TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFOLIO 2º SEMESTRE ADS

Monografias: PORTFOLIO 2º SEMESTRE ADS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/5/2013  •  2.116 Palavras (9 Páginas)  •  859 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 TÍTULO NÍVEL 2 – SEÇÃO SECUNDÁRIA 4

2.1.1 Título Nível 3 – Seção Terciária 4

2.1.1.1 Título nível 4 – Seção quaternária 4

2.1.1.1.1 Título nível 5 – Seção quinária 4

3 EXEMPLOS DE ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO 5

3.1 EXEMPLO DE GRÁFICO 5

3.2 EXEMPLO DE FIGURA 5

3.3 EXEMPLO DE QUADRO 6

3.4 EXEMPLO DE TABELA 6

4 CONCLUSÃO 7

REFERÊNCIAS 8

APÊNDICES 9

APÊNDICE A – Instrumento de pesquisa utilizado na coleta de dados 10

ANEXOS 11

ANEXO A – Título do anexo 12

1 INTRODUÇÃO

Quando falamos em Sistemas de Informação estamos afirmando que esse conteúdo semântico deriva do conceito de sistema como atividade humana, o qual pode envolver, ou não, a utilização de computadores. O Sistema de Informação funciona, portanto, como suporte às ações e decisões humanas e depende do contexto em que estão inseridos.

Deste modo, um Sistema de Informação é um conjunto de elementos, relacionados entre si, atuando num determinado ambiente com o fim de alcançar objetivos comuns e, com capacidade de autocontrole. O conjunto de elementos tem que ser analisado como um todo, podendo os Sistemas de Informação ser fechado ou aberto.

Considerando que atualmente as empresas utilizam tecnologias para suportar a sua atividade sistémica, podemos considerar os Sistemas de Informação como uma combinação de procedimentos, informação, pessoas, Sistemas de Informação e Tecnologia da Informação, organizadas para o alcance de objetivos de uma organização. Estes devem ser vistos dentro do contexto sistémico, como conjuntos de subsistemas relacionados entre si, que possibilitam o acesso e a gestão da informação, suportados pelos Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação e pelos Sistemas de Comunicação.

A competitividade de forma global é a palavra chave no mercado, quer seja entre os setores ligados ao mesmo ramo de atividade, ou não. Todos estão o tempo todo, buscando sua atualização no mercado, a sua eficiência (tanto nos produtos, como nos serviços oferecidos), buscando oferecer qualidade.

Nesta busca constante pela satisfação do cliente e qualidade dos produtos, que as empresas começam a rever e reestruturar seus conceitos, tentando assim detectar e até mesmo antecipar-se aos possíveis problemas, buscando para isso, soluções imediatas e em longo prazo. Toda empresa deve ter um planejamento, gerenciamento e recursos, para poderem ser disponibilizados de acordo com sua necessidade e capacidade. Deve ter, contudo, apoio de todos os departamentos para que possa desenvolver um trabalho que permita garantir ao cliente um nível de serviço adequado ao que se propõe e ao que o cliente procura.

O trabalho foi desenvolvido dentro do cenário proposto, ou seja, uma locadora de livros, mais precisamente, “Nossa Locadora de Livros”: estuda, entre outras características, um sistema adequado de controle de estoque e necessita para isso de um controle rigoroso. Para exercer bem essa função precisamos de um Sistema de Informação adequado, para que a empresa, não comprometa seu capital, muitas vezes com custo alto de armazenagem e, com isso comprometendo sua competitividade.

O estudo foi desenvolvido através do cenário proposto e teve como intento estudar o seguinte problema: “Elaborar atividades de pesquisa bibliográfica descrevendo as características e tipos de sistemas de informação, assim como a evolução da composição de computadores existentes desde a época em que a empresa ‘Nossa Locadora de Livros’ adquiriu o seu primeiro computador com o intuito de informatizar as suas rotinas”.

O objetivo principal deste trabalho é que com a informatização e com foco para a mecanização das rotinas, a empresa possa começar a desenvolver a organização de seus processos, melhorando, com isso, seu desempenho, atuando assertivamente de forma que reduza o número de pedidos com itens faltantes; realize uma compra de acordo com as necessidades, pois tendo estoque em mãos evitará a compra de produtos dos quais não precise ou não tenha uma grande saída e, evitando esse procedimento, conseguirá manter sempre estoques enxutos e, consequentemente, ganhando em competitividade.

Também para que a partir dessas informações, a empresa tenha um meio de administrar, controlar e auxiliar seus funcionários para um bom desenvolvimento nas rotinas de locação. E ainda para que possa tomar decisões rápidas e eficientes no dia a dia, bem como adotar procedimentos que visem a adequar, reduzir e controlar seus níveis de estoque de produtos acabados.

Também tem como objetivo, ganhar agilidade nos trabalhos internos, uma vez que os funcionários perdem muito tempo, para ir verificar “in loco”, se tem no estoque os livros para aluguel.

Um gerenciamento de estoques eficaz tem grande influência dentro de uma empresa, pois ele pode determinar a lucratividade e ainda pode aumentar as receitas da empresa.

Portanto, para se alcançar melhor desempenho, o gerenciamento de estoques deve saber tomar decisões bem positivas, no que se refere a aprimoramento, pois agindo assim a locadora pode ter um melhor nível de fluxo de caixa..

2 OBJETIVO

O principal objetivo é ter um alcance das metas de melhoria não importando o tamanho da empresa. Para isso, é importante ressaltar que existem maneiras pelas quais estas metas serão atingidas:

Deste modo, esperamos o melhor para a confidencialidade de clientes, integridade e disponibilidade da informação dentro da empresa.

Neste tipo de atuação serão feitas sucessivas modificações nos processos atuais da empresa, tais como dar mais treinamento aos operadores, empregar matérias primas de qualidade mais uniforme e aperfeiçoar a forma de utilização de equipamentos e ferramentas, tais como a implantação de um processo totalmente modernizado de informatização (software e aplicativos), visando o alcance das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com