO BRASIL

2.1. Plano Nacional de Turismo

A formulação do Plano Nacional de Turismo 2013-2016 consolida a Política Nacional de Turismo e apresenta as orientações estratégicas para o desenvolvimento da atividade no Brasil para os próximos anos. É um resultado do esforço do governo federal, junto à iniciativa privada e o terceiro setor, tudo isto sob a coordenação do Ministério do Turismo.

O plano foi construído de acordo com as orientações do governo federal e alinhado ao Plano Plurianual 2012/2015 (estabelece diretrizes, objetivos e metas da Administração Pública para um período de quatro anos, visando programas que resultem em bens e serviços para a população, como por exemplo, o desenvolvimento econômico, social e a erradicação da pobreza).

O PNT (Plano Nacional de Turismo) chega em um momento importante no país, onde tivemos a oportunidade de sediar a Copa das Confederações em 2013, evento este que antecede o maior evento do esporte Mundial: A Copa do Mundo da FIFA – Brasil 2014 e subsequente o legado que será deixado para as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.

A meta do PNT é que todos estes eventos possam transformar o Brasil no terceiro maior Produto Interno Bruto turístico do mundo até 2022, ficando atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Tudo isto exigirá um crescimento anual médio de mais de 8%, disponível em: PLANO NACIONAL DO TURISMO < http://www.turismo.gov.br/turismo/o_ministerio/plano_nacional/ > Acesso em: 30 de maio 2014, no turismo, taxa superior ao crescimento médio dessa atividade no mundo e ao próprio crescimento do nosso PIB.

Segundo dados do PNT, entre os anos 2007 e 2011 houve um crescimento de 18,5% disponível em: PLANO NACIONAL DO TURISMO < http://www.turismo.gov.br/turismo/o_ministerio/plano_nacional/ > Acesso em: 30 de maio 2014, no setor turístico do país, e a geração de quase três milhões de empregos diretos entre 2003 e 2012. A ideia é que as ações do PNT possam dobrar o crescimento turístico do país dentro de alguns anos.

O setor Jurídico é de suma importância em todo processo para a construção de um ambiente que viabilize as iniciativas e investimentos no setor por investidores estrangeiros e nacionais. Um dos objetivos do PNT é o de estabelecer meios que garantam uma estabilidade e confiança para a obtenção de licenças, concessões, autorizações e demais exigências da esfera federal para as instalações de empreendimentos turísticos no país.

A partir dessas diretrizes estratégicas foram definidos os seguintes objetivos: incentivar o brasileiro a viajar pelo país; a chegada de turistas estrangeiros; melhorar a qualidade e aumentar a competitividade do turismo brasileiro e preparar o turismo brasileiro para os megaeventos.

2.2. Política Pública de Turismo

Pode-se definir a política pública como um conjunto de regras/ações executadas pelo Estado dirigidas para atender às necessidades de toda a sociedade. Tais políticas trabalham em conjunto com as várias secretarias do governo, visando o bem da coletividade de forma integrada.

Um dos grandes exemplos de Políticas Públicas ocorre no Município de Socorro (SP) onde houve um grande investimento na área de Turismo nos últimos anos, visando transformar a cidade em referência no que diz respeito ao “Turismo Acessível”. A cidade se preparou ao longo dos anos para receber o público com deficiência ou mobilidade reduzida, dando todo o conforto, acessibilidade ao lazer e até mesmo aos esportes radicais, este último é resultado de uma ação conjunta entre o Ministério do Turismo, ONGs, empresas locais do ramo de turismo e o governo municipal.

Foram realizados estudos necessários para possibilitar a prática de Turismo de Aventura para as pessoas com deficiência física e/ou mobilidade reduzida. Desde 2004, hotéis, pousadas, restaurantes, teatros, etc. tiveram um prazo de quatro anos para que pudessem se adaptar a este cenário. Por tudo isto a cidade é conhecida como “A capital do turismo acessível”.

O programa do Governo Federal chamado “Turismo Acessível” apresenta diversas ações que estão sendo tomadas visando à melhoria da acessibilidade do público com alguma deficiência física ou mobilidade reduzida às atividades turísticas, garantindo a utilização de serviços, edificações e equipamentos turísticos de segurança.

O programa busca alcançar os seguintes resultados:

a) 100 obras de infraestrutura turística acessíveis, realizadas nas 12 sedes da Copa do Mundo.

b) Aumento para 5% de Unidades Habitacionais (UHs) acessíveis nas 12 sedes da Copa do Mundo e seus entornos.

c) Pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho do turismo.

d) Informações acerca da acessibilidade de empreendimentos e atrativos turísticos de destinos brasileiros, disponibilizados por meio de sistema online.

e) 8.000 pessoas qualificadas e sensibilizadas para o tema acessibilidade como fator de inclusão digital e competitividade para o turismo.

Dados acima disponíveis em: < http://www.turismo.gov.br/turismo/o_ministerio/publicacoes/cadernos_publicacoes/17turismo_acessivel.html > Acesso em: 30 de maio 2014

Com estas ações o Governo Federal busca garantir vida com dignidade do público com deficiência e/ou mobilidade reduzida (turistas e não turistas), garantindo participação e inclusão na sociedade, e igualdade de oportunidades para todas as pessoas com deficiência.

