TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo Respostas Desenvolvimento Econômico

Por:   •  4/5/2015  •  Dissertação  •  1.210 Palavras (5 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 5

A ____________ gerou uma relação de dominação e dependência entre as ____________ e suas ____________, situação que se reproduz hoje em dia entre países ____________ (antigas metrópoles exploradoras) e países ____________ (colônias que foram exploradas). Portanto, desenvolvimento e subdesenvolvimento são frutos da história, originados pelas relações desiguais entre países e entre classes sociais.

Completam corretamente as lacunas as palavras da alternativa:

Escolher uma resposta.

[pic 1]

a. livre concorrência; massas; representantes; pobres; ricos.

[pic 2]

b. exploração colonial; metrópoles; colônias; desenvolvidos; subdesenvolvidos. [pic 3]

[pic 4]

c. sociedade capitalista; pessoas; classes; socialistas; capitalistas.

[pic 5]

d. livre concorrência; colônias; metrópoles; capitalistas; socialistas.

[pic 6]

e. exploração colonial; metrópoles; colônias; subdesenvolvidos; desenvolvidos.

Resposta correta: exploração colonial; metrópoles; colônias; desenvolvidos; subdesenvolvidos.

Comentário sobre a resposta correta: Correto! A exploração colonial contribuiu para a riqueza de muitos países considerados atualmente como desenvolvidos. Em contrapartida, as antigas colônias, mesmo após seus processos de independência, enfrentaram ao longo das últimas décadas sérias dificuldades para livrar-se de seu atraso estrutural.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question2

Notas: 1

(ENEM, 2000) Em 1999, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento elaborou o Relatório do Desenvolvimento Humano, do qual foi extraído o trecho a seguir.

[…] Nos últimos anos da década de 1990, o quinto da população mundial que vive nos países de renda mais elevada tinha 86% do PIB mundial, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%; 82% das exportações mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1%; 74% das linhas telefônicas mundiais, enquanto o quinto de menor renda, apenas 1,5%; 93,3% das conexões com a Internet, enquanto o quinto de menor renda, apenas 0,2%. A distância da renda do quinto da população mundial que vive nos países mais pobres – que era de 30 para 1, em 1960 – passou para 60 para 1, em 1990, e chegou a 74 para 1, em 1997.

De acordo com esse trecho do relatório, o cenário do desenvolvimento humano mundial, nas últimas décadas, foi caracterizado pela:

Escolher uma resposta.

[pic 7]

a. Crescente concentração de renda, recursos e riqueza. [pic 8]

[pic 9]

b. Diminuição da disparidade entre as nações.

[pic 10]

c. Diminuição da marginalização de países pobres.

[pic 11]

d. Inclusão progressiva de países no sistema produtivo.

[pic 12]

e. Distribuição equitativa dos resultados das inovações tecnológicas.

Resposta correta: crescente concentração de renda, recursos e riqueza.

Comentário sobre a resposta correta: Correto! O texto evidencia as desigualdades entre os países, sendo que, ao final da década de 1990, aqueles considerados desenvolvidos eram detentores tanto da maior parte das riquezas (como pelos dados do PIB), mas também das exportações mundiais e acesso a recursos e informação (como linhas telefônicas, acesso à internet e novas tecnologias).

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question3

Notas: 1

(PUCCAMP-1997 – adaptado) “[...] Somos países potencialmente ricos e temos possibilidades de uma vida digna. Mas o único potencial que nos dão direito de desenvolver é o do subdesenvolvimento." Adolfo P. Esquivel (argentino), Prêmio Nobel da Paz de 1980.

Da leitura do texto é possível concluir que o autor:

Escolher uma resposta.

[pic 13]

a. Refere-se a uma situação anterior à globalização, sendo que, hoje, os países subdesenvolvidos já têm autonomia para buscar seu próprio desenvolvimento. [pic 14]

[pic 15]

b. Refere-se a uma realidade particular dos países da América Latina e, portanto, não há como generalizar o conteúdo do texto para outras áreas do mundo. X

[pic 16]

c. Sugere que a situação de subdesenvolvimento tem origens externas, geralmente associadas à dependência econômica e tecnológica. V

[pic 17]

d. Sugere que a situação de pobreza dos países subdesenvolvidos depende do desenvolvimento de técnicas para explorar as riquezas nacionais.

[pic 18]

e. É determinista ao considerar que os países subdesenvolvidos não têm condições de atingir o desenvolvimento econômico.

Comentário sobre a resposta incorreta: Não foi desta vez. Retorne ao caderno de estudos e aprofunde seus conhecimentos sobre os principais conceitos e atual realidade quanto ao desenvolvimento econômico.

Errado

Notas relativas a este envio: 0/1.

Question4

Notas: 1

(Alesp - Agente Técnico Legislativo - FCC - Fundação Carlos Chagas – 2010) Em outubro de 2009 foi divulgado o Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH) elaborado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento). Dele consta a classificação de 182 países e territórios, segundo o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Os países são classificados em valores médios entre 0 e 1. O Brasil obteve o índice de 0,813, ficando na 75ª colocação.

O IDH é o instrumento que mede:

Escolher uma resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (143.3 Kb)   docx (55.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com