TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PITUAÇU SOLAR

Exames: PITUAÇU SOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  4.538 Palavras (19 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 19

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 OBJETIVOS 5

3 DEFINIÇÃO DE SISTEMA SOLARES FOTOVOLTAICOS CONECTADO A REDE 6

4 TECNOLOGIA ESTUDADA 7

4.1 Painel fotovoltaico 7

4.2 Tipos de painéis 8

5 EQUIPAMENTOS 9

5.1 Inversores de freqüência 9

5.2 Medição bidirecional 10

5.3 Módulos fotovoltaicos 11

6 PROJETO PITUAÇU SOLAR INTEGRADO A REDE DA COELBA 12

7 DIMENSIONAMENTO DO SISTEMA FOTOVOLTAICO 13

8 CONCLUSÃO 14

9 REFERÊNCIAS 15

10 ANEXOS 16

Anexo I – Radiação diária 16

Anexo II – Fotos do Estádio de Pituaçu 17

Anexo III – Especificações técnicas dos Inversores de freqüência 18

Anexo IV – Especificações técnicas dos Módulos fotovoltaicos 19

1. INTRODUÇÃO

A energia solar no Brasil começou a ser implantada através de sistemas isolados domiciliares, implantados pelos programas do Governo Federal, como “luz para todos”, que implantam esse time de sistema em casas onde a rede elétrica convencional não apresenta viabilidade econômica, devido a pequena demanda nessas residências, e o alto custo para implantação de linhas de distribuição. Após isso, começou uma busca maior pelo mercado solar fotovoltaico.

Com o passar dos anos, essa tecnologia veio crescendo e hoje ela atende os requisitos de conservação ambiental, limpa e renovável. A energia solar fotovoltaica ainda sofre muito em função do alto custo de geração, da falta de investimento e desenvolvimento dessa tecnologia, falta de normas de procedimentos da instalação e da ausência de leis que a regulem (Oliveira, S.H.,2002).

Como os problemas ambientais vêm crescendo a cada ano e se torna cada vez mais sério, projetos como o Pituaçu Solar, que utiliza energia limpa e renovável vem abrindo os olhos do Governo, e assim aumentando os interesses de todos e ganhando espaço no mercado.

O estádio de Pituaçu, localizado em Salvador – Bahia funciona como usinas geradoras de pequeno porte, funcionando em paralelo com as grandes usinas geradoras já existentes. Uma das grandes vantagens desse sistema é que os módulos foram projetados para ficar na cobertura do estádio e na cobertura do estacionamento, funcionando como parte da sua arquitetura, além do estádio ganhar o certificado de ecologicamente correto, informarão a toda sociedade as vantagens do ponto de vista ambiental. Pelo fato dos módulos serem interligados a rede elétrica, esse sistema não necessita o uso de baterias, que faz dele um sistema mais confiável, seguro e mais barato. A energia gerada em Pituaçu será usada durante o dia nas instalações do estádio e a produção excedente, lançada na rede da Coelba. O estádio de Pituaçu utiliza medidores bidirecionais, ou seja, quando a energia gerada no sistema for maior que a carga utilizada pelo estádio, o restante da demanda será injetado na rede. Mas, quando ocorrer do sistema não conseguir suprir toda a demanda da carga do estádio a concessionária (COELBA) injetará energia na rede elétrica do estádio.

2. OBJETIVOS

O presente trabalho consiste no projeto que foi viabilizado pelo programa de eficiência energética da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA) com Governo da Bahia. O objetivo deste trabalho é estudar como foi implantado o sistema solar fotovoltaico no estádio de Pituaçu, localizado em Salvador – Bahia, e as novas tecnologias usadas para a geração de energia solar injetado na rede elétrica pública.

3. DEFINIÇÃO DE SISTEMAS SOLARES FOTOVOLTAICOS CONECTADOS A REDE

O estádio de Pituaçu representa uma das formas pela qual a energia solar pode

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com