TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Individual 2 Semestre Ads

Exames: Portfólio Individual 2 Semestre Ads. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.162 Palavras (5 Páginas)  •  456 Visualizações

Página 1 de 5

MODELOS DE PROCESSOS

Trabalho apresentado ao Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná – contemplando Modelo de Processo de Software, sua evolução, vantagens e desvantagens.

CANOAS, 2013

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO.........................................................................................................04

2. OBJETIVO................................................................................................................05

3. DESENVOLVIMENTO............................................................................................06

3.1 ESCOLHA E DESCREVA UM MODELO DE

PROCESSO DE SOFTWARE.................................................................................06

3.2 DESCREVE A EVOLUÇÃO DO

MODELO (BREVE HISTÓRIA)............................................................................06

3.3 APRESENTE AS VANTAGENS E

DESVANTAGENS IDENTIFICADAS...................................................................07

3.4 DÊ UM EXEMPLO DO MODELO....................................................................07

3.5 APÓS A CONCLUSÃO DA ETAPA DE

DEFINIÇÃO DO MODELO DO PROCESSO,

INDIQUE UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO

ATUAL E JUSTIFIQUE SUA ESCOLHA...............................................................08

4. CONCLUSÃO...........................................................................................................09

5. REFERÊNCIAS........................................................................................................10

1. INTRODUÇÃO

O Scrum é um processo iterativo e incremental para o desenvolvimento de qualquer produto e gerenciamento de qualquer projeto, mais framework que uma metodologia, mais atitude que um processo. Usado para gerenciar projetos desde 1990 extremamente simples, mas eficiente.

A seguir descreverei algumas itens como objetivo, vantagens e desvantagens do modelo de gerenciamento Scrum.

2. OBJETIVO

Este portfólio tem como objetivo fazer uma apresentação sobre uma das mais conhecidas Metodologias Ágeis para Desenvolvimento de Software, o SCRUM, e suas vantagens e desvantagens do uso.

3. DESENVOLVIMENTO

3.1 ESCOLHA E DESCREVA UM MODELO DE PROCESSO DE SOFTWARE

Scrum é um modelo de processo ágil de desenvolvimento de software constituído por um conjunto de práticas e regras utilizadas para gerenciar e controlar todo o desenvolvimento. O processo se dá de por pesquisa de campo tendo por base três pilares: transparência, inspeção e adaptação. Isso faz com que todos os envolvidos no processo conheçam seus aspectos e façam as adaptações necessárias para atingir seus objetivos. O Scrum utiliza em sua estrutura conceitos do modelo espiral, onde cada ciclo da espiral de desenvolvimento seria equivalente ao que no Scrum é conhecido como Sprint (Iteração). No início de cada Sprint, o time seleciona as tarefas que ele acredita terminar durante a interação. Após esta etapa, o time se concentra no trabalho, decidindo qual será a melhor maneira para se realizar todas estas tarefas. Durante a Sprint são feitos acompanhamentos constantes para identificar possíveis problemas que possam impedir a realização do trabalho. No final da Sprint é entregue um incremento do trabalho para análise dos responsáveis.

3.2 DESCREVE A EVOLUÇÃO DO MODELO (BREVE HISTÓRIA)

Scrum é uma metodologia ágil voltada ao desenvolvimento de software. Surgido ainda na década de 1990, este modelo é resultado dos esforços conjuntos de especialistas da área de sistemas, com destaque especial para Ken Schwaber e Jeff Sutherland. O termo “scrum” é originário do meio esportivo: no jogo de rugby esta palavra de língua inglesa refere-se ao reinício de uma partida logo após uma infração leve. Na Figura 1 é apresentada a representação esquemática de um processo baseado nesta metodologia, com os diferentes itens citados sendo descritos nas próximas seções.

3.3 APRESENTE AS VANTAGENS E DESVANTAGENS IDENTIFICADAS

Vantagens

O processo de sprint permite "bom o suficiente" desenvolvimento que resulta em um produto vendável, mesmo quando o projeto está em pleno andamento. Este sistema de entrega incremental reduz o tempo para o mercado e pode resultar em aumento das receitas, uma vez que cada carteira completou representa uma nova versão do produto. Além disso, a revisão de cada corrida antes de ir para os meios próximos que os testes são realizados durante todo o processo, o que permite que as equipes de alterar o âmbito ou a direção do projeto em qualquer ponto. Embora o prazo eo orçamento são variáveis fixos, os requisitos do projeto não são. De fato, as partes interessadas e participantes antecipar as mudanças ao longo do caminho. O envolvimento do proprietário do produto no processo de gerenciamento de projeto facilita essas mudanças.

