TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pim VIII

Dissertações: Pim VIII. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/6/2013  •  3.099 Palavras (13 Páginas)  •  1.590 Visualizações

Página 1 de 13

RESUMO.

No estudo das ferramentas utilizadas pelo gestor em recursos humanos, vimos duas de especial valor para a sua atividade: o planejamento estratégico que extrapola as funções departamentais do RH e se insere em todas as outras funções. A gestão empresarial sem uma boa tomada de um bom planejamento estratégico torna-se ineficaz.

Propomos um planejamento que se adequasse ao modelo de gerenciamento da organização, que é o familiar, para tal apresentamos a escola empreendedora.

A outra ferramenta são as técnicas de negociação em que foram vistos os tipos de conflitos existentes na empresa e qual a melhor técnica para resolvê-los. Vimos como o RH se comporta frente a estes conflitos e expomos a melhor maneira de resolvê-los, buscando nos valores da organização a sua base estratégica.

Foi visto toda a rotina admissional, permanência e demissional feitas pela organização.

A aplicação das leis trabalhistas nos contratos de trabalho e na relação empregado – empregador de modo geral feitas pela organização.

Palavras Chaves: planejamento estratégico, negociação, solução de conflitos e procedimentos rotineiros no recursos humanos.

ABSTRACT.

In the study of the tools used by the manager in human resources, we have seen two of special value for its activity: strategic planning that goes beyond the functions of the HR department and fits on all other functions. The business management without making a good a good strategic planning becomes ineffective.

We propose a plan that would fit the model of management of the organization, which is the family, so to present the entrepreneurial school.

The other tool is the trading techniques that were seen in the types of conflicts that exist in the company and the best technique to solve them. We saw how HR behaves toward these conflicts and expose the best way to solve them, seeking the organization values its strategic base.

Was seen throughout the routine admission, residence and demissional made by the organization.

The application of labor laws on employment contracts and employee relationship - employer generally made by the organization.

Key words: strategic planning, negotiation, conflict resolution and routine procedures in human resources.

SUMÁRIO.

1) INTRODUÇÃO 07

2) DESCRIÇÃO DA EMPRESA ESTUDADA. 09

3) PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. 09

3.1) CONCEITO. 09

3.2) IMPORTÂNCIA PARA A GESTÃO EMPRESARIAL. 09

3.3) PROPOSTA DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. 09

3.3.1) CRIANDO A BASE ESTRATÉGICA. 10

3.3.2) OBJETIVOS E METAS A ALCANÇAR. 11

4) TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO. 13

4.1) ESTRATÉGIA E PRÁTICAS USADAS PELA EMPRESA. 13

4.2) SOLUÇÕES, ÉTICA E ADMINISTRAÇÃO DE CONFLITOS. 14

4.3) R.H. E SUA ATUAÇÃO NOS CONFLITOS. 15

5) SISTEMAS PARA OPERAÇÕES DE R.H. 17

5.1) ROTINAS DO R.H. DA EMPRESA. 17

5.2) CONTRATOS DE TRABALHO X LEGISLAÇÃO BRASILEIRA 19

5.3) ADMISSÃO, PERMANÊNCIA E DEMISSÃO NA EMPRESA. 19

6) REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS. 21

INTRODUÇÃO.

Em uma empresa real, atuante do ramo de bebidas não alcoólicas e envasadas, buscamos em sua gestão as ferramentas do planejamento estratégico e da negociação.

Causou-nos surpresa o fato da sua atitude administrativa centralizada e autoritária causar tantos danos à sua gestão.

A figura de um líder maior, na pessoa de seu proprietário, é que permite tais desgastes.

Por este motivo é que propomos a criação de um RH mais autônomo e capaz de se auto capacitar, tornando mais “democrático” o seu estado atual.

Sugerimos a criação de um código de ética extensivo a todos os colaboradores.

Vimos que com a aplicação de certas técnicas de negociação por nós apresentadas, a capacidade de administrar conflitos iria tornar aceitável e até mesmo, se bem administrada, daria nova dinâmica, novas ideias, teríamos um ambiente interno sob controle e bastante ativo.

Todo seu sistema operacional de RH na área trabalhista está dentro das normas legais.

2) DESCRIÇÃO DA EMPRESA ESTUDADA.

A Indústria e Comércio de Bebidas Quinari LTDA foi criada no ano de 2006 pelo Sr. Antônio Carlos Lima Costa e iniciou sua produção no ano de 2008. A indústria está localizada no município de Senador Guiomard – Acre, conhecido como Quinari (23 km da capital Rio Branco), daí a origem para o nome do refrigerante. Apesar de ser uma empresa relativamente nova no mercado, vem ganhando espaço e aceitação de seus clientes por conta de suas bebidas saborosas, com preço acessível e o mais importante, sem deixar a qualidade de lado. A indústria conta com 65 colaboradores e tem capacidade de produção de 77.000(setenta e sete mil) litros de refrigerante por dia. Atualmente a empresa produz refrigerantes nos sabores: Guaraná, Cola, Laranja, Uva e Limão todos no tamanho PET 2l e 500 ml, em breve trará também seus refrigerantes nas embalagens de 250 ml, 1l e 1,5l além das duas novidades previstas para lançamento no primeiro trimestre de 2012 que são o Kina Power - Energy Drink e o Kina Tangerina, sendo o primeiro da região a envasar este sabor , tudo isso para melhor atender as necessidades dos nossos clientes. Quem consome os Refrigerantes Quinari tem a certeza de estar adquirindo bebidas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com