TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PATOLOGIAS EM REVESTIMENTOS CERÂMICOS DE FACHADAS

Por:   •  23/7/2021  •  Trabalho acadêmico  •  926 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 4

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA

TÉCNICO EM EDIFICAÇÕES

FERNANDA FERNANDES DE FELICE

PATOLOGIAS EM REVESTIMENTOS CERÂMICOS DE FACHADAS

PATOS-PB

2019

FERNANDA FERNANDES DE FELICE

PATOLOGIAS EM REVESTIMENTOS CERÂMICOS DE FACHADAS

Projeto de pesquisa apresentado ao curso de edificações da instituição Federal integrada da paraíba, como requisito para a obtenção do certificado em curso de técnico em edificações.

PATOS-PB

2019

JUSTIFICATIVA

Revestimentos de fachadas em edifícios residências, comerciais e industrial é muito comum no brasil, principalmente em cidades litorâneas. Os revestimentos em um todo atendem um papel muito importante na construção geral de um edifício, não só por proteger a edificação de intempéries, mas também por dar uma durabilidade, isolamento térmico e acústico, beleza e valorização do imóvel. Em pesquisa realizada por Medeiros e Sabbatini (1999, p.1), os revestimentos em cerâmicas, junto com as pinturas, por seus valores econômicos se destacam nos mercados ocupando uma posição em destaque em quase todas as imobiliárias do país.

Os revestimentos cerâmicos só vieram a ser utilizado graças a descoberta de um dos produtos mais antigo já encontrado, que tem uma grande resistência e é facilmente encontrado em escavações arqueológicas. O uso intensivo desse revestimento em edifícios comerciais, industriais e residenciais é devido as suas tantas vantagens como principal função a proteção da superfície das edificações de água de chuva, das águas dos solos e até mesmo de ventos, roedores, umidade e altas temperaturas do ar. Contudo, também se destaca pela estética tornando um imóvel mais atraente e valorizado por aqueles que desejam não só a durabilidade de suas paredes externas, mas também seu conforto visual. Devido ao grande avanço tecnológico, o modo de produção dessas cerâmicas ainda são os mesmos dos antigos artesãos, no entanto, é inegável que a sua aparência e a grande variedade de modelos tenham se ampliado.

Na atualidade, há uma maior preocupação em melhorar as construções, porém apresentam-se com frequência, nas edificações, inúmeras manifestações de patologias que afetam os revestimentos de fachadas e traz consequências desde a necessidade de manutenção que gera prejuízo e insatisfação para a construtora, até os casos mais alarmantes como o de destacamento de placas  que podem gerar acidentes, por isso a necessidade de prevenir o aparecimentos destas e agir com um plano para  evitar que venha ocorrer novamente.

Tendo conhecimento das consequências que as patologias podem causar a sociedade e ao meio em que vivemos, este trabalho pretende esclarecer as principais patologias em revestimentos cerâmicos de fachadas em especifico as de destacamento, trincas, fissuras e gretamento. Com o objetivo de explicar as causas e apresentar parâmetros e alternativas para que sejam minimizadas ou até evitadas na construção.

REFERENCIAL TEÓRICO E PROBLEMATIZAÇÃO DO ESTUDO

A cerâmica é composta por um dos produtos mais antigos encontrada em escavações arqueológicas que datam mais de 10 mil anos e é extremamente resistente. É feito a partir da mistura de várias argilas que passa pelo processo de prensagem para ser queimada a até 1.150°C.

falta de planejamento, erros na execução de várias etapas faz com que aumente as chances de haver um novo planejamento para que esses erros sejam corrigidos e não virem a prejudicar ainda mais a durabilidade e utilidade da construção tendo em vista que em certos casos há a necessidade de construção completa causando um prejuízo maior. Em consequência disso um novo planejamento não previsto no orçamento faz com que a obra se torne mais caro e demore na entrega.

As patologias que vão ser estudadas são as mais comuns: destacamento, trincas, fissuras e gretamento, tendo em vista que podem ser causadas por diversos fatores, por exemplo: O Destacamento podem ocorrer devido à falta de aderência da placa cerâmica com as argamassas colantes ou substrato. Essas patologias por ter riscos de acidentes com os indivíduos é a considerada mais grave.

Trincas e fissuras aparecem quando ocorre uma grande tensão na placa causando uma separação das placas, ou pode ser em caso de fabricação onde não se notou e foi comercializada. Quando assentada, devido à grande movimentação e tensão no local, notou-se o defeito.

O gretamento apresenta somente na superfície da peça e é ocasionada por uma má fabricação da peça cerâmica ou pela incessante movimentação na placa. Ela aparece em formas de riscos irregulares com aparência de teias de aranha.

OBJETIVOS

GERAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.2 Kb)   pdf (72.3 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com