2.2.1. Vertente Social

Revista Acadêmica “Observatório de Inovação do Turismo” Volume V – n 2 – junho de 2010

O lazer é um direito previsto na Constituição Federal de 1988, assim como educação, saúde, segurança, moradia entre outros, porém é relegado a segundo plano frente à urgência dos demais itens. O Turismo Social se apresenta como uma opção para satisfazer o direito ao lazer, promovendo outros benefícios intrínsecos como a cidadania e a inclusão, sendo que o papel do Estado na organização do turismo é de vital importância, pois estabelece os parâmetros do desenvolvimento da atividade nas suas prioridades e nos impactos sociais que afetam o bem estar da população. Segue abaixo os pontos fundamentais para o Turismo Social:

a) Tornar as viagens mais acessíveis ao maior número de pessoas possível.

b) Criar iniciativas turísticas que permitam a realização plena das potencialidades de cada indivíduo como pessoa e como cidadão.

c) Buscar não só benefício econômico, mas também um valor agregado que confira benefícios sociais, educativos, desportivos e de saúde ao turista.

d) Fomentar o respeito pela região turística, a não discriminação, o desenvolvimento da pessoa e dos preços justos e acessíveis.

e) Criar um ambiente de inserção e respeito às legislações sem deixar de ser renovável.

O turismo contribui de uma forma decisiva para o desenvolvimento sustentável, pessoal e cultural, levando a inclusão social, pois agrega um conjunto de valores favoráveis à integração social. O turismo rompe a barreira de isolamento, causando a integração entre diversos povos e culturas, proporcionando conhecimento e valorização de determinados ambientes e comunidades, estimulando o crescimento e interesse pela sua preservação. Além disso, o turismo tem um forte potencial de criação e ampliação de empregos (Diretos/Indiretos) o que acaba gerando uma ótima fonte de renda e melhoria na qualidade de vida das comunidades.

Porém, para que todo este processo funcione de forma assertiva temos que pensar em três fatores:

a) Infraestrutura de base: que compreende as condições de acesso (estradas, ferrovias, aeroportos, rodovias, hidrovias, etc.) e as de caráter urbano (redes de energia, água, iluminação, esgotos).

b) Superestrutura turística: É representada pelo conjunto de elementos que possibilitam a estada dos visitantes em determinado local (acomodação, alimentação, comércio, diversões, agências de viagens, lazer).

c) Indústria turística em sentido estrito: alojamento e alimentação (hotéis, campings, restaurantes, bares, pousadas).

Dados disponíveis em: < http://www2.anhembi.br/publique/media/silvia > Acesso em: 26 de maio 2014

O bom planejamento dessas estruturas permite delinear melhor o desenvolvimento do turismo, como também definir os elementos de interdependência e prioridades necessárias.

O planejamento deve ser feito pelo próprio Estado nos três níveis do governo: federal, estadual e municipal e cada processo depende do outro para que a “máquina” do turismo funcione de forma correta e traga benefícios para toda população (turistas).

2.2.2. Vertente Cultural

Turismo Cultural “Orientações Básicas 3 edição” Ministério do Turismo 2010.

Dados abaixo disponíveis em: < http://www.turismo.gov.br/export/sites/default/turismo/o_ministerio/publicacoes/downloads_publicacoes/Turismo_Cultural_Versxo_Final_IMPRESSxO_.pdf > Acesso em: 30 de maio 2014

Toda viagem turística é uma experiência cultural. “(...) ao sair do seu ambiente, o turista entra em contato com novos sabores da culinária local, com as músicas mais pedidas nas estações de rádio local, com a forma dos habitantes locais de lidarem com os visitantes”. ² Mas nem todo turista é um turista cultural. O que define o Turismo Cultural é a motivação da viagem em torno de temas da cultura.

Durante o Mundial FIFA Brasil 2014 os turistas poderão ter acesso a grande variedade cultural presente em todo território brasileiro. Regiões ricas em cultura como o Pantanal ou a região da Amazônia, que estão ligadas diretamente pela questão ambiental/natureza. Ou poderão ter acesso à cultura paulistana, por exemplo, a variedade da culinária local.

Consideram-se patrimônio histórico e cultural os bens de natureza material e imaterial que expressam ou revelam a memória e a identidade das populações e comunidades. São bens culturais de valor histórico, artístico, científico, simbólico, passíveis de se tornarem atrações turísticas: arquivos, edificações, conjuntos urbanísticos, sítios arqueológicos, ruínas, museus e outros espaços destinados à apresentação ou contemplação de bens materiais e imateriais, manifestações como música, gastronomia, artes visuais e cênicas, festas e celebrações. Os eventos culturais englobam as manifestações temporárias, enquadradas ou não na definição de patrimônio, incluindo-se nessa categoria os eventos gastronômicos, religiosos, musicais, de dança, de teatro, de cinema, exposições de arte, de artesanato e outros.

Além disso, outros recortes como turismo cívico, religioso, místico/esotérico e étnico também são considerados segmentos específicos do Turismo Cultural, o que gera amplas oportunidades para desenvolver roteiros adaptados a diversos gostos e necessidades, tanto do turista nacional quanto do estrangeiro.

