TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMAÇÃO DE BANCO DE DADOS

Artigo: PROGRAMAÇÃO DE BANCO DE DADOS. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  3.375 Palavras (14 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 14

1. PROGRAMAÇÃO EM BANCO DE DADOS

a. Conceitos Básicos

Nesse trabalho serão desenvolvidas teorias sobre as tecnologias em relação a SGBDD, onde abordaremos etapas sobre a programação de uma base de dados além de exemplificar alguns aspectos de otimização.

b. Objetivos

Elaborar um conjunto de relatórios sobre Programação e Otimização de Banco de Dados para entender as suas principais funções.

1 - Consultas SQL e DML.

Os fundamentos de Consultas SQL e comandos DML

O SQL ou Linguagem de Consulta Estruturada é um programa de pesquisa declarativa, desenvolvido nos anos 70 pela IBM com objetivo de demonstrar a viabilidade da implementação do modelo relacional, se tornando uma linguagem de grande padrão de banco de dados que se diferencia das outras linguagens de consulta a banco de dado.

Em uma consulta SQL especifica a forma do resultado e não o caminho para chegar a ele se tornando uma oposição a outras linguagens procedurais reduzindo o ciclo de aprendizado, embora o SQL tenha sido originalmente criado pela IBM, rapidamente surgiram vários "dialectos" desenvolvidos por outros produtores. Essa expansão levou à necessidade de criar e adaptar um padrão para a linguagem Esta tarefa foi realizada pela ANSI em 1986 e ISO em 1987, sendo revisto em 1992 dando o nome de SQL-92, sendo revisto novamente em 1999 e 2003 para se tornar SQL:1999 (SQL3) e SQL:2003, respectivamente, o SQL:1999 usa expressões regulares de emparelhamento, queries recursivas e gatilhos (triggers) sendo feito uma adição controversa de tipos não-escalados e algumas características de orientação a objeto. O SQL:2003 introduz características relacionadas ao XML, sequências padronizadas e colunas com valores de auto-generalização (inclusive colunas-identidade), a linguagem pode ser migrada de plataforma para plataforma sem mudanças estruturais principais, outra característica é permitir para código de idioma procedural ser embutido e interagir com o banco de dados.

A linguagem SQL é dividida em subconjuntos de acordo com as operações que queremos efetuar sobre um banco de dados, tais como:

DML - Linguagem de Manipulação de Dados

O primeiro grupo é a DML (Data Manipulation Language - Linguagem de manipulação de dados) que possibilita a organização lógica dos dados sendo um subconjunto da linguagem SQL que é utilizado para realizar inclusões, consultas, alterações e exclusões de dados presentes em registros. Estas tarefas podem ser executadas em vários registros de diversas tabelas ao mesmo tempo. Os comandos que realizam respectivamente as funções acima referidas são Insert, Select, Update e Delete.

função comandos SQL descrição do comando exemplo

inclusões INSERT é usada para inserir um registro (formalmente uma tupla) a uma tabela existente. Insert into Pessoa (id, nome, sexo) value;

consultas SELECT O Select é o principal comando usado em SQL para realizar consultas a dados pertencentes a uma tabela. Select * From Pessoa;

alterações UPDATE para mudar os valores de dados em uma ou mais linhas da tabela existente. UPDATE Pessoa SET data_nascimento = '11/09/1985'WHERE id_pessoa = 7

exclusões DELETE permite remover linhas existentes de uma tabela. DELETE FROM pessoa WHERE id_pessoa = 7

É possível inserir dados na tabela AREA usando o INSERT INTO:

INSERT

É uma declaração SQL que adiciona um ou mais registros em qualquer tabela simples de um banco de dados relacional.

Forma básica

Declarações INSERT têm a seguinte forma:

• INSERT INTO tabela (coluna1, [coluna2, ...]) VALUES (valor1, [valor2, ...])

O número de colunas e valores devem ser o mesmo. Se uma coluna não for especificada, o valor padrão é usado. Os valores especificados (ou incluídos) pela declaração INSERT devem satisfazer todas as restrições aplicáveis (tais como chaves primarias, restrições CHECK e restrições NOT NULL). Se ocorrer um erro de sintaxe ou se algumas das restrições forem violadas, a nova linha não é adicionada à tabela e um erro é retornado.

Exemplo:

INSERT INTO agenda (nome, numero) VALUES ('John Doe', '555-1212');

Quando os valores para todas as colunas da tabela são especificadas, uma abreviação pode ser usada, levando vantagem da ordem das colunas quando as tabelas foram criadas:

• INSERT INTO tabela VALUES (valor1 [valor2, ...])

Exemplo (assumindo que 'nome' e 'número' são as únicas colunas na tabela 'agenda'):

• INSERT INTO agenda VALUES ('John Doe', '555-1212');

SELECT

É uma declaração SQL que retorna um conjunto de resultado de registros de uma ou mais tabelas. Ela recupera zero ou mais linhas de uma ou mais tabelas-base, tabelas temporárias ou visões em um banco de dados. Na maioria das aplicações, SELECT é o comando de Linguagem de manipulação de dados(DML) mais utilizado. Como SQL é uma linguagem não procedural, consultas SELECT especificam um conjunto de resultados, mas não especificam como calculá-los, ou seja, a consulta em um "plano de consulta" é deixada para o sistema de banco de dados, mais especificamente para o otimização de consulta.

Exemplo :

Selecionando campos específicos, está é a melhor opção para se trabalhar, pois quando utilizamos esse jeito de retornar os campos especificamos somente os que precisamos e a consulta ao banco de dados fica mais rápida, e o outro ponto forte de fazer a consulta deste modo é que você sabe quais são os campos que terá retorno.

SELECT campo1,campo2

FROM table1

WHERE campo1 = "Laisa"

Selecionando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com