TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PREVALÊNCIA DE PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUÍDO EM EMPRESA METALÚRGICA

Por:   •  3/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.469 Palavras (10 Páginas)  •  287 Visualizações

Página 1 de 10

PREVALÊNCIA DE PERDA AUDITIVA INDUZIDA POR RUÍDO EM EMPRESA METALÚRGICA

  1. PREVALENCE OF NOISE-INDUCED HEARING LOSS IN METALLURGICAL COMPANY 
  1. Yago Everton Inocente da Silva1, Bel em Engenharia de Produção                                                        Mayara Santana dos Santos2, Bel em Engenharia de Produção                                                                  Alynne Rocha da Silva3, Bel em Engenharia de Produção                                                           Isaelma Cristina Cantanhede4, Bel em Engenharia de Produção
  2. Giovanni Augusto Ferreira Dias5, Me. Em Ciência da Computação
  1. (1) Universidade Estadual do Maranhão
    e-mail:
    evertonyago31@gmail.com
  2. (2) Universidade Estadual do Maranhão
    e-mail:
    mayara_santana2@hotmail.com
  3. (3) Universidade Estadual do Maranhão
    e-mail:
    alynne.r.silva@gmail.com
  4. (4) Universidade Estadual do Maranhão
    e-mail:
    ysaelmacantanhede@gmail.com
  5. (5) Universidade Estadual do Maranhão
    e-mail:
    giovamec@hotmail.com

Ruído; Trabalho; Trabalhador; Perda Auditiva

Resumo: Poluição sonora é o excesso de ruídos provenientes de qualquer atividade que diariamente tem sido cada vez mais comum, gerando desconforto e perturbação do ambiente, a mesma é considerada crime ambiental prevista em na Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998, com reclusão de 1 a 4 anos. As Normas brasileiras preveem um nível aceitável de ruído dependendo da área de localização e tempo de exposição, afim de promover uma melhor qualidade de vida da sociedade no geral e conforto do ambiente.

                                        Noise; Work; Worker; Hearing Loss        

Abstract: Sound pollution is the excess of noise coming from any activity that has been increasingly common everyday, generating discomfort and disturbance of the environment, it is considered an environmental crime provided for in Law No. 9605 of February 12, 1998, with a seclusion of 1 4 years ago. The Brazilian Standards provide an acceptable level of noise depending on the area of ​​location and time of exposure, in order to promote a better quality of life of society in general and comfort of the environment.

  1. 1 Introdução

O ruído diz respeito aos sons pouco agradáveis e por sua vez prejudiciais que modificam as condições consideradas normais ou toleráveis numa determinada região. O ruído ambiental excessivo provoca aquilo a que se dá o nome de contaminação acústica (ou poluição sonora).

A poluição sonora é um dos grandes problemas que a sociedade moderna sofre desde alguns anos. Desde 1978 foi criada a portaria 3.214 com intuito de neutralizar o referido. O ruído proveniente de maquinas e equipamentos, é o fator que mais tem aumentado a incidência de casos de perda da audição em profissionais. Por esta razão é obrigatório que todas as empresas, antes da contratação, submetam seus colaboradores a exames admissionais e periódicos estabelecidos na NR7- PCMSO (Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional).

No ambiente de trabalho, pode- se adquirir uma doença ocupacional conhecida como PAIR (Perda auditiva induzida por ruído). Caracteriza-se por uma diminuição gradual da acuidade auditiva num período de 6 a 10 anos de exposição. Conforme anexo 1 da NR15 (Atividades e operações insalubres) durante uma jornada de trabalho de 8 horas o limite de tolerância é de 85 dB.

  1. 2 Fundamentação Teórica  

Não é incomum que constantemente as pessoas estejam em exposição a sons das mais variadas fontes, sendo natural ou artificial, o som está presente de todas as formas, seja para a comunicação, entretenimento ou mesmo no local de trabalho. No entanto, tem se tornado cada vez mais frequente o uso desse recurso de maneira abusiva, o que torna o mesmo por vezes incomodo e até prejudicial à saúde auditiva, gerando uma série de transtornos para a sociedade, seja no cotidiano, com o aumento crescente de carros nas avenidas, ou mesmo no ambiente de trabalho.

Entende-se como ruído, um agente físico capaz de causar danos à saúde do trabalho caso não esteja dentro dos seus limites de tolerância. A permanência de ruídos em qualquer que seja o ambiente de trabalho é uma das principais causas de perda auditiva em adultos nos últimos anos, fazendo- se necessário o estudo preciso dessa fonte a fim de encontrar soluções viáveis para sanar as necessidades de cada trabalhador, de maneira que o mesmo possa proporcionar saúde ao empregado e ao empregador maior aproveitamento da mão de obra e uma produção sem danos maiores aos seus funcionários.

“Com o passar dos anos o indivíduo perde a acuidade auditiva e, com isso, a percepção. A maioria dos reflexos e reações fica alterada, com repercussões no comportamento do indivíduo. Essa perda é significativamente apressada e aumentada pela exposição a altos níveis de ruídos no cotidiano tornando nossa audição irreversivelmente prejudicada.” (Derísio,2012)

No ano de 1989, as autoridades da Europa consideraram o ruído um problema de saúde pública, haja vista que estudos revelaram que o problema ia além da consequência da perda auditiva, uma vez que também causava danos a todo o organismo do ser humano.

A diminuição gradativa da acuidade auditiva (bilateral e simétrica) causada por frequente exposição a ruídos em níveis extremos, é chamada de PAIR (perda auditiva induzida por ruídos), uma doença do trabalho comum, principalmente em países industrializados. Essa doença, além da perda auditiva, pode trazer desconforto quanto a exposição ao som, além de prejudicar a capacidade de comunicação do indivíduo, uma vez que a doença também prejudica a inteligibilidade da fala, e além disso, o indivíduo com essa doença pode sofrer dores de cabeça intensas, distúrbios gástricos, aumento da pressão arterial, insônia, irritabilidade entre outros, o que também causa transtorno a qualidade de vida desse trabalhador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)   pdf (229.1 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com