Os principais atrativos do Turismo Cultural são:

a) Sítios históricos – centros históricos, quilombos

b) Edificações especiais – arquitetura, ruínas

c) Obras de arte

d) Espaços e instituições culturais – museus, casas de cultura

e) Festas, festivais e celebrações locais

f) Gastronomia típica

g) Artesanato e produtos típicos

h) Música, dança, teatro, cinema

i) Feiras e mercados tradicionais

j) Saberes e fazeres – causos, trabalhos manuais

k) Realizações artísticas – exposições, ateliês

l) Eventos programados – feiras e outras realizações artísticas, culturais, gastronômicas

m) Outros que se enquadrem na temática cultural

Dados cima disponível em: < http://www.turismo.gov.br/turismo/o_ministerio/publicacoes/cadernos_publicacoes/32mktdestinos.html > Acesso em: 26 de maio 2014

2.2.3. Vertente Econômica

De acordo com estudos realizados por instituições como a FGV e Ernest Young, a Copa do Mundo da FIFA Brasil 2014 dará um retorno financeiro que poderá variar entre R$ 142 e 183 bilhões de reais entre geração de emprego, turismo, impostos, consumo e etc.

De acordo com a última atualização da Matriz de Responsabilidades, documento este que reúne todas as intervenções relacionadas com o Mundial a cargo do Governo Federal, Estadual e cidades sedes, o custo da Copa do Mundo FIFA 2014 chegou à casa dos 26 bilhões de reais Fonte disponível em: < http://placar.abril.com.br/materia/governo-divulga-gastos-com-a-copa-do-mundo-25-6-milhoes-de-reais > Acesso em: 30 de maio 2014. Porém esse valor já está defasado (há estimativas de que, no final, a conta baterá os 30 bilhões de reais). Isso porque a última atualização da Matriz foi feita em Setembro de 2013 e publicada seis meses após a pesquisa, ficando de fora despesas como de estruturas temporárias, exigências da FIFA para todas as Arenas do Mundial, que gira em torno de 40 milhões por estádio ao todo 12 estádios.

Uma coisa já é certa: O Mundial FIFA Brasil 2014 já é a Copa mais cara de todos os tempos. Caso somarmos os valores dos três mundiais anteriores, o Mundial FIFA BRASIL 2014 será ainda o mais caro da história. Lembrando que o custo dos três últimos Mundiais é o seguinte:

a) 2002 – Japão e Coréia do Sul = R$ 10,1 bilhões

b) 2006 – Alemanha = R$ 10,7 bilhões

c) 2010 – África do Sul = R$ 7,3 bilhões

De acordo com uma matéria publicada pela Revista Veja – Edição de Outubro de 2007, as estimativas sobre o número de turistas, geração de empregos e impacto do evento sobre o PIB em geral são exageradas. Levantamentos dão conta de que em 1994 os EUA aumentaram em 1,4% o PIB; em 1998, na França, o PIB cresceu 1,3% a mais; em 2002, a Coréia o elevou em 3,1% enquanto o Japão teve decréscimo de 0,3%; e a Alemanha teve 1,7% a mais no PIB em 2006. Mas antes do Mundial da Alemanha, falou-se na criação de 100.000 empregos. Um estudo feito depois do evento contabilizou apenas metade desse total. A Coréia do Sul esperava 500.000 turistas a mais em 2002. Só apareceram 50% deles.

Dados acima disponíveis em: < http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/perguntas_respostas/copa_do_mundo/ > Acesso em: 30 de maio 2014

As expectativas para o Mundial FIFA Brasil 2014 são as mais altas possíveis. Só teremos noção se os números estimados estão corretos a partir do momento que “a bola rolar”. Segundo dados da Revista Veja do último mês de Março de 2014, o Brasil aparece como o 11º destino mais visitado do mundo. E a expectativa é que os números cresçam ainda mais entre 2014 e 2016, quando o país sediará os eventos mais importantes do esporte mundial: A Copa do Mundo (2014) e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016.

2.2.4. Vertente Ambiental e Sustentabilidade

"O desenvolvimento sustentável é aquele que responde às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de responder às suas necessidades" – diz o relatório da OMT (Organização Mundial de Turismo). Com base nisto a CNTur (Confederação Nacional do Turismo) promove ações no país pela sustentabilidade do turismo.

A Frente Parlamentar Ambientalista e a SOS Mata Atlântica são alguns projetos que visam buscar ações ecologicamente corretas.

Uma atividade, por exemplo, que utiliza muito recurso natural é o turismo, que faz da natureza pontos turísticos e exige construções de infraestruturas para receber os visitantes, porém, tem havido uma série de propostas para amenizar esses impactos, de maneira a conciliar a preservação da natureza com a expansão do turismo. É um investimento alto e nada simples de se aplicar em um curto espaço de tempo.

O Turismo Sustentável é uma maneira de manter essa infraestrutura sem atitudes ofensivas ao meio ambiente, atendendo às necessidades dos turistas e dos locais que os recebem de maneira simultânea, fazendo o necessário para atender a economia, a sociedade e o ambiente sem desprezar a cultura regional, a diversidade biológica e os sistemas ecológicos que coordenam a vida.

O conceito desenvolvimento sustentável tem três vertentes principais:

a) Crescimento econômico

b) Equidade social

c) Equilíbrio ecológico

O Brasil ainda está dando os primeiros passos para o turismo sustentável, porém algumas cidades já adotaram esse padrão de busca da sustentabilidade, que é o caso da cidade de Bonito, que fica em Mato Grosso do Sul. A cidade reúne um conjunto de equipes, empresas, ONGs e órgãos governamentais que buscam organizar e coordenar o ecoturismo da região. A cidade ainda conta com o seu próprio Gestor de Turismo, o Bonito Convention & Visitors Bureau, fundado em 2006, que gerencia diversas opções turísticas da região.

