TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROFISSIONAIS DE INFORMÁTICA E SUAS FERRAMENTAS VERSUS HUMANIZAÇÃO E ÉTICA

Casos: PROFISSIONAIS DE INFORMÁTICA E SUAS FERRAMENTAS VERSUS HUMANIZAÇÃO E ÉTICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  1.364 Palavras (6 Páginas)  •  690 Visualizações

Página 1 de 6

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 4

2 OBJETIVO 5

3 DESENVOLVIMENTO 6

3.1 O SISTEMA OPERACIONAL 6

3.2 HUMANIZAÇÃO E ÉTICA NO AMBIENTE TRABALHO 6

3.3 SGBD – SISTEMA GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS 6

3.4 LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO DO “FRONT END” 6

4 CONCLUSÃO 12

REFERÊNCIAS 13

1 INTRODUÇÃO

Hoje a informação é vital para uma empresa, através dela que se torna possível gerenciar toda a empresa e quanto mais rápido for o acesso a essas informações, mais eficiente será o gerenciamento.

É com esse intuito que aqui serão apresentadas algumas ferramentas que implementam um sistema de informação, como, um sistema operacional, que gerencia os recursos do sistema, SGBD, que armazena e organiza os dados e uma linguagem de programação para a criação do "front end", com essas ferramentas pode-se criar um poderoso sistema de informação que irá proporcionar mais rapidez e segurança ao acesso das informações.

2 OBJETIVO

Apresentar o sistema operacional mais indicado para a locadora, conceituar a humanização e a ética no ambiente de trabalho, indicar um SGBD para implementar a solução de informatização da locadora e apresentar a política de comercialização desse SGBD e para finalizar indicar uma linguagem de programação para fazer o "front end" da aplicação.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 O SISTEMA OPERACIONAL

Apesar de ser um sistema pago e possuir certas vulnerabilidades, eu usaria o MS Windows, ele é muito eficiente e mais "fácil de usar", além disso,a maioria dos usuários já estão acostumados com sua interface o que facilita o treinamento e um futuro suporte via telefone, desta forma pode-se dar as instruções e o usuário vai conseguir executá-las,é também um sistema de maior abrangência no mercado, suportando uma gama enorme de hardwares e softwares existentes, no entanto, com esse maior alcance ele se torna mais frágil, o que pode ser resolvido com um bom antivírus e com restrições acesso.

3.2 HUMANIZAÇÃO E ÉTICA NO AMBIENTE TRABALHO

Não é fácil encontrar um único conceito para definir o termo humanização, mas ele pode ser utilizado para descrever a aquisição ou assimilação de características humanas positivas por uma pessoa ou grupo de pessoas. A Humanização é enfatizada nas mais variadas abordagens e vertentes emergentes que norteiam esse termo conforme a sua área de conhecimento.

Os profissionais da área de TI geralmente são negativamente taxados de nerds, apáticos, rudes, frios, e incomunicáveis. Toda profissão exige um mínimo de convívio social, é impossível para qualquer profissional interagir isoladamente, profissionais de TI atuam constantemente com outros profissionais, gerentes, usuários, clientes ou fornecedores.

É comum os usuários terem receio de perder o seu emprego, seu dinheiro e seu poder, por estarem passando para um analista de sistemas todo seu conhecimento e este transmitindo esse conhecimento a um computador que vai democratizar um saber sofridamente contraído. É nesse momento que o analista deve evitar a falta de sensibilidade e saber mostrar ao usuário a importância desse sistema e como ele vai auxiliá-lo e não excluí-lo do processo, é preciso ter o usuário como aliado do projeto, mantendo um bom relacionamento entre as áreas para entender suas necessidades e poder entregar o que o usuário precisa, evitando assim vários impasses que podem resultar em uma trinca no relacionamento que afetará tanto ao usuário quanto ao analista de sistemas.

O mercado de trabalho hoje exige mais que uma formação profissional e/ou técnica, é necessário que os profissionais tenham habilidades que os diferenciem, é por isso que hoje nos cursos de tecnologia existem disciplinas voltadas para as relações interpessoais.

Ética é a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano. A palavra "ética" é derivada do grego e significa aquilo que pertence ao caráter.

Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão.

A Ética está relacionada com o comportamento de uma pessoa, inclusive o profissional da área de informática ou de qualquer outro profissional. A Ética profissional são normas que formam a conduta do profissional. Na maioria das profissões ela deve ser abrangida nos dois aspectos, Humano e Profissional.

É importante ressaltar a ética pessoal, pois o que é considerado correto, justo para uma pessoa, pode não ser para outra, deve-se levar em conta o que levou alguém a realizar alguma coisa definida como antiética. Uma pessoa pode agir em desacordo com as regras da sociedade ou grupo em que está inserido, pode até prejudicar alguém, desde que essas ações sejam justificáveis para ela, essa pessoa terá um comportamento Ético perante si, mas não perante a sociedade.

Apesar de não ter Conselho de Informática que regulamente um Código de Ética, pode-se seguir algumas diretrizes de organizações internacionais e nacionais, como a AMC e O Instituto para Ética da Computação que criaram alguns mandamentos, ao qual podemos chamar de "Um pequeno Código de Conduta para Área de Informática".

Ética, moral e conduta são aspectos naturais da sociedade, estão ligadas a ela, de acordo com o desenvolvimento e evolução dessa sociedade as questão Ética, morais e de condutas vão variando, uma coisa que hoje é Ética, pode até vir a ser antiética futuramente, o que nos resta é nos adaptarmos a essas variações.

3.3 SGBD – SISTEMA GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS

Recomendo o banco de dados Firebird, primeiramente por ser de fácil configuração e por ser muito fácil obter ajuda técnica, pois

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com