TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO COM A RÉGUA

Por:   •  16/10/2016  •  Ensaio  •  2.259 Palavras (10 Páginas)  •  702 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        OBJETIVO        

3        TEORIA        

3.1        RÉGUA        

3.2        PAQUÍMETRO        

3.3        MICRÔMETRO PADRÃO        

4        METODOLOGIA        

4.1        PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO COM A RÉGUA        

4.2        PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO COM A PAQUÍMETRO        

4.3        PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO COM A MICRÔMETRO        

5        MATERIAIS        

6        Resultados e discussões        

7        cONCLUSÃO        16

8        REFERENCIAS        17


  1. INTRODUÇÃO

O relatório apresenta experiências realizadas em sala de aula com três instrumentos de medida, a régua milimetrada, o paquímetro e o micrometro, com o intuito de se encontrar medidas de alguns objetos, podendo assim calcular os respectivos valores achados no decorrer da medição. A constatação de erros e incertezas através da medição de dados, é um dos métodos fundamentais da física, logo, é essencial divulgar o resultado de uma medição de maneira com que outras pessoas compreendam e possam confiar nos dados obtidos no resultado.


  1. OBJETIVO

O principal objetivo do experimento é examinar a medição de itens distintos com diferentes medidores, além do conhecimento de instrumentos como a régua milimetrada, paquímetro e o micrometro, sabendo assim diferenciar cada um deles através de suas particularidades. Após a realização das medições, calcular suas respectivas áreas e volumes, com os resultados de cada objeto encontrados.


  1. TEORIA

  1. RÉGUA

A régua é um instrumento cuja primeira ideia que nos impõe é a do traçado reto e de medida. É um instrumento usado na geometria para traçar segmentos de reta e medir pequenas distancias. Seu uso na engenharia é frequente e essencial.

A régua é um instrumento de medição simples. Realiza medidas com menos precisão que o paquímetro e micrometro.  É utilizada na medição de comprimento e para traçar segmentos de reta. A régua é um instrumento de fácil utilização necessitando apenas de posicioná-la na extensão do objeto que se deseja medir.

  1. PAQUÍMETRO

O paquímetro é um instrumento usado para medir com precisão as dimensões de pequenos objetos. Trata – se de uma régua graduada, com encosto fixo, sobre a qual desliza um cursor. O paquímetro possui dois bicos de medição, sendo um ligado a escala e o outro ao cursor.

O paquímetro é um instrumento de medição versátil, permitindo medir de várias formas, dependendo da necessidade. O mesmo realiza medidas internas, externas ou de profundidade. As medidas internas e externas são de dois lados simetricamente opostos de um objeto. O nônio ou vernier é a escala de medição contida no cursor móvel do paquímetro, que permite uma precisão decimal de leitura através do alinhamento desta escala com uma medida da régua. A sua finalidade é proporcionar uma medida mais precisa do que somente com a régua fixa.

  1. MICRÔMETRO PADRÃO

O micrômetro pode-se ter medidas lineares, sendo normalmente usados quando a medição exige uma precisão acima da possibilitada com um paquímetro. O princípio de medição do micrômetro baseia-se no deslocamento axial de um parafuso micrométrico com passo de alta precisão dentro de uma rosca ajustável.

O micrometro é um instrumento de alta precisão. Suas partes são:

  • A circunferência de rosca ("tambor graduado") é dividida em 50 partes iguais, possibilitando leituras de 0,01mm a 0,001mm.
  • Bainha: Onde é gravada a capacidade de medição do instrumento, sendo esta gravada de 1 em 1mm, e de 0,5 a 0,5mm. A incerteza do micrometro é a metade de sua menor divisão 0,01 mm, então a incerteza é de 0,005 mm.


  1. METODOLOGIA

  1. PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO COM A RÉGUA

Utilizando a Régua serão realizadas 5 medições do diâmetro, comprimento, largura e altura dos objetos, onde será encontrado respectivo valor para cada um, entretanto, o valor encontrado pela régua não será um valor exato.

Primeiramente é necessário pegar o objeto e posiciona-lo sobre um apoio fixo, para que não se mova, atrapalhando a medição. Após, posicione a régua com sua extremidade “0 milímetros” no início do objeto, usando a mão esquerda para segurar no lugar, indo em sentido oposto do que está sendo medido. Faça a leitura do último número da régua, o qual está alinhado com o objeto, para assim encontrar seu valor.

Objetos medidos com a régua:

  • Cilindro – diâmetro e altura.
  • Disco – diâmetro e altura.
  • Paralelepípedo – diâmetro e altura.
  • Esfera – diâmetro.

  1. PROCEDIMENTO DE MEDIÇÃO COM A PAQUÍMETRO

Utilizando o paquímetro serão realizadas 5 medições do diâmetro, comprimento, largura e altura dos objetos, obteremos o respectivo valor para cada um. Os resultados obtidos com o paquímetro são mais precisos do que os resultados obtidos com a régua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)   pdf (299.5 Kb)   docx (51.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com