TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM VIII

Monografias: PIM VIII. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/12/2013  •  2.523 Palavras (11 Páginas)  •  1.285 Visualizações

Página 1 de 11

AVON COSMÉTICOS LTDA.

PIM VIII

ANÁPOLIS – GO

2013

AVON COSMÉTICOS LTDA

PIM VIII

Projeto Integrado Multidisciplinar VIII para obtenção do título de Gestor de Recursos Humanos apresentado à Universidade Paulista – UNIP

Orientador: Prof.ª Cristiane Fontana

ANÁPOLIS – GO

2013

RESUMO

O presente Projeto Integrador visa compreender melhor as teorias cursadas, com base em estudos da empresa Avon Cosméticos, vai-se entender as disciplinas dentro da realidade empresarial. Analisou-se como a empresa se comporta quanto ao treinamento e desenvolvimento de seu pessoal, valorizando-os em seu trabalho e apoiando na capacitação do mesmo, estando sempre preparado profissionalmente. Para tal treinamento, a empresa tem em mãos boas estratégias, sendo que um bom planejamento estratégico com sistemas para operações de recursos humanos, pode contribuir para o crescimento e sucesso da empresa.

Palavras- chave: treinamento, recursos humanos, estratégia.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO......................................................................................................04

2. TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO.............................................................05

3. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO.......................................................................07

4. SISTEMA PARA OPERAÇÕES DE RECURSOS HUMANOS.............................10

5. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................13

6. REFERÊNCIAS .....................................................................................................14

1. INTRODUÇÃO

No campo empresarial dada as mudanças tecnológicas e constante competitividade, uma empresa deve estar sempre atenta aos seus Recursos humanos. A empresa Avon Cosméticos é conceituada tanto no Mercado nacional, quanto fora dele, esse reconhecimento está ligado ao fato de uma boa organização de pessoal.

A empresa que emprega milhares de pessoas se preocupa com o treinamento dos envolvidos em seus negócios e como essas pessoas propagam a Marca Avon. Constantemente investe em treinamento e desenvolvimento de pessoal.

Considera o Planejamento estratégico em Recursos humanos essencial para diagnosticar os problemas existentes junto ao pessoal que com ela trabalha, também serve para avaliação e tomadas de decisão posteriores, que visem resolver as deficiências junto à equipe.

Quanto aos Sistemas de Operação de Recursos humanos, reconhece que o maior patrimônio de uma empresa são seus colaboradores, sendo por isso necessário que a Gestão atue de forma clara quanto a sanar dificuldades com Recursos Humanos, apoiando-os em seu constante desenvolvimento.

2.TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Oliveira e Cruz (2007) definem que, a Gestão de pessoas é parte fundamental para o andamento da empresa, através do profissional responsável pelo Recursos humanos é que a empresa faz o elo entre ela e seus colaboradores.

Existem diferentes tipos de Gestão, sendo que, o mais usual é a Gestão democrática e reflexiva, baseada em trabalho cooperativo, onde funcionários refletem sobre as dificuldades da empresa e propõe soluções, não cabendo isso, única e exclusivamente ao Gerente de pessoal.

Santos (2003) alicerça que a qualificação profissional deve ser avaliada já na contratação de pessoal, ainda no processo seletivo e sendo dado ênfase as habilidades do candidato a determinado Cargo, depois de contratado, precisa imediatamente ser capacitado, conhecendo a empresa onde irá atuar, suas regras de convivência, suas normas de trabalho e quando apresenta dificuldades deve ser avaliado, forma de auxiliar esse profissional na melhoria de seu desempenho.

Vargas (1996) diz que embora treinar e desenvolver sejam coisas distintas, caminham juntas, quando um funcionário é admitido, por cerca de 30 dias ele é treinado para desempenhar suas funções, após isso, entram os cursos, palestras e outros recursos que visem capacitá-lo em trabalho.

A empresa Avon, considera importante treinar aqueles que trabalham divulgando sua Marca, para tanto, quando se contrata pessoal diretamente na empresa, o gerente de Recursos humanos o orienta quanto às:

• Normas da empresa;

• Estatuto interno;

• Normas de convivência;

• Horários e folgas;

• Remuneração e benefícios;

• Objetivos a serem atingidos pela empresa.

Após essa análise, é alocado um profissional experiente para acompanhar, orientar e avaliar o novo contratado, que só passa a fazer parte da equipe se for avaliado positivamente ao final do período de treinamento. Como critérios para essa avaliação, são levadas em consideração:

• Atuação dentro da área contratada;

• Atuação em equipe;

• Cumprimento das regras;

• Assiduidade;

• Ética.

Após contratado, o colaborador entra em uma nova fase, todos sabem que, com as mudanças constantes no Mercado, capacitação é palavra chave, capacitar, nada mais significa que desenvolver o novo profissional, criar condições para que ele esteja sempre atualizado. Essa formação não depende exclusivamente da empresa, cada profissional de forma individual deve estar comprometido com sua evolução

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.2 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com