TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POLARIDADE

Pesquisas Acadêmicas: POLARIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/7/2013  •  1.156 Palavras (5 Páginas)  •  825 Visualizações

Página 1 de 5

LABORATÓRIO – QUÍMICA

POLARIDADE MOLECULAR E SOLUBILIDADE DE SUBSTÂNCIAS

1) OBJETIVO

A finalidade desta aula é constar, na prática, evidencias de que algumas substâncias são formadas por moléculas polares, enquanto outras são constituídas por moléculas apolares. A natureza iônica, polar ou apolar, de uma substância influi na sua solubilidade em determinados solventes; por isso, nesta aula verificamos também a solubilidade de alguns compostos.

2) MATERIAL NECESSÁRIO

1-Substâncias

- Cloreto de Sódio (NaCl).

-Açúcar (C12H22O11)

-Enxofre

-Álcool Etílico (C2H5OH)

-Água (H2O)

-Álcool Butílico (C4H10O)

2-Vidrarias

-Pipeta Graduada

-Tubos de ensaio

3-Materiais Diversos

-Pisseta

-Pera

3) INTRODUÇÃO TEÓRICA

O presente trabalho visa relatar os testes de solubilidade de algumas substâncias, com o objetivo de classificá-los de acordo com sua interação com determinado solvente, os quais serão identificados na prática laboratorial e, por conseguinte descrevidos. O conceito de solubilidade, de forma geral é a capacidade de uma substância tem de se dissolver em outra. E solução é uma mistura de soluto mais solvente, em uma única fase podendo assim ser classificada como homogênea

Define-se:

1. Solvente: Este é o componente da solução que se apresenta em maior quantidade. Freqüentemente, mas não necessariamente, ele é a água, o que caracteriza uma solução aquosa. Em nosso curso trataremos apenas de solução aquosa.

2. Soluto: Este é o componente que, usualmente, se apresenta em menor quantidade. É a substância que se dissolve no solvente.

3.

Quando uma substância sólida se dissolve em um líquido, o sólido parece desaparecer. As partículas do sólido de tamanhos visíveis se quebram em partículas minúsculas que são distribuídas ao acaso através do líquido, e o líquido permanece transparente, o que dá sentido de ser homogênea, isto é, de composição única. O soluto forma uma espécie de ligação com o solventeNo caso de soluções aquosas, esta ligação pode ser do tipo de ligações de hidrogênio, como no caso do açúcar em água (Figura 1.1), ou de hidratação (solvatação, no caso do solvente não ser a água), como ocorre com o sal de cozinha (cloreto de sódio) em água (Figura 1.2).

Substâncias polares tendem a serem solúveis em substâncias polares e substâncias apolares em substâncias apolares. Isso ocorre porque uma molécula polar possui o pólo positivo e o pólo negativo e esses pólos atraem os pólos opostos de outra molécula, dessa forma solubilizando com maior facilidade. A solubilidade entre substâncias apolares ocorre pelas forças de dipolo induzido.

.

4) PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

A atividade inicial descrita pela fundamentação teórica tratava da realização de testes de solubilidade e polaridade, esta requereu as seguintes misturas realizadas cada qual em seu devido tubo de ensaio devidamente demarcado:

1. 1 mL de Água + 1 pitada de Cloreto de Sódio;

2. 1 mL de Álcool Etílico + 1 pitada de Cloreto de Sódio;

3. 1 mL de Álcool Butílico + 1 pitada de Cloreto de Sódio;

4. 1 mL de Água + 1 pitada de Açúcar;

5. 1 mL de Álcool Etílico + 1 pitada de Açúcar;

6. 1 mL de Álcool Butílico + 1 pitada de Açúcar;

7. 1 mL de Água + 1 pitada de Enxofre;

8. 1 mL de Álcool Etílico + 1 pitada de Enxofre;

9. 1 mL de Álcool Butílico + 1 pitada de Enxofre;

- Agitar cada tubo e observar os resultados.

5) RESULTADOS E DISCUSSÃO

- Água como solvente.

A distribuição de moléculas em um fluido é controlada pela energia de interação entre as mesmas. A natureza da interação, por sua vez, depende sensivelmente da geometria molecular e distribuição das cargas. No caso particular da água, ela é uma molécula polar e a ligação de hidrogênio entre suas próprias moléculas ou com outras de mesma afinidade é um componente predominante para as energias de interação.

Formalmente as propriedades das soluções podem ser levadas em consideração em termos de três contribuições para com a energia potencial total: efeitos de solvente-solvente, solvente-soluto e soluto-soluto.

A água dissolve muitas substâncias sólidas, líquidas ou gasosas, especialmente ácidos e sólidos iônicos. Moléculas que são facilmente miscíveis com a água são provavelmente também polares e contém um ou mais grupos capazes de fazerem ligações de hidrogênio.

Por ser polar, a água aproxima-se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com