TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROPRIEDADES ÁCIDAS DE OPERAÇÃO

Projeto de pesquisa: PROPRIEDADES ÁCIDAS DE OPERAÇÃO. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.036 Palavras (9 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...................................................................................................... 4

2 DESENVOLVIMENTO......................................................................................... .5

2.1 PROPRIEDADES ACID DE UMA TRANSAÇÃO..............................................5

2.2 SISTEMA OPERACIONAL PARA LOCADORA DE LIVROS...........................7

2.3 ESTRUTURA DE DADOS DO TIPO FILA E PILHA..........................................8

2.4 DIAGRAMA DE CASO DE USO E DIAGRAMA DE CLASSE....................... 10

2.4.1 QUAL FINALIDADE O DIAGRAMA DE CASO DE USO É CRIADO?..11

2.4.2 COM QUE FINALIDADE O DIAGRAMA DE CLASSE É CRIADO?......11

2.5 HUMANIZAÇÃO, RELACIONAMENTO INTERPESSOAL E ÉTICA NO AMBIENTE DE TRABALHO.................................................................................12

3 CONCLUSÃO.....................................................................................................15

4 REFERÊNCIAS...................................................................................................16

1 INTRODUÇÃO

Neste trabalho vamos explicar os métodos para criação de um banco de dados, as suas finalidades, passo a passo. Baseado na “Nossa Locadora de Livros”.

São métodos que estão sendo implementados por todas as empresas de desenvolvimento, para facilitar o desenvolvimento do projeto, e para um sistema que supra todas as necessidades reais do seu cliente.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PROPRIEDADES ACID DE UMA TRANSAÇÃO

Todo sistema gerenciador de banco de dados (SGBD) aplica em seu funcionamento o conceito denominado ACID, que representa a inicial de quatro propriedades fundamentais.

• Atomicidade

• Consistência

• Isolamento

• Durabilidade

Um SGBD não pode aplicar apenas algumas destas propriedades; todas elas devem ser cumpridas, senão não podemos considerar um SGBD de verdade.

ATOMICIDADE:

Dizemos que uma transação é atomica porque não é divisível em partes, ou seja, a transação deve ser realizada por inteiro ou ela não pode ser realizada. Lembramos que uma transação pode ter várias operações de alterações de dados, então ou cumprimos todas elas ou não realizamos nenhuma delas.

Ex.: em uma transação, realizamos a inclusão de um cliente novo, a geração de uma nota fiscal e a baixa no estoque do produto vendido; ao final, devemos confirma a transação por inteiro e gravar todas estas operações; se esta transação não se confirmar ao final, nenhuma destas operações pode ser gravada no banco de dados, garantindo assim a atomicidade da transação.

CONSISTÊNCIA:

No início de uma transação, os dados armazenados estão todos consistentes; ao concluir a transação, os dados devem estar consistentes novamente, ou seja, as regras de negócio devem continuar sendo executadas e cumpridas.

Ex.: se realizar uma transação em uma conta bancária, onde o cliente possui um saldo de R$ 50,00 e não tem limite de crédito (não pode fiar negativo) e esta transação for uma retirada de R$ 60,00 ela não pod ser concluída, pois a consistência do banco de dados não estaria garantida, deixando a conta com um saldo negativo.

ISOLAMENTO:

É também conhecida como integridade de transações.

Uma transação deve ser isolada/íntegra, ou seja, duas ou mais transações concorrentes devem seguir de maneira isolada uma com as outras e as regras de negócio devem ser cumpridas durante a realização das operações na transação independentemente de existirem mais transações de maneira simultânea e, ao final delas, esta integridade deve permanecer.

Ex.: se for estabelecida uma regra de negócio em que um cliente de uma videolocadora pode cadastrar até dois dependentes, mais que todo dependente deve obrigatóriamente estar vinculado a um cliente, se um determinado cliente for deletado do banco de dados, os dependentes deste cliente deverão ser deletados também, pois se eles permanecerem no banco de dados, a integridade destas regra de negócio estará comprometida e toda esta operação ocorrer simultaneamente a outra transações no banco de dados, inclusive podendo ser nas mesmas tabelas ou não.

DURABILIDADE:

Depois de realizada e confirmada, uma transação deve obrigatóriamente ser durável, ou seja, não pode desaparecer do banco de dados sem que uma outra transação realize esta operação.

Ex.: Um determinado dado que foi gravado em uma transação hoje, se nenhuma outra transação modificar este dado, quando ele for consultado daqui a anos, deverá apresentar o mesmo resultado do que foi gravado hoje, quando a transação original foi realizada.

2.2 SISTEMA OPERACIONAL PARA LOCADORA DE LIVROS

WINDOWS;

Ele foi lançado oficialmente em agosto de 1993 para permitir que os usuários pudessem contar com uma interface gráfica para operar o PC. Desde então foram inúmeras as versões vendidas no mercado.

O sistema operacional Windows movimenta um mercado milionário de vendas de licenças. Os valores cobrados variam de acordo com as edições e, em cada uma delas, são incluídas funcionalidades adicionais.

Em qualquer uma das edições é possível instalar o Microsoft Office para a criação e edição de documentos texto, planilhas de cálculo e apresentações.

Nele também podem ser instalados adicionalmente os navegadores de internet, Google Chrome, Mozilla Firefox, Opera e Safari. É um sistema operacional que serve de plataforma para atender às diversas necessidades, desde estudantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com