TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROBLEMA PROPOSTO: . RESPOSTA / DESENVOLVIMENTO

Por:   •  28/11/2016  •  Resenha  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  572 Visualizações

Página 1 de 2

PROBLEMA PROPOSTO:

Como se estabelece um GHE.

RESPOSTA / DESENVOLVIMENTO:

Segundo a NR 22 (Portaria MTE 2.037/99) GHE tem a seguinte definição: “Grupo Homogêneo de Exposição corresponde a um grupo de trabalhadores que experimentam exposição semelhante, de forma que o resultado fornecido pela avaliação da exposição de qualquer trabalhador do grupo seja representativo da exposição do restante dos trabalhadores do mesmo grupo”.

A criação do GHE surgiu da dificuldade de se fazer a avaliação da exposição ocupacional pela coleta de amostras de todos trabalhadores para ambientes de trabalho maiores. Considerando-se o porte da empresa e o contingente de funcionários, motivou a criação de um artifício estatístico usando-se o chamado GHE ou Grupo Homogêneo de Exposição. Este sistema considera que trabalhadores que experimentam riscos semelhantes sejam classificados no mesmo grupo, podendo-se então fazer a identificação de perigo ou avaliar qualitativamente os riscos para todos os elementos do grupo.

Os parâmetros a se considerar, por exemplo, são as tarefas, técnicas, ciclos e duração de trabalho, entre outros, verificando-se que se são semelhantes para determinado grupo de trabalhadores pode-se concluir então que eles podem pertencer ao mesmo GHE. O oposto, ou seja, havendo diferenças entre estes parâmetros, teremos diferenças consideráveis na exposição e diferentes fatores que devem ser considerados, levando tais trabalhadores a pertencer a outro GHE.

Portanto, para se estabelecer um GHE devemos classificar os diferentes grupos de acordo com agentes perigosos e a com a exposição estimada, considerando os trabalhadores submetidos a maiores ou menores riscos, de acordo com padrões de exposição. Assim, a classificação dos trabalhadores em um mesmo GHE ou em GHE diferentes, fazendo-se, por exemplo, a observação quanto às atividades e tarefas leva em consideração uma previsão qualitativa de exposição.

Usando-se GHE, podemos reduzir os gastos com a amostragem e aumentar a eficácia do processo. Por este método, as amostras são tomadas em subconjunto de trabalhadores no local de trabalho, sendo os resultados considerados como representativos para a população que contém este subconjunto (população-alvo).

Dessa forma e em suma, deve-se considerar as seguintes análises para se estabelecer um Grupo Homogêneo de Exposição (GHE):

1. Tipos de riscos semelhantes a que os trabalhadores estão expostos;

2. Tipos de tarefas, técnicas (formas de trabalho), ciclos e duração de trabalho;

3. Verificação de parecença ou de homogeneidade, tais como os processos de trabalho, considerando materiais/produtos/agentes usados ou tarefas e atividades realizadas;

4. Tipos de agentes perigosos, as vias de exposição, os efeitos desses agentes de saúde, a frequência de contato com os perigos, a intensidade da exposição e sua duração (tempo);

5. Analisar a exposições do GHE ao poluente sempre pelo meio ambiente e não pelas tarefas executadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (56 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com