Dados acima disponíveis em: < http://www.cntur.com.br/turismo_sustentavel.html > Acesso em: 26 de maio 2014

Outra cidade brasileira que se destaca neste ponto é a capital mineira de Belo Horizonte. Destaca-se na cidade a Usina Solar Fotovoltaica, instalada na cobertura do Mineirão (um dos estádios sedes do Mundial FIFA Brasil 2014) e o fato da energia solar térmica ter se desenvolvido de forma adequada na cidade – que é considerada referência na aplicação do coletor solar para aquecimento de água e em números de edificações com a aplicação da tecnologia (aproximadamente 3.000 edifícios residenciais). Além disso, BH conta com o Programa de Eficiência Energética da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), onde parte do lucro da empresa é destinado para pesquisas e desenvolvimento.

Dados acima disponíveis em: 10 - < http://www.cemig.com.br/pt-br/A_Cemig_e_o_Futuro/sustentabilidade/Documents/Cemig%20-%20CDP%202008%20-%20pt.pdf > Acesso em: 30 de maio 2014

3 - O SISTEMA

3.1 Cliente

Buscando nos basear em tecnologia moderna com atualizações relevantes e frequentes, além de comunidade ativa, o desenvolvimento será efetuado sobre a plataforma Android e, mais especificamente, a versão 4.4 (KitKat). Com esta escolha conseguiremos segurança do sistema operacional, além de estabilidade e uso melhorado dos recursos de hardware.

3.1.1. Ferramentas auxiliares

3.1.1.1. PhoneGap

Como linha mestra para o desenvolvimento usaremos o PhoneGap disponível em: < http://phonegap.com > Acesso em: 31 de maio de 2014, um conjunto formado por bibliotecas e metodologia que permite o desenvolvimento da lógica de negócio usando linguagem bem familiar ao mundo web, HTML, Javascript e CSS.

Podemos listar as seguintes características da plataforma PhoneGap que justificam sua escolha:

a) É gratuita e de código aberto sob licença Apache versão 2.0 disponível em: < http://phonegap.com/about/license/ >Acesso em: 31 de maio de 2014, o que garante economia no custo de licenciamento, liberdade de customização e comunidade ativamente empenhada em melhorar a qualidade e estabilidade do mesmo.

b) Isola a camada de sistema operacional e hardware, tornando transparente ao desenvolvimento das regras de negócio qual será a plataforma a executar o aplicativo. Este objetivo é alcançado por meio da utilização de uma linguagem comum (HTML, CSS e Javascript) que combinada com bibliotecas pré-compiladas para vários sistemas operacionais (iOS, Android, Windows Phone, Blackberry, Bada, etc. ), permite o desenvolvimento mais rápido por dispensar conhecimentos específicos .

c) Desvincula o aplicativo da plataforma e consequentemente pode ser usado em soluções baseada em hardwares diversos. Esta versatilidade aumenta o leque de possíveis clientes para soluções pós-copa.

3.1.1.2. Google Maps

Para apresentação e guias baseados em mapas, será utilizado o serviço de mapas do Google (Google Maps). Este serviço, quando aplicado ao projeto possui as seguintes vantagens:

a) Por ser baseado em programação web, tal como o PhoneGap, permitirá que os conhecimentos técnicos dos desenvolvedores sejam reaproveitados sem necessidade de competência extra.

b) Possui licença de uso e é livre desde que o logotipo do Google permaneça visível na interface.

c) É uma ferramenta versátil que agrega outras funcionalidades além do mapa, tais como: Visões de rua, geração de rotas e navegação visual.

3.1.2. Estrutura em módulos

O projeto do aplicativo foi dividido em módulos, a saber:

3.1.2.1. Principal

Contemplará a tela inicial por onde toda a navegação iniciará com links e botões para todos os outros módulos. Este módulo exibirá também até três links para acesso direto a eventos futuros para o mesmo dia. A partir de três horas antes dos jogos, exibirá com exclusividade o caminho para os estádios de quantos jogos houver no mesmo dia.

Imagem com o fluxograma do módulo “Principal”

3.1.2.2. Inicialização

Contemplará as rotinas de atualização de dados, inclusive eventos do dia ou não, além de opções administrativas.

Inicialmente este módulo carregará a partir do servidor, informações atualizadas sobre eventos e pontos de interesse.

Considerando que eventualmente um totem pode estar fixado em um ponto onde a localização geográfica não será possível, este também obterá do servidor a informação de localização fixa em função do identificador único do dispositivo.

Imagem com o Fluxograma da inicialização

3.1.2.3. Opções administrativas

Após as atualizações e por mais dois segundos de inicialização do aplicativo, será disponibilizado o link de acesso às opções administrativas para que as atualizações possam ser feitas em um segundo momento, caso tenha falhado durante a carga inicial.

O acesso às opões administrativas somente será liberado após autenticação via Login/Senha e identificador único do Totem.

A partir das opções administrativas será possível retornar ao modo usuário e, a necessidade de novo acesso à inicialização e opções administrativas somente serão possíveis após reinicialização do aplicativo.

Imagem com o fluxograma do módulo “Inicialização”

3.1.2.4. Rede Metro-ferroviária

Abordará sistema de busca por estações de metrô e trem, bem como linhas a partir de cadastro interno.

Podemos exemplificar a malha metro/ferroviária tomando como base a cidade-sede de São Paulo Disponível em: < http://www.metro.sp.gov.br/pdf/mapa-da-rede-metro.pdf > Acesso em: 24 de maio de 2014.

