TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERDA AUDITIVA INDUZIDA PELO RUÍDO OCUPACIONAL E A ENFERMAGEM DO TRABALHO

Por:   •  15/11/2019  •  Monografia  •  3.142 Palavras (13 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 13

PERDA AUDITIVA INDUZIDA PELO RUÍDO OCUPACIONAL E A ENFERMAGEM DO TRABALHO[pic 1]

[1]

Aluna[2]

Aluna[3]

ORIENTADOR[4]

RESUMO

Perda Auditiva Induzida pelo Ruído Ocupacional é uma doença quando o trabalhador fica exposto à exposição prolongada de ruído e o enfermeiro do trabalho tem a importante função na prevenção e orientação para reduzir esta doença irreversível. Objetivos: Conhecer o que é PAIRO e Como objetivos específicos conceituar pairo e suas principais características, analisar a importância da prevenção do pairo no ambiente de trabalho e entendendo o papel da enfermagem na assistência frente a trabalhadores expostos aos riscos e a poluição sonora ocupacional. Métodos: O estudo fundamentou-se em uma revisão de literatura. Para o alcance dos objetivos apresentados, foi realizado um levantamento bibliográfico das publicações em fontes reconhecidas de pesquisa, que se relacionam com a temática, em textos disponíveis online, por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Conclusão: A perda auditiva induzida pelo ruído ocupacional ocorre quando o ambiente de trabalho não possuem medidas de proteção coletivas e individual, onde o trabalhador perde a audição, sendo irreversível, o enfermeiro do trabalho juntamente com uma equipe multiprofissional atuam na prevenção e na orientação para redução da perda auditiva ocupacional.

Palavras-chave: Ruído; Perda Auditiva Ocupacional; Enfermagem do Trabalho.

1 INTRODUÇÃO

Quando ocorre a exposição ao ruído de forma elevada, e a ausência ou a má utilização de forma adequada do equipamento de proteção individual, podem ser gerados, problemas de saúde ao trabalhador, incluindo a Perda Auditiva Induzida pelo Ruído Ocupacional (PAIRO).

Salienta-se que, com a crescente evolução tecnológica e consequentemente o aumento de exposição à poluição sonora, a perda auditiva induzida pelo ruído vem apresentando incidências crescentes e impactando negativamente na saúde do trabalhador.

O foco da enfermagem é o cuidado ao paciente, na saúde do trabalhador na qual visa ações preventivas e promoção na assistência aos agravos à saúde decorrentes a exposição excessiva do ruído. Portanto, busca-se compreender qual a importância da enfermagem do trabalho para a causa de PAIRO.

Haja vista que a enfermagem é uma profissão de fundamental importância na participação e na execução de programas de prevenção para este agravo, influenciando no processo de trabalho, melhoria no processo de cuidado e qualidade de vida do trabalhador.

Para tanto, este trabalho apresenta como objetivo geral conhecer o que é PAIRO e como objetivos específicos conceituar pairo e suas principais características, analisar a importância da prevenção do pairo no ambiente de trabalho e entendendo o papel da enfermagem na assistência frente a trabalhadores expostos aos riscos e a poluição sonora ocupacional.

  1. METODOLOGIA

O estudo fundamentou-se em uma revisão de literatura. Para o alcance dos objetivos apresentados, foi realizado um levantamento bibliográfico das publicações em fontes reconhecidas de pesquisa, que se relacionam com a temática, em textos disponíveis online, por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) nas seguintes bases de dados na biblioteca eletrônica Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), que são bases de dados gerais da área da saúde. Para verificação dos artigos para composição deste trabalho, primeiramente foi realizada a consulta aos Descritores Controlados em Ciências da Saúde (DeCS), com as palavras Ruído, Enfermagem do Trabalho, Perda Auditiva Ocupacional. Os critérios de inclusão foram: textos sobre ruído ocupacional, no idioma português, disponíveis online na íntegra, na forma de artigos, publicados no período de 2001 a 2017. Foram utilizados como critério de exclusão: artigos repetidos nas bases de dados, em formato de dissertações e teses e os que não atenderam ao período cronológico estabelecido.

  1. RUÍDOS E PERDAS AUDITIVAS

De acordo com o Capítulo I, Art. 2º do Decreto 5.626, de 22 de dezembro de 2005, que regulamenta a Lei 10.436, de 24 de abril de 2002, considera-se pessoa surda:

[...] aquela que, por ter perda auditiva, compreende e interage com o mundo por meio de experiências visuais, manifestando sua cultura principalmente pelo uso da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS. Parágrafo único.  Considera-se deficiência auditiva a perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz (BRASIL, 2005).

A permanência dos indivíduos em ambientes com ruídos elevados geralmente causa uma perda auditiva neurossensorial (PANS) secundária a orelha interna, envolvendo o suprimento de sangue para a cóclea, células sensoriais, células nervosas e estruturas de sustentação dentro da cóclea. Ruídos elevados causam alterações citoplasmáticas e nucleares, alterações da membrana, edema, alterações de permeabilidade e composição iônica nas células ciliadas externas. Este ruído pode causar uma perda auditiva em frequências altas (4 ou 6 Hz) e alteração na capacidade do individuo detectar seletivamente a frequência específica do sinal, principalmente num ambiente ruidoso (BRASIL, 2006).

Existem diversas conceituações de ruído. Aquela mais usual é a que considera o ruído como um “som indesejável”. Este conceito é um tanto quanto subjetivo, pois um som pode ser indesejável para uns, mas pode não sê-lo para outros, ou mesmo. Para a mesma pessoa, em ocasiões diferentes (IIDA, 2002, p.238-239).

A consequência mais evidente do ruído é a surdez. A perda auditiva induzida pelo ruído é reconhecida pela sigla PAIRO, denominação da deficiência auditiva causada pela exposição pelo sujeito a ruídos elevados, em tempo prolongado (BRASIL, 2006).

  1. CONCEITOS DA PAIRO E A IMPORTÂNCIA DA PREVENÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO

A Perda Auditiva Induzida Pelo Ruído ocupacional (PAIRO), é uma perda gradual da audição, decorrente da exposição continuada de ruído acima de 80Db, diferente do trauma acústico (ANANT,1999).

A maior característica da PAIRO é a perda das células ciliadas cocleares do órgão de Corti, provocada pela presença de radicais livres formados pelo excesso de estimulação sonora ou pela exposição a determinados agentes químicos (BRASIL, 2006).

Em 1998, o Comitê Nacional de Ruído e Conservação Auditiva definiu como características da PAIRO:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.6 Kb)   pdf (149.5 Kb)   docx (22.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com