TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE COMBATE A INCÊNDIO DO IFTO

Por:   •  26/10/2015  •  Artigo  •  2.084 Palavras (9 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 9

PLANO DE COMBATE A INCÊNDIO DO IFTO

Luciane de Paula Machado1, Abdegno Farias Junior2, Adriana Pascoal Pereira3, Maria Elaine dos Santos Freitas4

1Professor  de Segurança do Trabalho – IFTO. e-mail: Luciane@ifto.edu.br; 2Discente do curso técnico em Segurança do Trabalho – IFTO. e-mail: abdegnojunior@gmail.com; ³Discente do curso técnico em Segurança do Trabalho – IFTO. e-mail:adrianapascal@gmail.com; 4Discente do curso técnico em Segurança do Trabalho – IFTO. e-mail:elainefritas@gmail.com.

RESUMO: O presente trabalho tem como finalidade descrever um plano de emergência de dois setores do IFTO campus Palmas, sendo a biblioteca e a auditória Central. Tendo como objetivo estabelecer procedimento para atendimento às situações de emergência seja ele ambiental, de acidentes, incêndios e/ou explosões (sinistros), indicando as diretrizes de atendimento em situações tidas como emergência e de consequência de impactos que possam estar associados. Tem como base uma pesquisa exploratória e fundamentou-se em análise qualitativa e interpretativa, baseada na realidade observada. Sendo que a investigação foi realizada no mês de maio de 2015, IFTO campus Palmas na Biblioteca e Auditório central. Foram realizadas várias visitas nos setores, sendo observado o que se caracteriza risco de incêndio e suas possíveis prevenções. O plano de Emergência constitui-se num conjunto de diretrizes com o objetivo de fornecer estrutura para o atendimento a acidentes com veículos de transporte que envolvam vazamentos de produtos perigosos. Foram dimensionados extintores, portas de emergência, Brigada de incêndio entre outras.

Palavras–chave: Brigada de incêndio, Evacuação, Plano de emergência.

FIGHTING FIRE PLAN IFTO

ABSTRACT: This paper aims to describe an emergency plan two sectors IFTO campus Palmas, and the library and the Central Auditing. Aiming to establish a procedure to attend to emergencies be it environmental, accidents, fires and / or explosions (claims), indicating the guidelines of care in situations perceived as emergency and consequence of impacts that may be associated. It is based on an exploratory survey and was based on qualitative and interpretative analysis based on observed reality. Since the research was conducted in May 2015, IFTO campus Palmas in central Library and Auditorium. Several visits were carried out in the fields, and observed the characterized risk of fire and possible preventions. The Emergency Plan is up a set of guidelines in order to provide structure for attending to accidents involving vehicles carrying dangerous goods leaks. Extinguishers were sized, emergency doors, fire brigade and others

KEYWORDS: Fire brigade , Evacuation, Emergency plan .

INTRODUÇÃO

        O presente trabalho tem como finalidade descrever um plano de emergência de dois setores do IFTO campus Palmas, sendo a biblioteca e a auditória Central. Tendo como objetivo estabelecer procedimento para atendimento às situações de emergência seja ele ambiental, de acidentes, incêndios e/ou explosões (sinistros), indicando as diretrizes de atendimento em situações tidas como emergência e de consequência de impactos que possam estar associados.

                Os planos de emergência são elaborados de acordo com as diretivas emanadas da Comissão Nacional de Proteção Civil e estabelecerão, nomeadamente: A tipificação dos riscos; As medidas de prevenção a adotar; A identificação dos meios e recursos mobilizáveis, em situação de acidente grave ou catástrofe; Os critérios de mobilização e mecanismos de coordenação dos meios e recursos, públicos ou privados, utilizáveis; A estrutura operacional que há de garantir a unidade de direção e o controlo permanente da situação; A definição das responsabilidades que incumbem aos organismos, serviços e estruturas, públicas ou privadas, com competências no domínio da proteção civil.

                Prevenir incêndios é tão importante quanto saber apaga-los ou mesmo saber como agir corretamente no momento em que eles ocorrem. Para evitar que situações de perigos saiam do controle. Com essa evolução, a doutrina de combate a incêndio passou a considerar para o combate a incêndios táticas de duas classes: defensiva e ofensiva (OLIVEIRA, 2005, p. 68 e GRIMWOOD, 2008).        O plano de emergência tem a finalidade de prepara os funcionários para um rápido e eficiente abandono do edifício em caso real de incêndio ou qualquer outra forma de emergência.

Hartin (2007a) acrescenta que Operações de combate a incêndio seguras e eficientes exigem: 1) sólida compreensão de como o fogo desenvolve-se dentro de um cômodo ou edificação; 2) habilidade para “ler” os indicadores do comportamento do fogo; 3) conhecimento de como operações táticas irão influenciar o desenvolvimento do fogo e o ambiente no interior da edificação; 4) elevado nível de destreza na aplicação desses conceitos.

Preparar os funcionários para um rápido e eficiente abandono do edifício, em caso real de incêndio ou qualquer outra emergência. Todos os funcionários deverão se familiarizar com as saídas de emergência existentes em seu local de trabalho, conhecendo as instruções específicas para abandono de sua área, assim como, os respectivos coordenadores de abandono.

 

MATERIAL E MÉTODOS

                O presente trabalho teve como base uma pesquisa exploratória e fundamentou-se em análise qualitativa e interpretativa, baseada na realidade observada. Sendo que a investigação foi realizada no mês de maio de 2015, IFTO campus Palmas na Biblioteca e Auditório central.

Foram realizadas várias visitas nos setores, sendo observado o que se caracteriza risco de incêndio e suas possíveis prevenções.

        Na avaliação do levantamento dos riscos de combate a incêndio Palmas -TO, utilizaram-se os parâmetros contendo os seguintes passos: 1) conhecimento do processo de trabalho no local analisado; 2) identificação dos riscos existentes; e 3) identificação das medidas preventivas e sua eficácia.

        Para identificar e conhecer o processo de trabalho e identificar os riscos, foi realizado avaliações in loco. Um dos métodos utilizados nessa avaliação foi a inspeção em segurança do trabalho, realizada mediante aplicação da Lista de verificação dos riscos existente na biblioteca e auditório central do IFTO campus Palmas, que abordaram os principais aspectos a serem levados em consideração no diagnóstico das condições de segurança (ou risco) de um posto de trabalho, especificado nas Normas Regulamentadoras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (386 Kb)   docx (373.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com