Imagem com o fluxograma do módulo “Rede Metro-ferroviária”

Será possível ao usuário buscar por uma estação ou linha específica e identificar sua localização atual e como chegar até a estação/linha destino.

Imagem com o fluxograma de busca e localização

3.1.2.5. Opções auxiliares

Estas opções estarão disponíveis durante toda a navegação do usuário e compreendem as seguintes funcionalidades:

a) Mudar idioma da interface: Será exibida nas telas a bandeira correspondente ao Idioma corrente da interface, que será o Português (brasileiro) após a primeira inicialização. Ao clicar sobre a bandeira o usuário será direcionado para uma tela onde poderá escolher pela bandeira ou nome, o idioma de navegação desejado.

b) Aumentar ou diminuir fonte: Com estes links que corresponderão à Letra “A” em tamanho maior e menor, permitirá aumentar ou reduzir de dois em dois pixels o tamanho da fonte corrente de forma a facilitar a leitura para os usuários com dificuldades visuais.

c) Telefones úteis: Através deste acesso o usuário poderá visualizar facilmente telefones de maior relevância, como polícia, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU, bombeiros, defesa civil, aeroportos e rodoviárias. Este módulo também deverá ser capaz de mostrar os telefones das principais embaixadas relacionadas ao idioma escolhido pelo cliente.

Imagem com o fluxograma do módulo “Opções auxiliares”

3.1.2.6. Eventos do Dia

Os eventos serão carregados no momento da inicialização e desativados automaticamente após 1 hora do início do evento. Este módulo dará acesso direto às formas de se chegar ao local de determinado evento a partir do ponto onde o totem estiver, com a opção de o cliente escolher como quer chegar, seja de metrô, trem, carro ou ônibus.

Imagem com o fluxograma do módulo “Eventos do Dia”

3.1.2.7. Mapa da Região

Com esta opção o usuário visualizará o mapa da região, conforme fornecido pelo Google sem a marcação específica de nenhum local, além do ponto onde o usuário está no momento. Este mapa oferecerá ao cliente opções de ampliação ou redução da imagem, visualização em nível de rua (StreetView) e informações específicas sobre qualquer ponto escolhido no mapa.

Imagem com o fluxograma do módulo “Mapa da Região”

3.1.2.8. Pontos de Interesse

Será oferecida ao usuário uma série de pontos de interesse como bancos, hospitais, embaixadas e outros, agrupados em categorias como serviços, transportes, entretenimento e compras. Os pontos deverão estar ordenados primariamente pelo possível interesse do turista e alfabeticamente para pontos com probabilidades estatísticas semelhantes. Após a escolha do usuário, este será direcionado para o mapa com o ponto selecionado em destaque com detalhes sobre o mesmo, como fotos, descrição e data de abertura e fechamento.

Imagem com o fluxograma do módulo “Pontos de Interesse”

3.1.2.9. Buscar endereço

Neste módulo o usuário poderá digitar o endereço escolhido com base no banco de dados interno do aparelho de acordo com os endereços dos Correios. A cada letra digitada pelo usuário, até cinco sugestões semelhantes serão exibidas e, após escolher uma das opções e clicar em consultar, o usuário visualizará o mapa com o endereço selecionado destacado com eventual detalhamento, quando disponível pelo Google.

Imagem com o fluxograma do módulo “Buscar Endereço”

3.1.2.10. Conveniência

A princípio este módulo possui foco no turista local, mas poderá ser estendido para futuros projetos envolvendo este aplicativo. A funcionalidade disponibilizada será a carga do Cartão Bilhete único via Near Field Communication - NFC. O acesso a esta funcionalidade será dada por uma chamada externa ao aplicativo “Ponto Certo”.

Imagem com o fluxograma do módulo “Conveniência”

3.2. Servidor

Para as atualizações dos clientes utilizaremos esquema Push, ou seja, o cliente estabelecerá uma conexão com o servidor que permanecerá constantemente aberta aguardando atualizações.

As atualizações de conteúdo ocorrerão em três momentos distintos:

a) Inicialização do cliente que efetuará uma carga inicial automática de conteúdo.

b) Carga manual demandada pelo cliente administrativo via menu apropriado acessível durante o momento de inicialização.

c) Agendamento programado no servidor para atualização automática ou emergencial dos clientes ao longo do dia.

3.1.2. A carga

Para cada carga consideraremos que será efetuada em lotes, sendo cada um correspondente ao número de equipamentos por sede.

Consideraremos que cada carga terá no máximo 2Mb, segundo o detalhamento da tabela a seguir:

Tamanho (Kbytes) Conteúdo

1 Posicionamento

10 Pontos de Interesse (máximo de 10 por carga)

10 Eventos do dia (máximo de 10 por carga)

1000 Imagens dos eventos do dia (máximo de 10 por carga)

1000 Imagens dos pontos de interesse (máximo de 10 por carga)

2021 Total

Usaremos para conexão a rede 3G e no Brasil a média de velocidade ofertada para esta tecnologia é de 1Mbps. Consideraremos também que legalmente as operadoras são obrigadas a oferecer no mínimo 10% da capacidade ofertada Disponível em: < http://olhardigital.uol.com.br/noticia/3g,-3g-e-4g-quais-as-diferencas-entre-essas-tecnologias/24386 > Acesso em 31 de maio de 2014. Com isso consideraremos para efeito de agendamento de carga por Totem por período levaremos em consideração a velocidade de 100kpbs. Então, precisaremos de no máximo três minutos para efetuar uma carga completa por cliente, segundo a relação abaixo:

Descrição Valor Unidade

Limite de banda em kbps 100,0 kbps

Limite de banda em Kbps 12,5 kbps

Tempo de carga 180,0 segundos

Kbytes transferidos 2.250,0 KBytes

Mbytes transferidos 2,2 Mbytes

Para cálculo de largura de banda necessária e agenda de cargas, consideraremos o pior caso que é São Paulo com 958 totens.

