TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DO MATERIAIS

Por:   •  21/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  2.911 Palavras (12 Páginas)  •  130 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO PARÁ.

PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA DO MATERIAIS.

CAMPUS BELÉM

HUGO CARDOSO FERREIRA

        

GERADOR DE HIDROGÊNIO COMO ALTERNATIVA DE ENERGIA SUSTENTÁVEL: UMA PROPOSTA DE MELHORAMENTO DESTA TECNOLOGIA PELA ENGENHARIA DE MATERIAIS.

Belém – PA

2019

GERADOR DE HIDROGÊNIO COMO ALTERNATIVA DE ENERGIA SUSTENTÁVEL: UMA PROPOSTA DE MELHORAMENTO DESTA TECNOLOGIA PELA ENGENHARIA DE MATERIAIS.

HUGO CARDOSO FERREIRA

Pré-projeto do Programa de pós-graduação em engenharia dos materiais – PPGEMAT, apresentado ao Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará – IFPA - Campus Belém. Como requisito para inscrição ao Curso de Mestrado em Engenharia dos Materiais na linha de pesquisa de materiais metálicos da sublinha engenharia econômica e avaliação de tecnologia, orientado pelo Prof. Dra. Patrícia da Luz.

                  Assinatura do Orientador

Belém – PA

2019

GERADOR DE HIDROGÊNIO COMO ALTERNATIVA DE ENERGIA SUSTENTÁVEL: UMA PROPOSTA DE MELHORAMENTO DESTA TECNOLOGIA PELA ENGENHARIA DE MATERIAIS.

Hugo Cardoso Ferreira

RESUMO

Este artigo tem como objetivo apresentar um modelo de gerador de hidrogênio mais eficiente e sustentável, dentro da linha de pesquisa de materiais metálicos, e assim adaptá-lo para veículos automotores. Visa ainda propor soluções alternativas buscando sustentabilidade ambiental e diminuição de custos. O trabalho terá como metodologia pesquisa experimental e bibliográfica, sendo que a primeira será proposto um protótipo a fim de verificar a eficiência e benefícios dentro do que fora proposto pela engenharia de matérias, a segunda será realizada em estudos e pesquisas concernentes a temática. O trabalho terá inicialmente como referência autores como Assad, 2008; Pinto, 2008; Conselheiro, 2012; Panage, 2012;  Arquimedes, 2012; Silva, 1991;Estevão, 2008; Fonseca, 2002;Garcia, 2016; Wang, 2010;Laborde, 2010, dentre outros. O estudo discutirá ainda mecanismos de como o hidrogênio poderá ser o grande promissor como fonte de energia limpa, pois sua queima libera quase três vezes mais energia que a gasolina e como produto apenas água.

Palavras-chave: soluções alternativas, hidrogênio, gerador, eficiente, engenharia de materiais.

ABSTRACT

This article aims to present a more efficient and sustainable hydrogen generator model, within the line of research of metallic materials, and thus to adapt it to automotive vehicles. It also aims to propose alternative solutions seeking environmental sustainability and cost reduction. The work will have an experimental and bibliographical research methodology, the first one will be proposed a prototype in order to verify the efficiency and benefits within what was proposed by the engineering of materials, the second will be carried out in studies and research concerning the subject. The work will initially reference authors such as Assad, 2008; Pinto, 2008; Advisor, 2012; Panage, 2012; Archimedes, 2012; Silva, 1991; Estevão, 2008; Fonseca, 2002; Garcia, 2016; Wang, 2010, Laborde, 2010, among others. The study will also discuss mechanisms for how hydrogen could be the most promising source of clean energy, because its burning releases nearly three times more energy than gasoline and as a product only water.

Keywords: alternative solutions, hydrogen, generator, efficient, materials engineering.

1. INTRODUÇÃO

A crise econômica brasileira tem tomado grandes proporções desde o ano de 2016, e isso vem causando preocupação em grande parte da população, empregados, empresários e instituições. Os motivos que levaram a acentuação de crise são muitos, mas alguns ganham destaque, dentre eles a falta de investimentos em infraestrutura, o que tem levado o país a perder competitividade tanto no ambiente interno quanto externo, e os altos gastos públicos (GARCIA, 2016).

O Pará, embora sendo um dos poucos estados brasileiros a apresentar crescimento econômico sofre com a contenção do repasse de verbas da União. O ex-governador paraense Simão Jatene anunciou, em de março de 2016, um pacote para reduzir as despesas da máquina administrativa estatal. Através de um Decreto publicado no dia 31 de março que apresenta a diminuição de custos de R$ 80 milhões no exercício de 2016. A meta é adequar às contas públicas às condições da economia nacional, além de preservar a capacidade de investimento e garantir o pagamento do funcionalismo (AGÊNCIA PARÁ, 2016).

Nesse contexto de controle de gastos e ausência de investimentos, a sustentabilidade é deixada em segundo plano, agravando as consequências para o quadro econômico inclusive, como afirmam Sinnot et al. (2010): o crescimento econômico e a sustentabilidade são cruciais à instituição política - o êxito depende da capacidade e disposição dos governos em manejar adequadamente a política econômica.

Atualmente, enfrenta-se um novo desafio em termos energéticos, que se traduz por uma transição para fontes de energia renováveis e menos poluentes, devendo ainda obedecer a restrições de gastos. Em particular ao uso de combustíveis fosseis por automóveis, pois esses liberam vários poluentes ao ar atmosférico, como: monóxido de carbono, que são causadores de danos ambientais e sobre a saúde humana (CONELHEIRO; LUCIANO, 2012).

O foco do trabalho se dá a partir de uma tecnologia já existente ainda não consolidada e apesar da grande promissória para o futuro, poucos trabalhos científicos foram publicados, porém com grandes resultados. Não se pode negar que o hidrogênio é o combustível do futuro, fonte de energia limpa e rentável, sua queima tem como produto apenas água. Neste trabalho dar-se-á continuidade das pesquisas do Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais 2016 com Especialização em Gestão Estratégica em Defesa Social apresentado ao Instituto de Ensino de Segurança do Pará ao, para obtenção do Título de Especialista. Orientadora: M.Sc. Lígia Henriques Begot, com o título: Gerador de Hidrogênio como alternativa de energia sustentável: um estudo preliminar em automóveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (330.2 Kb)   docx (498.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com