Desvantagens

Pode ser difícil para o mestre Scrum para planejar, estruturar e organizar um projeto que carece de uma definição clara. Além disso, mudanças frequentes, entrega de produtos frequente e incerteza quanto à natureza exata do produto acabado para fazer um ciclo bastante intenso projeto de vida para todos os envolvidos. Além disso, as reuniões diárias do Scrum e revisões frequentes exigem recursos substanciais. Um projeto bem sucedido depende da maturidade e dedicação de todos os participantes, e sua capacidade de manter os níveis consistentemente elevados de comunicação através de cada carteira e revisão.

3.4 DÊ UM EXEMPLO DO MODELO

Scrum é um trabalho de equipe, onde cada integrante tem o seu papel. O processo SCRUM se dá por três etapas: O início, marcado pela reunião de planejamento, o ciclo de desenvolvimento (chamado Sprint) e a conclusão, marcada pela reunião de revisão do Sprint. Funções: Proprietário do Produto (Product Owner) O Proprietário do Produto representa os interesses do cliente. Ele tem que ser a interface entre o cliente e o time de desenvolvedores, ou seja, estar sempre em contato com o cliente e saber exatamente o que o projeto tem que ser. ScrumMaster O ScrumMaster é o líder da equipe de desenvolvimento e durante o trabalho, fica mais em contato com o Proprietário do Produto. Ele gerencia e repassa o trabalho que foi decidido durante o planejamento pelo Proprietário do Produto. A Equipe de Desenvolvimento A equipe de desenvolvimento é quem vai colocar a mão na massa para que o software comece a ter cara e funcionamento. Pode haver uma ou mais equipes de desenvolvimentos, dependendo da complexidade do software.

3.5 APÓS A CONCLUSÃO DA ETAPA DE DEFINIÇÃO DO MODELO DO PROCESSO, INDIQUE UMA LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO ATUAL E JUSTIFIQUE SUA ESCOLHA

Levando em conta que o método Scrum é utilizado por uma das maiores empresas de software, Microsoft, entendo que uma linguagem de programação apropriada seria o C#.

Escolhi esta linguagem por ser uma linguagem que se torna fácil o trabalho em grupo.

A linguagem de programação C#, é facilmente adaptável a este método, pois pode ser trabalhado por grupos de desenvolvedores separados por categoria assim como o método determina.

4. CONCLUSÃO

Em geral e de forma reduzida, esta metodologia funciona da seguinte forma:

1. O produto é definido: quais são os seus requisitos? O que realmente o cliente quer? O responsável por esta tarefa é o que chamamos de Proprietário do Produto (Product Owner, em inglês).

2. O Proprietário do Produto define quais são as funcionalidades do programa que mais importam, criando assim o que chamamos de Product Backlog.

3. Com as prioridades definidas, uma pessoa é definida para ser o ScrumMaster, uma espécie de coordenador do projeto. O ScrumMaster, junto com o Proprietário do Produto e o Time de desenvolvimento definem o que chamamos de Sprints.

4. Cada Sprint possui uma parte de todo o Product Backlog, e devem ser trabalhados de acordo com as prioridades definidas no Product Backlog. Os Sprints devem ser preparados de uma forma de que durem de 2 a 4 semanas, e que no final de cada período tenham um produto apresentável para o cliente.

5. Os Sprints vão sendo feitos até o Product Backlog acabar e o Proprietário do Produto definir que o projeto está pronto. Mas isso não quer dizer que novas funcionalidades não podem ser incluídas: basta ir adicionando no Product Backlog e realizando outros Sprints.

5. REFERÊNCIAS

REFERENCIA SOBRE EVOLUÇÃO DO MODELO

http://www.devmedia.com.br/desenvolvimento-agil-com-scrum-uma-visao-geral/26343

REFERENCIA SOBRE EXEMPLO DO MODELO

http://desenvolvimentoagil.com.br/scrum/

http://www.oficinadanet.com.br/artigo/gerencia/o_que_e_scrum

http://www.ft.unicamp.br/liag/Gerenciamento/monografias/Monografia_ModeloIncremental_SCRUM.pdf

http://web.lindarising.info/uploads/IEEEScrum.pdf

REFERENCIA SOBRE VANTAGENS E DESVANTAGENS DO MÉTODO.

http://finslab.com/administrar-os-empregados/artigo-3289.html

...

Baixar como  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »