TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Solubilidade e Polaridade da Substância

Resenha: Solubilidade e Polaridade da Substância. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/3/2014  •  Resenha  •  251 Palavras (2 Páginas)  •  340 Visualizações

Página 1 de 2

2º Método : Solubilidade e Polaridade de Substâncias.

Numerou-se nove tubos de ensaio de forma que três correspondesse ao grupo 1, três ao grupo 2 e três ao grupo 3, com o auxilio de pipetas graduadas colocou-se 5ml de água deionizada nos tubos de número um , 5ml de álcool etílico nos tubos dois, e nos tubo de número três colocou-se 5 ml de benzeno, adicionou-se cinco gotas de óleo de soja nos tubos de número 1,2 e 3, na sequência agitou-se os tubos isoladamente.

Respectivamente nos tubos 1,2 e 3 sequentes colocou-se 5 gotas de óleo de cozinha mais uma pitada de sal, e nos tubos 1, 2 e 3 restantes colocou-se 5 gotas de óleo de cozinha mais um cristal de iodo, não agitou-se os mesmos.

Resultados:

Grupo 1 : notou-se que o óleo de cozinha ficou totalmente diluído apenas no benzeno, isso por que tanto o benzeno quanto o óleo de cozinha são substância apolares. Já no álcool o óleo formou um precipitado no fundo do tubo. E a água como é polar não solubilizou o óleo que é apolar.

Grupo 2: percebeu-se que ao adicionar o sal de cozinha nas substâncias apenas a água solubilizou totalmente, isso ocorre pois os dois compostos são polares. No benzeno não dissolveu e no álcool tanto o óleo quanto o sal ficaram no fundo do tubo.

Grupo 3: notou-se que apenas o benzeno solubilizou totalmente o cristal de iodo. Já o álcool solubilizou parcialmente e a água não solubilizou. O benzeno solubilizou pois éuma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com