TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE EXPORTAÇÃO

Casos: PLANO DE EXPORTAÇÃO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2015  •  1.469 Palavras (6 Páginas)  •  344 Visualizações

Página 1 de 6

PLANO DE EXPORTAÇÃO

Introdução

O processo de exportação de alimentos para o exterior costuma ter particularidades específicas, tais como armazenagem especial, prazos rigorosos a serem cumpridos, etc.

No projeto que iremos desenvolver, ou seja, exportação de frangos tem-se além da exigência de diversos certificados específicos, temos como grande diferencial das outras exportações a forte e marcante presença da cultura muçulmana.

Pontos como postura de negociação, maneira de falar, e até o modo de sentar, podem garantir o sucesso ou o fracasso da negociação.

O mercado está em franca expansão, principalmente o mercado consumidor de frango, onde o Brasil é líder.

A cultura, as curiosidades e o processo de exportação são os pontos que estaremos apresentando no desenvolvimento deste projeto.

Objetivo

Nosso objetivo é evidenciar o processo de exportação de frango congelado para a Arábia Saudita.

Metodologia

Utilizamos o conhecimento do diretor Celso Karam da empresa KARPA LOGISTICA LTDA , sites e livros especializados .

Empresa Brasil Foods

A empresa BrFoods foi criado 2009 com fusão das empresas Perdigão e Sadia , um dos principais pontos fortes desta organização é a sua cultura organizacional. Emprega 115 mil funcionários , atua no segmento de carnes( aves, bovinos e suínos) e laticínios.Com isso é a maior empresa exportadora de proteínas do Brasil, principalmente do oriente médio.

Motivo Econômico

A avicultura brasileira deu saltos de produção incríveis nos últimos anos, acirrando ainda mais a competição com a carne bovina, ainda a mais consumida no País.

A produção de carne de frangos no Brasil cresceu 124% nos últimos 10 anos, enquanto nos Estados Unidos, maiores produtores mundiais, aumentou 45% no mesmo período. E mais: a produção desse ano deve chegar a 7,82 milhões de toneladas, evidenciando o Brasil como o maior potencial de expansão nessa atividade de intensa competição entre os países da União Européia, como a França, e América do Norte – cuja produção é tradicionalmente subsidiada.

Plano de marketing

Segundo Costa e Crescitelli (2007), o marketing pode ser definido como“ Conjunto de atividades que visa a satisfação das necessidades e dos desejos de um ou vários mercados, através da oferta de produtos, adquiridos por um processo de troca .”

Análise SWOT

 Pontos fortes e Oportunidades;

 Grande quantidades de clientes;

 poder de negociação estrutura de exportação devido o mercado vulnerável;

 investimento em infra estrutura no Brasil;

 Pontos fracos e Ameaças

 Dificuldades de integração de cada empresa da BrFoods;

 Dificuldade na readequação na produção entre as 50 fabricas do Brasil;

 Novas empresas no nichos de mercado

Os 7P’s do Marketing

 Produto: Exportação de carnes, laticínios e congelados;

 Preço: Depende de cada operação;

 Promoção: A empresa que monopoliza o trabalho, sua pagina na internet com muitas informações;

 Praça: Localizado em ponto estratégico, para sua maior visibilidade;

 Pessoas: Funcionários capacitados, que trabalham sempre para atender da melhor maneira os seus clientes;

 Phisio: Um ambiente limpo, seguro e agradável;

 Processos: Relativo ao processo de exportação segue da seguinte maneira; Negociação com o cliente > Emissão de documentos(fatura , packinglist entre outros) > Transporte e entrega do produto no porto / aeroporto > Desembaraço > Embarque > Chegada/Recebimento > Pagamento.

Análise Competitiva

Competitividade, agressividade comercial da avicultura de exportação do Brasil, menor custo de produção do mundo, o mais eficiente produtor mundial, segundo a International Finance Corporation (IFC), explicam o brilhante resultado alcançado pelo setor. O Brasil assumiu em 2004 a posição de maior exportador de frangos do planeta. O setor exportador de frangos consolidou-se como segundo maior no ranking da exportação do agro negócio brasileiro. As condições de clima e meio-ambiente no Brasil são ideais para a criação de frangos. Toda matéria prima necessária a produção de aves é produzida em solo brasileiro (milho e soja).

Tecnologia - Sistema integrado => Um competente sistema de integração desenvolvido pelas agroindústrias, difundido nas áreas de produção, é o responsável pelas conquistas brasileiras. Sinérgico, o modelo conciliou a eficiência produtiva de milhares de pequenos avicultores e a enorme capacidade de produção em escala e distribuição dos processadores de carnes.

A tecnologia da informação é a ferramenta essencial para empresa moderna. Ela garante agilidade e qualidade na troca de informações, o que é indispensável para uma grande empresa como a BrFoods, é para área do comercio exterior, que é quase totalmente informatizada. Um exemplo da informatização nesta área é SISCOMEX.

Benefícios dos sistemas informatizados

 Controle dos processos;

 Melhor controle de estoque;

 Melhor gestão financeira;

 Agilidade no serviço;

 Redução de custos;

 Maior eficiência;

Orientação das indústrias para:

 Construção e instalação de aviários e equipamentos.

 Treinamento de manejo.

 Ração balanceada, baseada em milho (66%) e soja (24%).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com