TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE REVESTIMENTO CERÂMICO EM FACHADA DE UM EDIFÍCIO

Por:   •  27/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  7.670 Palavras (31 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 31

[pic 2][pic 3]

PROJETO DE REVESTIMENTO CERÂMICO EM FACHADA DE UM EDIFÍCIO EM PORTO ALEGRE-RS.

[pic 4]

SETEMBRO de 2018      Brasília – DF

ALUNOS E CPDs:

 

Marcos André Pereira Pinto CPD: 023071

Eduardo Felipe da Silva Nascimento CPD:  26081

HIANE MICHELE DE FREITAS CPD:  26213

ICARO PEREIRA SOUSA CPD:  30051


[pic 5][pic 6]

PROJETO DE REVESTIMENTO CERÂMICO EM FACHADA DE UM EDIFÍCIO EM PORTO ALEGRE-RS.

 

1. INTRODUÇÃO

No decorrer dos anos, o revestimento cerâmico cresceu de forma significativa no Brasil e no mundo. Atualmente esse material tem sido utilizado não apenas em ambientes internos, mais também em fachadas de grandes edifícios. O principal motivo para esta extensiva expansividade são as suas propriedades e aspectos estéticos.

Embora este produto obtenha diversas características positivas, normalmente associadas à durabilidade, facilidade de limpeza e manutenção e um acabamento estético agradável, não são capazes de garantir a inexistência de problemas como a ocorrência de manifestações patológicas. Pelo contrário, com o aumento do uso dos revestimentos, a incidência de manifestações patológicas vem aumentando cada vez mais.

Com isto se pode ter uma noção da necessidade da elaboração de projetos de fachadas que apresente os detalhes construtivos como: juntas de movimentação, encontros de cerâmicas em cantos, quinas e caimentos, as condições climáticas do local, os materiais que devem ser usados na execução do revestimento, entre outros. Todos esses elementos são extremamente importantes para que o revestimento alcance a durabilidade adequada e uma diminuição da ocorrência de patologias. Ressaltando a importância de um projeto de fachadas, Rocha (2011, p. 34) argumenta que “[...] 90% dos erros em fachadas acontecem por falhas de execução. Não necessariamente porque o operário da obra não sabe fazer, mas porque o projetista não definiu de uma maneira clara o que deveria ser feito.”.

Desta maneira, este memorial visa complementar o projeto arquitetônico e tem por finalidade fornecer subsídios relativos a quantidades, referências, especificações e formas de execução dos serviços que envolverão a aplicação do revestimento cerâmico na fachada do edifício apresentado, localizado em Porto Alegre-RS. Evidenciando a diminuição da incidência de manifestações patológicas que, atualmente, é um dos problemas mais temidos pelas construtoras, pois além de comprometerem a estética e a vedação, acabam colocando em risco a vida dos usuários.

2.  MEMORIAL DESCRITIVO

O revestimento de fachada possui grande importância para as edificações, e são compostos fundamentalmente de materiais que proporcionam proteção aos elementos de vedação, da ação direta de agentes agressivos, melhoria do desempenho térmico e acústico, além de agregar valor e embelezar as edificações (Geraldo Josafá)

Inúmeras são as manifestações patológicas, a falha na execução e no detalhamento do projeto bem como na manutenção e fiscalização, colaboram com a propagação dos agentes de degradação.

O planejamento e o detalhamento do projeto de revestimento é fundamental para a obtenção de um desempenho satisfatório ao longo do tempo, refletindo no aumento da qualidade, produtividade, redução das falhas, desperdícios e custo (citação MANUAL DE REVESTIMENTO DE FACHADA), portanto, para uma execução adequada são necessária as seguintes etapas:

- Anteprojeto:

  • Análise de mercado;
  • Análise de localização;
  • Análise de engenharia;
  • Análise econômica e financeira;

- Especificações preliminares:

  • Alvenarias concluídas há pelo menos 30 dias e fixadas internamente há pelo menos 15 dias;
  • Estrutura construída há pelo menos 120 dias, à exceção dos 3 últimos pavimentos, onde se admitem 60 dias;
  • Contra-marcos e batentes (se for o caso) devem estar chumbados ou os referenciais de vãos devem estar definidos;
  • Quaisquer dutos e/ou instalações que passem pelas alvenarias devem estar concluídos e fixados;
  • Inicio da colocação das telas antes da execução do chapisco;
  • Argamassa de regularização deve ser executada entre dois e três dias após o termino do chapisco;
  • Aplicação do revestimento somente após 14 dias da execução do emboço;
  • Inicio do preenchimento das juntas de movimentação com mastique, 7 dias após o termino da aplicação do rejuntamento entre as pastilhas;

- Projeto executivo

  • Compatibilização entre projetos (arquitetura, estrutural, instalação e vedação)
  • Definir as técnicas a serem utilizadas na execução dos revestimentos;
  • Treinamento da mão de obra;
  • Especificar os padrões de qualidade exigidos para os serviços;        
  • Controle tecnológico das argamassas aplicadas
  • Conformidade com as Normas vigentes.

2.1. Plano de ataque

O plano de ataque descreve os procedimentos a ser executados conforme a subida e descida do balancim, esse tipo de equipamento exige planejamento para montagem e fixação da estrutura, a fachada deve ser estudada a fim de definir a posição dos balancins, área a ser revestida, tempo de execução e equipamento a ser utilizado (trabalho da Jeciane), esse processo deve ser supervisionada pelo profissional legalmente habilitado, segundo a norma regulamentadora NR 18.

O planejamento deve detalhar cada etapa de execução de acordo com a subida e descida do balancim para otimização do tempo, segurança dos trabalhadores e bom desempenho dos materiais. As etapas seguem da seguinte maneira:

[pic 7]

Imagen1: ABNT NBR 13755:2017

[pic 8]

 2.2 Pano Experimental

 Antes do inicio dos serviços é imprescindível a execução do plano experimental, deve ser simulada todas as condições previstas para a execução do revestimento, dentre da maior fidelidade possível, as condições de execução e exposição do revestimento da fachada. As etapas estão descritas abaixo (tabela 1):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (52.2 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com