Para efetuar a carga dos 958 totens simultaneamente precisaríamos de um link de 100Mbps, segundo a relação abaixo:

Descrição Valor Unidade

Link (Mbps) 100 Mbps

Link (Kbps) 102400 Kbps

Link por Totem 100 Kbps

Total de Totens 1024

Assim, seria possível lidar com o maior lote de São Paulo em três minutos. Para efeito de dimensionamento de link, consideraremos a redução do link do servidor para 10Mbps e com isso efetuaríamos a maior carga (São Paulo) em 30 minutos.

Com isso para efetuar a carga total em todas as sedes usaremos a seguinte tabela de agendamentos:

Cidades SP RJ DF BA MG PR RS PE MT AM RN CE

Totens 958 736 460 358 350 300 296 266 216 204 192 180

Tempo de carga (minutos) 28 22 13 10 10 9 9 8 6 6 6 5

Horário de agendamento (h) 10 11 12 13 13 14 14 15 15 16 16 16

3.3. Software e Configuração

Será desenvolvida uma aplicação em Java a ser mantida em execução sobre uma estrutura baseada em Linux RedHat com Apache Tomcat e banco de dados MySQL.

Esta aplicação será responsável por executar as seguintes funcionalidades:

a) Disponibilizar dados atualizados segundo os agendamentos por lote, conforme descrito acima.

b) Efetuar autenticação para o acesso administrativo nos Totens

c) Armazenar e detectar necessidades de atualização para as informações de: Localização por Totem, Pontos de Interesse e Eventos do Dia.

3.3.1. Custo de Software

Com base nas especificações dos módulos, consideramos a necessidade de cinco tipos de profissionais para esse desenvolvimento e usamos base para calculo de salário à tabela fornecida pela Info:

a) Analista de requisitos - Salário considerado: R$5.750,00 por mês

b) Webdesigner - Salário considerado: R$3.900,00 por mês

c) Analista/Desenvolvedor - Salário considerado: R$5.750,00 por mês

c) Analista/testador - Salário considerado: R$4.000,00 por mês

d) Analista especialista em servidores - Salário considerado: R$5.750,00 por mês

e) Gerente de projeto - Salário considerado: R$10.400,00 por mês

Dados acima disponíveis em: < http://info.abril.com.br/noticias/carreira/2014/02/veja-o-salario-de-180-cargos-em-ti.shtml > Acesso em 31 de maio de 2014.

Para a análise consideramos que a carga trabalhista e tributária incidente nos salários dobra os custos com mão de obra. Com isso temos a seguinte planilha de custos:

SUPORTE

ITEM DISCRIMINAÇÃO HORAS PESO CUSTO TOTAL

1.0 CUSTOS ADMINISTRATIVOS E PROJETOS R$ 135.090,00

1.1 Analista de requisitos (1) Mês 2 5.750,00 21.850,00

1.1.1 Encargos de Analista de requisitos (2) % 5.175,00

1.2 Analista/Desenvolvedor (1) Mês 2 5.750,00 21.850,00

1.2.1 Encargos de Analista/Desenvolvedor (2) % 5.175,00

1.3 Analista/testador (1) Mês 2 4.000,00 15.200,00

1.3.1 Encargos de Analista/testador (2) % 3.600,00

1.4 Webdesigner (1) Mês 2 3.900,00 14.820,00

1.4.1 Encargos de Webdesigner(2) % 3.510,00

1.5 Analista especialista em servidores (1) Mês 2 5.750,00 21.850,00

1.5.1 Encargos de Analista especialista em servidores (2) % 5.175,00

1.6 Gerente de projeto (1) Mês 2 10.400,00 39.520,00

1.6.1 Encargos de Gerente de projeto (2) % 9.360,00

2.0 ANÁLISE DE REQUISITOS E ESTRUTURA R$ 13.800,00

2.1 Análise de Pré Requisitos 48 4 13.800,00

3.0 DESIGN DE INTERFACE CLIENTE R$ 28.080,00

3.1 Base 36 3 4,5 7.020,00

3.2 Principal 24 2 3 4.680,00

3.3 Inicialização 0 0 0 0

3.4 Rede Metro-ferroviária 12 1 1,5 2.340,00

3.5 Opções auxiliares 12 1 1,5 2.340,00

3.6 Eventos do Dia 12 1 1,5 2.340,00

3.7 Mapa da Região 12 1 1,5 2.340,00

3.8 Pontos de Interesse 12 1 1,5 2.340,00

3.9 Busca Endereço 12 1 1,5 2.340,00

3.10 Conveniência 12 1 1,5 2.340,00

3.0 DESENVOLVIMENTO DO CLIENTE R$ 101.200,00

3.2 Base 64 4 8 18.400,00

3.3 Principal 16 1 2 4.600,00

3.4 Inicialização 48 3 6 13.800,00

3.5 Rede Metro-ferroviária 32 2 4 9.200,00

3.6 Opções auxiliares 16 1 2 4.600,00

3.7 Eventos do Dia 32 2 4 9.200,00

3.8 Mapa da Região 16 1 2 4.600,00

3.9 Pontos de Interesse 48 3 6 13.800,00

3.10 Busca Endereço 48 3 6 13.800,00

3.11 Conveniência 32 2 4 9.200,00

4.0 SERVIDOR R$ 32.200,00

4.1 Configuração 48 3 6 13.800,00

4.2 Serviço de atualização 64 4 10 18.400,00

5.0 TESTE E HOMOLOGAÇÃO R$ 16.000,00

5.1 Teste 80 10 16.000,00

TOTAL CUSTO DE OPERAÇÃO - TOTAL R$ 326.370,00

Referência Tabela Suporte:

