TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE BARRAGEM DE TERRA: MEMORIAL DESCRITIVO E DE CÁLCULO

Por:   •  29/8/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.594 Palavras (11 Páginas)  •  2.616 Visualizações

Página 1 de 11

PROJETO DE BARRAGEM DE TERRA:

MEMORIAL DESCRITIVO E DE CÁLCULO

[pic 1]

VIÇOSA-MG[pic 2]

Maio 2015


 

MEMORIAL DESCRITIVO

INTRODUÇÃO:

        A construção de barragens é tão antiga quanto a História do homem e há registros da construção de barragens em praticamente todas as culturas. Embora tanto o número como a altura das barragens tenha crescido significamente no século XX, com o objetivo de construir barramentos em rios, com o objetivo, para irrigação, e mesmo para mover rodas d’água, foi uma constante na Historia da Humanidade.

        Uma barragem, açude ou represa, é uma barreira artificial, feita em cursos de água para a retenção de grandes quantidades de água. A sua utilização é, sobretudo para o abastecimento de água zonas residenciaisagrícolasindustriais, produção de energia elétrica (energia hidráulica), ou regularização de um canal. Em áreas rurais utiliza-se a construção da barragem de terra para uma série de finalidades, destacando-se a irrigação, seguida de abastecimento da propriedade, criação de peixes, recreação, embelezamento, bebedouro, elevação de água por bombeamento e outros. A construção de barragens de terra em propriedades agrícolas tem sido estimulada para possibilitar aumento da produtividade agrícola por meio da irrigação e da produção de proteína animal por meio da piscicultura.

As barragens de terra são estruturas simples compactadas que dependem da sua massa e geometria para resistir ao deslizamento e tombamento e são encontradas em todo o mundo. Apresentam como vantagens: utilização de materiais naturais locais, projetos simples, menores investimentos, fundações menos exigentes devido a bases largas e, são mais adequadas para áreas onde existem movimentos do solo do que as estruturas mais rígidas. Porém existem algumas desvantagens como: são mais susceptíveis a danos ou destruição com passagem de água corrente sobre ou batendo contra ela, vertedores de difícil construção e projeção, fragilidade se não compactada adequadamente e uniformemente e, necessitam de manutenção contínua evitando erosões, infiltrações e danos diversos. Apesar da construção de barragens de terra ser uma obra relativamente simples, que se utiliza de materiais de baixo custo, torna-se imprescindível a observação das normas fundamentais de segurança que tal construção exige,evitando, assim, riscos desnecessários para a população e o meio ambiente.

 LOCALIZAÇÃO:

        A barragem esta situada no município de Paracatu estado de Minas Gerais, implantada na zona rural, na Fazenda Guanabara.

[pic 3]

Figura 1 - Mapa Do Município de Paracatu.

        A Cidade de Paracatu tem como o principal rio aquele que originou através do nome do município (Rio Paracatu), pertencendo à Bacia do São Francisco. A região é relativamente seca, com baixa pluviosidade, porém é rica em veredas de buritis, que são as nascentes naturais dos cursos d´água que formam ribeirões e rios.

 FICHA TÉCNICA

GEOMETRIA DE UMA BARRAGEM

A região de Paracatu onde a barragem será implantada possui uma baixa declividade, o que favorece que o barramento seja feito de terra homogênea, é uma região de solo mole, que possui baixa resistência, de forma que é necessário ser feita uma sondagem.

A construção da Barragem é composta por escavação, carga, transporte e compactação de aterros da parede da barragem. As jazidas de solo devem situar-se as distancias são superiores a 2 km do local de implantação da barragem, e preferencialmente devem estar localizadas dentro da área de inundação, em regiões de topografia suave

  • Tipo de solo predominante:

Argiloso;

[pic 4]

Figura 2 - Mapa de Solos do Município de Paracatu.


[pic 5]

Figura 3 – Mapa  Geológico do Município de Paracatu.

  • Declividade média:

5% (suavemente ondulada);

  • População:
    Sua população estimada é de aproximadamente de 91.027 habitantes.

  • Área:
    Área 8.229,588 km²
  • Temperatura:

Paracatu tem um clima tropical. Há muito mais pluviosidade no verão que no inverno. Segundo a Köppen e Geiger a classificação do clima é Aw. 23.1 °C é atemperatura média. A pluviosidade média anual é 1305 mm.

A temperatura média do mês de Janeiro, o mês mais quente do ano, é de 24.6 °C. 20.2 °C é a temperatura média de Junho. É a temperatura média mais baixa de todo o ano.

Tabela Climática:

Tabela 2– Tabela Climática de Paracatu – MG.

[pic 6]

O mês mais seco tem uma diferença de precipitação 183 mm em relação ao mês mais chuvoso. As temperaturas médias têm uma variação de 4.4 °C durante o ano.

  • Topografia:

No contexto morfoestrutural de Minas Gerais, a região noroeste encontra-se na "Faixa de Dobramentos Brasília", orientada na direção norte-sul, na maioria dos casos, cujo relevo é constituído basicamente, de extensos planaltos e amplas depressões. A região de Paracatu-MG situa-se no Planalto Central Brasileiro, no Domínio morfoclimático do Cerrado. O Planalto Central Brasileiro é um grande platô que se estende pelos estados de Goiás, Minas Gerais e porções dos estados de Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. É uma das regiões brasileiras atualmente mais visadas para a ocupação humana, especialmente voltada para a atividade agrícola em grande escala.

  • Principais atividades econômicas:
    Pecuária, empresas industriais, produção de tomate, cana de açúcar e abacaxi.

  • Influência antrópica e pressões de impacto:

Na região noroeste de Minas, a cidade de Paracatu é considerada das mais bem equipadas do Interior. A pecuária é a maior força econômica, juntamente com outras atividades, como produção de laticínios diversos, serraria, marcenaria, grãos. No lugar chamado Morro Agudo, há mineração de zinco e chumbo. A cidade possui ainda inúmeros atrativos naturais, com destaque para as cachoeiras ribeirão da Prata, Ascânio e Deus me Livre e as grutas Lagoa Rica e Santa Fé, além de sítios históricos e arqueológicos.  Com 8.229,588 km², Paracatu é o município com o maior contingente populacional de sua micro região, representando 40% de toda sua população, com 91.027 habitantes. Deste total, a grande maioria se encontra na área urbana. A economia da micro região de Paracatu é diferente da economia estadual, pois o setor agropecuário possui relevância bem mais significativa se comparada à relevância que este possui no estado em geral. Desta forma, tornam-se mais uma grande pressão para a supressão dos fragmentos de vegetação nativa restantes, como é o caso da área potencial para criação da UC.  O maior empreendimento na região do município de Paracatu é a Mina do Morro do Ouro, projeto da Rio Paracatu Mineração uma empresa do Grupo Kinross.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (847.3 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com