TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE LUBRIFICAÇÃO INTELIGENTE

Por:   •  13/8/2016  •  Artigo  •  1.655 Palavras (7 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 7

pLANO DE LUBRIFICAÇÃO INTELIGENTE EXECUTADO POR PLANILHA COM PROGRAMAÇÃO EM VBA APLICADO EM PLANTAS INDUSTRIAIS

Eric Fernandes Maia¹, Joaquim Renato Barros²

1- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Monte Castelo, São Luís, Brasil ericfmaia@gmail.com

Palabras clave: Lubrificação, Manutenção, VBA, Engenharia Mecânica.

Resumo

A análise de óleos lubrificantes e líquidos de arrefecimento é um excelente termômetro para indicar as condições protetoras dos fluidos e consequentemente o nivel de desgaste de peças e componentes: como transmissões, motores diesel, sistemas hidráulicos e outros.

Sabemos da grande importancia da lubrificação na manutenção, pois ao colocarmos uma camada de um lubrificante entre duas superfícies de uma determinado equipamento, impediremos o contato entre estas. Retirando esse contato, evitaremos durante o movimento, cisalhamento e arranhamento com o desprendimento de calor e desgaste dessas superfícies. Definiremos então como lubrificante, as substâncias que interpostas entre duas superfícies em deslocamento relativo, diminuem a resistência ao movimento. A função dos lubrificantes é evitar o contato metálico, reduzir o atrito, e conseqüentemente o desgaste, refrigerar, etc. Os principais fatores que exercem influência na lubrificação são: velocidade, temperatura e pressão.

O objetivo de um plano de lubrificação é promover uso correto dos lubrificantes reduzindo a quantidade de manutenções corretivas, diminuindo a reposição de peças e aumentando a produtividade. Ao implantar um sistema de planejamento deste porte e controle de lubrificação e treinamento de pessoal responsável por esta área é possível reduzir o desgaste excessivo de componentes mecânicos e falhas devido ao emprego de lubrificantes não recomendados, bem como por lubrificação inadequada e aplicação correta das técnicas de lubrificação. O emprego racional de lubrificantes elimina o desperdício e prolonga a vida útil dos lubrificantes em uso e das máquinas. Este controle é feito por meio do acompanhamento das cargas por programa de análise.

Pensando neste cenário foi desenvolvido uma planilha (figura 1) inteligente programado em VBA que é capaz de determinar rotas otimizadas, quantidade de lubrificante a ser aplicado e técnicas de lubrificação eficiente a partir de um levantamento de dados de máquinas como rolamentos, temperaturação de operação, classificação, rotação e etc. Tudo isso visando minimo de perdas possíveis de consumo de lubrificantes, paradas de equipamentos postergando a vida útil do mesmo, além de promover um ganho de qualidade para o lubrificador. [pic 1]

Figura 1: Ilustração da planilha em VBA. (a) Parâmetros de cálculos para a rota (b) Dados de máquinas

Este plano foi aplicado em plantas industriais (Alcoa e Hydro) que antes apresentavam grande déficit de manutenção relacionados a lubrificação (paradas, retrabalhos, lubrificação deficiente e etc). E a utilização desta planilha promoveu uma evolução significativa neste aspecto organizacional da manutenção tornando ela mais eficiente e orgânica.


  1. INTRODUÇÃO

Em qualquer setor industrial, independentemente do seu tamanho, o estabelecimento de um programa lógico, ou seja, um plano de lubrificação é fator primordial para a obtenção da melhor eficiência operacional dos equipamentos.

A existência de um plano de lubrificação e sua implementação influem de maneira direta nos custos industriais pela redução do número de paradas para manutenção, diminuição das despesas com peças de reposição e com lubrificantes e pelo aumento da produção, além de melhorar as condições de trabalho dos serviços de lubrificação de uma determinada empresa.

O primeiro passo para a elaboração e instalação de um plano de lubrificação refere-se a um levantamento cuidadoso e detalhado das máquinas e equipamentos e das suas reais condições de operação.  Para maior facilidade, recomenda-se que tal levantamento seja efetuado por setores da empresa, especificando-se sempre todos os equipamentos instalados, de maneira que eles possam ser identificados de maneira inequívoca e corretamente.

Uma vez concluído este primeiro passo, deve-se fazer um levantamento dos manuais dos fabricantes destes equipamentos levantados e verificar quais os tipos e marcas de lubrificantes para eles recomendados.

De posse dos dados anteriores, deve-se elaborar um plano de lubrificação para cada equipamento, em que ele deve ser identificado. E ainda mencionar todos os seus pontos de lubrificação, métodos a empregar, produtos recomendados e periodicidade da lubrificação.

[pic 2]

Figura 2: Modelo de um plano de lubrificação utilizada pela LUBRIFIQUE, nela vemos a relação de máquinas que sofrerão a lubrificação.

Visando racionalizar o uso dos óleos e graxas lubrificantes, sempre que é elaborado um plano de lubrificação procura-se reduzir ao máximo a quantidade de produtos recomendados, pois o objetivo deste trabalho também é reduzir custos.

No que se refere ao controle, podem ser elaboradas fichas para cada seção da empresa, nas quais serão mencionados os respectivos equipamentos e anotados dados como: freqüência de lubrificação, quantidade de lubrificantes a aplicar etc. Tais fichas são distribuídas aos operários encarregados da execução da lubrificação e devem ser devolvidas com as anotações devidas.

O consumo é controlado, quando possível, por equipamento.  Em geral, para métodos de lubrificação manual (almotolia, pistola de graxa, copos graxeiros, copos conta-gotas etc.), fica difícil o controle de consumo por equipamento. Recomenda-se, nesse caso, considerar o consumo por seção, dividi-lo pelo número de pontos lubrificados, obtendo-se então um consumo médio por ponto de lubrificação, que multiplicado pelo número de pontos a lubrificar do equipamento, fornece o seu consumo médio no período de tempo considerado. Esse consumo deve ser dimensionado de acordo com o porte de cada empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.9 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (2.6 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com