TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Apresentado ao Programa de Graduação em Engenharia Agronômica

Por:   •  25/12/2016  •  Relatório de pesquisa  •  2.483 Palavras (10 Páginas)  •  563 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC

CAMPUS FLORESTA

CENTRO MULTIDISCIPLINAR/CMULTI

CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA BACHARELADO

DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV

DISCENTE: Júlia Dias do Nascimento

ORIENTADOR: Otavio Augusto Silva Ribeiro

SUPERVISOR DA CONCEDENTE: Francisco Romoaldo da Silva

EMPRESA/INSTITUIÇÃO: Chácara do Sr. Raimundo (Propriedade particular)

Cruzeiro do Sul - Acre

Abril de 2015

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE - UFAC

CAMPUS FLORESTA

CENTRO MULTIDISCIPLINAR/CMULTI

CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA BACHARELADO

DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO IV

Relatório apresentado ao programa de graduação em Engenharia Agronômica, como parte avaliativa do estágio obrigatório e das exigências para obtenção do título de Engenheiro Agrônomo.

Universidade Federal do Acre – Campus Floresta

Curso de Engenharia Agronômica Bacharelado                          ______________________________________________________________________

Cruzeiro do Sul – Acre

AGRADECIMENTOS

Meus sinceros agradecimentos à Deus pela proteção que me deu durante toda a minha vida. Agradeço também ao meu orientador, Prof. Otávio Augusto a quem muito admiro como pessoa e como profissional. Ao Senhor Francisco Romoaldo, responsável pelo estágio, que se mostrou um excelente profissional, prestando auxílio, colaborando com tudo que fosse necessário e esclarecendo dúvidas. Por isso lhe sou grandemente grata, bem como, também, por sua receptividade e pelos grandes ensinamentos transmitidos ao longo do estágio, em função da sua grande experiência obtida ao longo do tempo.

Não posso deixar de agradecer também aos meus amigos e colegas de estágio, Maria Beatriz, Carina Nascimento, Jardel Santos, Luan Ferreira, Marcos Antônio e Andressa Souza que estiveram comigo durante toda esta jornada, me apoiando e me dando ânimo nos momentos de cansaço.

E por fim, à Universidade Federal do Acre pela oportunidade de estágio concedida.

LISTA DE FIGURAS

Figura

Descrição

Pág.

01

Preparo da área de semeadura.

16

02

Plântulas recém-germinadas, dois dias após germinação.

16

03

Plântulas com aproximadamente 07 dias.

17

04

Frutos com aproximadamente 15 dias.

17

05

Frutos colhidos.

17

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        

2 OBJETIVOS        

2.1 Objetivo Geral        

2.2. Objetivos específicos        

3 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS        

4 DESCRIÇÃO DO TRABALHO        

Descrição das atividades desenvolvidas        

5 OBSERVAÇÕES        13

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS        

7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

ANEXOS        


1 INTRODUÇÃO

A melancia (Citrullus lunatus Schrad) é uma olerícola pertencente à família das cucurbitáceas. É uma planta de hábito rasteiro, cultivada praticamente em todo o Brasil (Ferltrim, 2010).

É uma planta que apresenta ciclo vegetativo anual, de sistema radicular superficial, e que permanece com suas flores abertas por um período de 24 horas, sendo estas polinizadas, principalmente, pelas abelhas (ROCHA, 2010).

Ainda de acordo com Rocha (2010), o fruto apresenta-se na forma redonda ou oblonga, de coloração esverdeada, e de polpa vermelha.

O fruto da melancia não tem alto valor nutricional, contudo, seu sabor refrescante é muito apreciado (CASTILHOS, 2012).

A propagação é realizada com sementes, podendo ser semeadas diretamente no solo, ou em bandejas, no caso de produção de mudas em viveiro, e é de suma importância a obtenção de sementes de boa qualidade, especialmente no tocante a caracteres fisiológicos, de modo a se adquirir são somente um alto número de plântulas emergidas, mas também o vigor das plantas (BHERING et al., 2003)

A época de plantio da melancieira pode ocorrer em diferentes períodos do ano, a depender da região onde for plantada. A melhor época para se realizar o plantio da melancia é aquela que apresenta temperaturas em cerca de 18 °C a 25° C (EMBRAPA, 2010).

A cultura melhor se adapta a clima quente e seco, que proporciona germinação mais rápida e maior vigor vegetativo, e ainda, um acréscimo no número de flores femininas por planta. É também uma cultura exigente a luminosidade, requerendo dias longos. As melancieiras são plantas sensíveis a ocorrência de fortes ventos, que podem provocar danos mecânicos às plantas devido a agitação brusca dos ramos (MEDEIROS & VIEIRA, 2007).

À campo todas as operações de tratos culturais devem ser executadas cuidadosamente, sendo necessária uma visita periódica, senão diária ao campo para o efetivo controle das necessidades do cultivo.

O referido estágio teve como objetivo, complementar a formação do aluno, proporcionando uma experiência acadêmico-profissional através de vivências à campo. O estágio é a melhor maneira de colocar em prática boa parte daquilo que em sala foi oferecido.

2 OBJETIVOS

2.1 Objetivo Geral

O estágio é parte do projeto pedagógico da graduação do curso de Engenharia Agronômica, e inerente/complementar à formação acadêmico-profissional dos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.5 Kb)   pdf (821.1 Kb)   docx (577.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com