TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM VIII Unip Interativa

Artigos Científicos: PIM VIII Unip Interativa. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  1.096 Visualizações

Página 1 de 4

Usabilidade do “Sentiment Analysis”

O conceito de rede social se baseia na conexão entre pessoas que se relacionam entre si. Com o advento da internet, essas conexões se tornaram mais fáceis do que nunca, pois com a internet não há distância.

Cada um pode usar as redes sociais para objetivos diferentes. Alguns podem querer usá-las somente para o lazer e encontrar amigos, mas outras pessoas podem usá-las para fins mais profissionais, como por exemplo, a rede social LinkedIn, que é voltada para o mundo corporativo. Existem vários tipos de redes sociais voltadas para outros interesses, como por exemplo, o youtube, que é uma rede social de vídeos.

Assim, as redes sociais se tornaram um canal de oportunidades para as empresas, pois se sabe que muitos consumidores expressam suas emoções sobre as empresas em mídias sociais, daí a importância da análise para melhorar a visibilidade da empresa no mercado e “falar” mais de perto com seus clientes e assim conhecer melhor seu público-alvo.

E é com base nessas informações que serão formuladas estratégias para incentivar empresas privadas a usarem a ferramenta “Sentiment Analysis”, visando analisar e melhorar a maneira como os clientes a enxergam no mercado.

Figura 2 - Redes Sociais

Fonte: http://www.alertanoticias.com.br/noticia/empresas-usam-redes-sociais-para-atrair-consumidores,geral,187.html

3.1 Dados Estatísticos

Uma ótima forma de mostrar às empresas o grande potencial das redes sociais é através de dados estatísticos que mostram a força dessa forma de se comunicar muito usada no mundo todo, inclusive no Brasil.

Entre 2008 e 2011, o número de usuários de redes sociais duplicou e 31% deles entram no Facebook várias vezes ao dia. Sete em cada dez usuários da internet móvel se conectam a alguma plataforma social através de seu dispositivo, e 29% o fazem diariamente.

Um estudo realizado pela Universidad Complutense de Madrid (UCM) junto com a empresa de consultoria de comunicação digital Top Position apontou que 97,7% dos vestibulandos espanhóis são usuários de uma ou mais redes sociais.

A análise também destacou que Brasil, Itália e Espanha são os países com maior uso das redes sociais como perfil pessoal. O Brasil, uma das maiores economias emergentes do mundo, é o segundo país que mais envia mensagens do Twitter no planeta, atrás apenas dos Estados Unidos. Isso denota o grande potencial que o Sentiment Analysis tem, já que ele usará as informações sobre as preferências desses usuários para lhes oferecer um produto ou serviço mais adequado à suas necessidades e o mais importante é que isso será feito coletando pedidos, dicas, propostas e ideias que chegam via redes sociais. Segundo o Observatório Nacional das Telecomunicações e da Sociedade da Informação espanhol, 47,4% dos usuários que obtêm informações sobre produtos ou serviços se mostram "bastantes ou muito influenciados" pelo julgamento feito por outras pessoas na internet.

Sua importância é tão evidente que para ajudar os empresários nesta tarefa de usar as redes sociais a seu favor, o Sebrae oferece consultoria e cursos sobre o assunto. Segundo o consultor, Alessandro Henrique de Souza,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com