TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO

Monografias: PROJETO INTEGRADO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/12/2014  •  1.594 Palavras (7 Páginas)  •  272 Visualizações

Página 1 de 7

1 – INTRODUÇÃO

O mundo atravessa um momento de intenso desenvolvimento científico e tecnológico.

Os equipamentos automatizados permitem maior praticidade e rapidez em qualquer procedimento, na área da saúde, por exemplo, auxilia na realização de um diagnóstico mais preciso, minimiza o tempo de atendimento etc.

A linguagem da informática tem revelado imensas possibilidades que a tecnologia abre em todas as áreas e a implantação de novas tecnologias em empresas de prestação de serviço é um fenômeno que vem ocorrendo mais intensamente, no Brasil, desde o final da década de 70.

As empresas sentem hoje uma necessidade de modernizar-se, como forma de prestar um melhor serviço ao cliente, um atendimento mais qualificado e um sistema de informações, controle e gerenciamento que seja capaz de gerar menos custos, e não somente inovação, é preciso, alinhar-se, posicionar-se e manter-se no mercado, cada vez mais competitivo.

Uma forma das empresas enfrentarem esses desafios é o emprego de estratégias de inovações tecnológicas em seus negócios.

A inovação tecnológica trás grandes vantagens econômicas, a informática gera benefícios facilitando os processos de automação, tecnologia da informação – TI, Sistemas de informação - SI, Integração dos negócios e um aspecto muito importante: Flexibilidade e agilidade para a tomada de decisões. A utilização da informática não se restringe ao escritório e seu impacto também é percebido na fábrica e no comércio.

Portanto, a necessidade das empresas com relação às ferramentas automatizadas está cada vez maior e são procuradas como suporte à implementação de suas estratégias e auxílio nas tomadas de decisões.

1.1 - RESUMO

O projeto foi desenvolvido baseado na construção de uma peça a qual será elaborada para suprir a demanda de uma grande empresa.

Para que haja um melhor controle no setor administrativo na compra dos materiais necessários para a fabricação das peças, foi solicitado a um grupo da área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas um algoritmo na linguagem portugol que seja capaz de informar as especificações técnicas dando um auxílio aos profissionais que desenvolverão essas peças.

É importante que o programa calcule o volume que essas peças terão, assim sendo, será possível obter o cálculo da quantidade de materiais a ser comprado para fabricá-las.

1.2 JUSTIFICATIVA

É uma empresa de desenvolvimento de peças para automóveis que precisa de componentes dos quais ela não produz e são utilizados para a produção das peças finais que serão vendidas a indústrias automobilísticas.

Demandas no passado não foram executadas devido às falhas nos cálculos sobre qual seria a demanda de matéria-prima e conseqüentemente não foi possível atender as solicitações da indústria automotiva.

Um algoritmo pode ser descrito basicamente de duas formas (BERG & FIGUEIRÓ, 1998): uma forma gráfica a partir da utilização de diagramas de blocos, e outra forma textual a partir de uma linguagem de projeto de programação ou mesmo de uma linguagem de programação de computadores formal. Num sentido mais amplo, algoritmo é um processo sistemático para a resolução de um problema (SZWARCFITER & MARKENZON, 1994), ou de uma seqüência ordenada de passos a ser observada para a realização de uma tarefa (SALIBA, 1992) e (BERG & FIGUEIRÓ, 1998) Para Berlinski (2002, p. 21), algoritmo é um método finito, escrito em um vocabulário simbólico fixo regido por instruções precisas, que se movem em passos discretos, 1, 2, 3..., cuja execução não requer insight, esperteza, intuição, inteligência ou clareza e lucidez, e que mais cedo ou mais tarde chega a um fim.

Desta forma, é importante entender e compreender a palavra “problema”. Pode-se dizer que problema é uma proposta duvidosa, que pode ter numerosas soluções, ou questão não solvida e que é objeto de discussão, segundo definição encontrada no dicionário Aurélio. No entanto, do ponto de vista computacional, problema é uma questão que foge a uma determinada regra, ou melhor, é o desvio de um percurso, o qual impede de atingir um objetivo com eficiência e eficácia.

Para que o objetivo da empresa seja atingido foi criado pelo grupo um algoritmo, capaz de atender as necessidade dos responsáveis pela fabricação das peças de saberem o exato número de materiais a serem usados e assim responderem às solicitações das empresas automobilísticas.

1.3 OBJETIVOS

Desta forma, o programa a ser desenvolvido, pedido por uma pequena empresa que fornece peças mecânicas para uma empresa de grande porte, tem os seguintes objetivos:

1.1 OBJETIVO GERAL

Calcular o volume que essas peças terão para calcular a quantidade de material a ser comprado para fabricá-las.

1.2 OBJETIVO ESPECÍFICO

Através da implantação de um sistema em portugol linguagem natural controlada (português) a redução de custos.

1.4 PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

CILINDRO

Denomina-se cilindro reto, ou de revolução, o sólido obtido quando giramos, em torno de uma reta, uma região retangular.

As bases de um cilindro são regiões circulares congruentes de raio r; o segmento de reta que une os centros das bases chama-se eixo.

A distância entre as bases chama-se altura do cilindro.

Todo segmento paralelo ao eixo que tem suas extremidades nas circunferências das bases chama-se geratriz do cilindro.

Observação: Quando o eixo é oblíquo às bases, o cilindro se diz oblíquo.

O volume do cilindro é dado por:

Volume do cilindro = (área da base).(medida da altura), então num cilindro circular reto de raio r e altura h, temos:

V= (raio * raio * altura

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com