Ref. (1) Disponível em: < http://www.guiarh.com.br/tabeladesalarios.htm > Acesso em: 25 de maio de 2014

Ref. (2) Disponível em: < http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/custostrabalhistas.htm > Acesso em: 23 de maio de 2014

4- HARDWARE

4.1. Cliente

4.1.1. Samsung Galaxy S4 Mini

Foi escolhido um aparelho celular devido à quantidade de recursos embutidos que serão aproveitados nas necessidades atuais e futuras do projeto. Outro ponto a favor da escolha é o baixo consumo de energia e à disponibilidade mesmo em caso de falta de energia por dispor de bateria interna.

Esse aparelho foi escolhido para controlar o terminal de atendimento por possuir os requisitos necessários para o projeto de software, conforme descrito no capítulo de software, além de ser um aparelho popular e com facilidade de aquisição de peças de reposição no mercado.

Para este projeto contaremos com o serviço de recarga de Cartão de Bilhete Único e este modelo de celular dispõe de NFC, recurso necessário para a troca de informações entre o cartão e o aparelho sem a necessidade de cabos.

4.1.2 HUB para celular

Como os aparelhos de celular possuem somente uma porta USB, caberá a esse dispositivo, que será administrado por um módulo adicional ao sistema operacional (driver) do celular.

Para suprir a necessidade de energia adicional dos dispositivos conectados ao HUB, este contará com uma fonte de alimentação externa.

4.1.3 Kit de touch screen

Dispositivo necessário para que haja a interação do usuário com o totem. Ele será alimentado e fará a comunicação com o celular através do HUB. Será responsável por transmitir os comandos efetuados na tela do Monitor para o celular.

4.1.4 Cabo conversor de USB para HDMI

Cabo adaptador para transmitir a imagem do celular para o monitor através do HUB.

4.1.5 Monitor de 18,5 widescreen

Interface principal de interação com o cliente. Usaremos monitores Samsung, pois em negociação com esta, poderemos conseguir descontos significativos no projeto já que os aparelhos celulares também serão adquiridos deste fornecedor.

4.1.6 No break 1200Va

Será utilizado para manter o funcionamento do monitor e do touchscreen mesmo em caso de falta de luz.

4.1.7 Fonte de alimentação para hub

O Kit de touch screen e o próprio celular, conectados ao HUB serão alimentados pela fonte.

4.1.8 Gabinete

Gabinete sob medida com design apropriado para abrigar o celular, monitor e os dispositivos periféricos.

4.1.9 Extensão

Servirá para conectar o totem à tomada mais próxima, quando necessário. A preferência será sempre para que o totem seja posicionado próximo a uma tomada, mas dada a grande variedade de pontos, não poderemos garantir tal disponibilidade.

4.1.10 Esquema completo

Segue diagrama de blocos da estrutura de hardware para o projeto conforme figura abaixo:

4.2 Servidores

Será contratado em fornecedores padrão de mercado (Diveo, Telefônica, Level3) estrutura de servidores para suportar a atualização dos totens. Tal estrutura deverá ser composta por:

a) dois servidores que funcionarão em estrutura de controle de carga e redundância. Para o caso de indisponibilidade, a outra assumirá as funções do serviço.

b) Um (1) servidor que funcionará como Load Balance e será responsável por concentrar as requisições e encaminhamento segundo técnica de Round Robin.

c) Link de 10Mbps para comportar a carga, conforme descrita no capítulo de software.

4.3 Manutenção

O valor de manutenção será estabelecido com a combinação de valores dos itens abaixo:

4.3.1 Índice de RMA dos componentes utilizados na fabricação do totem

De acordo com o levantamento feito pela quantidade de totens que ficará disponível ao público (4516 totens), consideraremos duas estatísticas de mercado para estimarmos o índice de defeitos de hardware para o projeto:

a) Índice de RMA do fabricante Samsung: 1,02%

Disponível em: < http://linustechtips.com/main/topic/108284-huge-list-of-failure-rates-on-pc-components-french-but-i-translated-nearly-everything/ > Acesso em: 22 de maio de 2014.

b) Nível de solução de problemas do PROCON: 5%

Disponível em : < http://oglobo.globo.com/economia/defesa-do-consumidor/celulares-motorola-nokia-samsung-sao-os-mais-reclamados-no-procon-sp-8316701 > Acesso em: 22 de maio de 2014.

Com estes dados obtemos a média de 3% com índice de RMA.

4.3.2 Mão de obra para manutenção

O valor de mão de obra é calculado tomando por base a contratação de empresas de suporte e manutenção locais às sedes de jogos da copa. Levará em consideração também a quilometragem rodada para chegar a cada local de instalação do totem.

4.4. Suporte

Suporte é parte importante para a manutenção e continuidade do totem, conforme vemos na planilha abaixo e basicamente de como funcionaria a manutenção do equipamento, que este localizado em pontos estratégicos das cidades sedes da copa do mundo, e todos os custos para manter um ponto estratégico e funcionários, como um Follow-up para monitorar e verificar os totens quebrados, uma pessoa administrativa para controle dos planos de internet que serem utilizados bem como a compra de peça, uma empresa terceira para controlar tramites legais como, funcionários, impostos e etc., o controle de suporte com uma empresa parceira que possui técnicos em cada localidade, técnicos locais para efetuar atendimento remoto, bem o envio de peças por correio e controle de estoque pela uma equipe de almoxarifado.

Como isso tem o suporte para o totem que poderão dar problema tendo um atendimento rápido e preciso, para que não haja impacto para os usuários dos totens.

SUPORTE CUSTO ADMINISTRATIVO

ITEM DISCRIMINAÇÃO HORAS PESO CUSTO TOTAL

1.0 CUSTOS ADMINISTRATIVOS R$ 60.291,30

1.1 Aluguel (1) Mês 1 2.900,00 2.900,00

1.2 Conta de Luz e Água do Escritorio ( Media) Mês 1 2.000,00 2.000,00

1.3 Material Expedientes (2) Mês 5 200,00 1.000,00

1.4 Mobiliario (2) Mês 15 500,00 7.500,00

1.5 Computadores (3) Mês 2 3.359,00 6.718,00

1.6 Servidores de aplicação (4) Mês 1 5.000,00 5.000,00

1.7 Ferramentas (2) Mês 2 2.000,00 4.000,00

1.8 Administrativo (Follow Up , Secretaria)(5) Mês 3 2.193,00 12.500,10

1.9 Encargos Administrativo*(5) % 1.973,70

1.10 Almoxarifado (5) Mês 4 2.457,00 18.673,20

1.11 Encargos Almoxarifado(5) % 2.211,30

1.12 Custos Administrativos \RH\Contador (7) Mês 1 10,000.00 10,000.00

2.0 CUSTO DE OPERAÇÃO - SUPORTE R$ 8.387,50

2.1 Atendimento Local (8) Mês 10 195,00 1.950,00

2.2 Atendimento Remoto (8) Mês 35 95,00 3.325,00

2.3 Parceiros/ Hora (8) Mês 15 195,00 2.925,00

2.4 Custo de Transporte/ Ida e Volta Calculo por KM Media(8) Mês 250 0,75 187,50

2.5 Técnico de Suporte em Informática (5) Mês 6 1.402,62 11.257,71

2.6 Encargos de Técnico de Suporte em Informática(5) % 473,66

3.0 CUSTO DE OPERAÇÃO - PEÇAS DE REPOSIÇÃO R$ 75.057,85

3.1 Compra de Peças( Parte de hardware) Mês 25 3.001,00 75.025,00

3.2 Envio de Peças \ Correios \ Sedex peso ate 5kg (6) Mês 15 2,19 32,85

4.0 CUSTO DE OPERAÇÃO - ACESSO À INTERNET R$ 162.350,20

4.1 Operadora de 3G *****(9) Mês 2258 71,90 162.350,20

TOTAL CUSTO DE OPERAÇÃO - TOTAL R$ 441.176,85

Referências Custo Administrativo:

Ref. (1) Disponível em: < http://www.zap.com.br/imoveis/oferta/Conjunto-Comercial-Sala-5-quartos-aluguel-SAO-PAULO-CENTRO-RUA-LIBERO-BADARO/ID-5034699 > Acesso em: 12 de junho de 2014

Ref. (2) Disponível em: < http://www.kalunga.com.br/ > Acesso em: 25 de maio de 2014

Ref. (3) Disponível em: < http://www.americanas.com.br/produto/117598069/computador-hp-all-in-one-pavilion-touch-23-f200br-com-intel-core-i5-8gb-1tb-led-23-windows-8 > Acesso em: 11 junho de 2014

Ref. (5) Disponível em: < http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/custostrabalhistas.htm > Acesso em: 23 de maio de 2014

Ref. (6) Disponível em: < http://labtools.com.br/list_sedex_por.asp > Acesso em: 25 de maio de 2014

Ref. (7) Disponível em: < http://www.grupodsrh.com.br/consultoria-dsrh-adm-mo-tercerizada.php > Acesso em: 23 de maio de 2014

Ref. (8) Disponível em: < http://www.novosoft.com.br/Tabela%20de%20Precos.html > Acesso em: 23 de maio de 2014

Ref. (9) Disponível em: < http://www.internetclaromodem.com.br/claro-3g-4g-planos > Acesso em: 23 de maio de 2014

5. CONCLUSÃO

Neste trabalho nós abordamos o assunto da criação de um Totem voltado em prestar um suporte ao turista estrangeiro/local que visita diversas regiões do nosso país, ainda mais com aqueles que estarão presentes nos dois grandes eventos que nosso país irá sediar: O Mundial FIFA BRASIL 2014 e os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro em 2016. Cumprimos com todos nossos objetivos, desde as pesquisas acadêmicas sobre o turismo e/ou turista, até a parte "física" do equipamento, chegando a um ponto de equilíbrio. Este trabalho foi muito importante para todos do grupo, adquirimos experiência e compreensão sobre um tema pouco conhecido por nós, podendo assim desenvolver e aperfeiçoar diversas competências que estamos aprendendo em sala de aula.

...

Baixar como  txt (50.3 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »